Na verdade, o humor se contrapõe ao tédio, ao desinteresse e à monotonia. Ele não apenas torna a comunicação mais atraente, mas também pode facilitar a propagação da mensagem de maneira eficaz e encantadora.

Isso porque o humor tem o poder de desarmar a audiência, provocando reações emocionais e físicas que tornam as mensagens mais memoráveis. Estudo feito em 2022 pela Oracle, com mais de 12 mil pessoas, mostrou que 90% dos entrevistados estão mais inclinados a lembrar de anúncios engraçados, e que 80% tendem a recomendar marcas que usem humor na sua comunicação.   mais chance de serem lembrados. Isso ressalta o enorme potencial que o humor tem em aumentar o engajamento e eficácia das mensagens veiculadas pela empresa.

Historicamente, o humor tem sido um veículo essencial nas interações humanas desde os primórdios da comunicação. Ele é uma poderosa ferramenta de conexão, capaz de criar laços afetivos, satisfazer nossos anseios sociais e facilitar a transmissão de informações. O filósofo Aristóteles já apontava que as emoções, como o humor, têm a capacidade de modificar nossos julgamentos.  E quando utilizados estrategicamente na comunicação, os conteúdos humorísticos podem captar a atenção dos colaboradores de maneira mais eficaz que uma comunicação séria.

Humor na Comunicação

O recente caso do Burguer King, que após ser multado pelo Procon-SP e obrigado a alterar o nome de um de seus sanduíches (o Whopper Costela), desenvolveu uma campanha bem-humorada agradecendo ao órgão pela “dica”, denota esse poder. O que comumente seria tratado como uma crise se reverteu em uma campanha que chamou a atenção nas redes e que rendeu mais de 1,5 milhão de visualizações no Youtube.

No atendimento aos clientes da Trama já temos tido experiências que confirmam essa tese. No Hcor, por exemplo, o uso de memes, Gif’s e trends das redes socais tem ajudado a aumentar o engajamento nos canais de comunicação, em específico no perfil fechado para funcionários que a empresa tem no Instagram.

No início do ano, para divulgar a festa de confraternização da empresa, utilizamos o famoso meme da capa do disco de Chico Buarque. O resultado foi uma chuva de interações. Em outra ocasião a trend “falei e saí correndo” foi o formato escolhido para divulgar diversas novidades para os funcionários, como a programação da semana de enfermagem e a inauguração de um novo pronto-socorro.

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Para divulgar a festa de confraternização o Hcor usou o famoso meme da capa do disco de Chico Buarque. O resultado foi uma chuva de interações.

 

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Esses resultados mostram o potencial de humanização que um tom bem-humorado pode trazer para os canais de comunicação interna, tornando a mensagem mais humana e acessível. Para profissionais de comunicação corporativa, essa técnica pode ser uma maneira inovadora de aumentar o engajamento e propiciar uma maior retenção de informações.

Como Incluir Humor nas Estratégias de Comunicação Interna?

Aqui estão algumas dicas de como integrar o humor nas suas estratégias de comunicação interna:

1) Conheça o seu público

A cultura da empresa e o perfil dos colaboradores são determinantes para o tipo de humor a ser empregado. Conhecer bem o seu público facilita a criação de comunicações que realmente ressoam e engajam.

2) Memes e GIFs

Utilizar memes e GIFs pode transformar comunicados formais em mensagens divertidas e esperadas. Plataformas de redes sociais internas e newsletters são ambientes ideais para esse tipo de conteúdo.

3) Histórias engraçadas

Incorporar histórias reais e engraçadas relacionadas ao dia a dia da empresa pode humanizar a comunicação e reforçar a conexão com a equipe.

4) Campanhas temáticas

Criar campanhas sazonais com temas engraçados ou desafios internos que envolvam humor pode contribuir significativamente para um ambiente de trabalho mais ameno e participativo.

5) Ajuste no tom de voz

Adotar uma linguagem mais casual e descontraída nos comunicados internos ajuda a torná-los mais acessíveis e bem recebidos.

Como usar memes na Comunicação Interna?

Como mostram as experiências, o uso de memes é um bom caminho para incorporar um tom de voz bem-humorado na comunicação interna. Veja algumas dicas para usá-los de maneira eficaz:

Foco na estratégia

O meme deve complementar uma estratégia de comunicação clara e definida. Ele precisa se alinhar ao objetivo da mensagem e ser relevante para o público.

Seleção adequada

Utilize memes que se encaixem naturalmente na mensagem para que a comunicação não pareça forçada.

Referências do público

Entenda o que seu público-alvo acha engraçado para criar uma conexão genuína.

Tendências

Utilize memes que estejam em alta para garantir relevância e maior engajamento, mas esteja pronto para abandonar aqueles que caíram em desuso.

Cuidados para não ofender

Evite conteúdos que possam ser considerados preconceituosos ou inapropriados. O objetivo é sempre gerar aproximação, nunca afastar.

Em suma, o humor pode sim transformar a comunicação interna e externa de uma empresa, tornando-a mais eficaz e memorável. Utilizar humor de forma estratégica não fragiliza a mensagem, mas a fortalece, engaja e cria conexões positivas. Ao conhecer bem seu público e adotar práticas apropriadas como memes, GIFs e histórias engraçadas, é possível elevar o patamar da comunicação corporativa.

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