As hashtags vieram para ficar! Você ainda não acredita no potencial deste recurso e não sabe como usá-lo de maneira eficaz? Então, continue nessa página!

Mas vamos do início: o que são hashtags e para que elas servem?

As hashtags são símbolos (#) que antecedem palavras ou frases. Basicamente, elas resumem, em palavras-chave, um tema específico nas mídias sociais. Assim, elas servem, principalmente, para direcionar o seu conteúdo.

No Instagram, por exemplo, este recurso é capaz de impulsionar a sua marca, já que, as pessoas podem utilizar a aba “explorar” e possivelmente colocar a sua # específica, possibilitando que o seu conteúdo seja encontrado mais rapidamente, aumentando assim, o seu alcance.

Além disso, um outro ponto relevante, é que é possível os usuários seguirem hashtags na rede. Dessa forma, se você utilizar a hashtag correta e as pessoas se interessarem a ponto de segui-la, o engajamento do seu conteúdo pode aumentar exponencialmente.

Em uma matéria do Sebrae, foi mencionado que especialistas em marketing digital comentam que, quando um post utiliza pelo menos uma hashtag, ele ganha 12,6% mais engajamento!

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Benefícios das Hashtags

Se você ainda não tem certeza se as hashtags vão agregar no seu conteúdo, confira aqui alguns benefícios que elas proporcionam:

  • Criam reconhecimento de marca;
  • Trazem mais visibilidade para a sua empresa;
  • Aumentam o engajamento;
  • Auxiliam o público a te encontrar nas redes sociais;
  • Demonstram apoio a pautas sociais;
  • Possibilidade de indexação.

Essas são algumas das vantagens deste recurso.

Vale ressaltar este último benefício, ele é muito interessante, já que, a indexação das postagens, por meio das hashtags, proporcionam maior visibilidade, visto que ela vai estar associada a outras que usam o mesmo termo, utilizado em outros posts de outras pessoas. O Linkedin, por exemplo, é uma plataforma eficaz para isso.

Confira agora dicas para você elaborar uma hashtag de sucesso!

4 DICAS PARA A ELABORAÇÃO DAS HASHTAGS

Agora vamos para a prática! Entenda como criar uma hashtag que impulsione a sua marca e chame a atenção, positivamente, do seu público-alvo!

Veja abaixo:

1) CRIE A SUA PRÓPRIA HASHTAG

Primeiramente, é importante que você não replique frequentemente hashtags muito genéricas. É muito mais interessante fazer uma hashtag própria do zero.

Dessa maneira, se você for lançar uma campanha, por exemplo, invista em uma hashtag que represente resumidamente o tema da sua ação e desperte a curiosidade da sua audiência. Lembre-se que ela pode, até mesmo, viralizar!

Incentive o seu público a publicar fotos com a sua #, isso pode elevar de forma significativa a visibilidade e o engajamento do seu conteúdo.

2) PESQUISE QUAIS HASHTAGS ESTÃO EM ALTA

Em seguida, fique por dentro de quais hashtags estão nas trends nas mídias sociais.  Veja, por exemplo, as publicações dos influenciadores do seu nicho! Eles, com certeza, são exemplos de pessoas que investem muito neste recurso. Essa pesquisa pode te inspirar e servir de insight para quando você for montar a sua.

3) OBSERVE A SUA CONCORRÊNCIA

É fundamental você observar os conteúdos dos seus concorrentes nas redes sociais. A partir você terá ideias a respeito do que é falado no mercado e como pode posicionar sua marca.

Note quais são os temas das hashtags deles, quais estão performando melhor e pior, e qual a média de quantidade de hashtags em cada post. Isso possibilita que você tenha uma ideia melhor de qual caminho seguir.

4) SAIBA FILTRAR

É essencial que você faça um filtro e não coloque um grande volume de hashtags, afinal o objetivo é focar em qualidade e não quantidade. Pense nas mensagens principais você quer transmitir para a audiência e elenque as de maior importância para publicar.

O Hootsuite comenta que a quantidade recomendável para Instagram e Youtube é de 3 a 5 hashtags, para Twitter é entre 1-2, para Facebook é de 2 a 3, e para Linkedin é entre 1-5.

como-definir-uma-Hashtag

Podemos te ajudar.

E aí, você segue essas recomendações na hora de desenvolver hashtags? Espero que esse conteúdo te ajude no dia a dia do marketing digital.  Se quiser bater um papo sobre esse ou outros assuntos, é só entrar em contato com a gente!