Comunicar de forma eficiente utilizando as múltiplas plataformas disponíveis é um desafio ao planejamento das ações de relações públicas, comunicação interna/endomarketing, assessoria de imprensa e mídias sociais. A vida das pessoas continua no ritmo das batidas do coração e da natureza, mas a informação corre em uma velocidade nunca antes vista.
Para não perder o compasso das novidades, nós, comunicadores, temos de ter olhos e mente abertos para tudo que está a nossa volta. Os insights que surgem podem render resultados que vão além das expectativas, cativam o cliente e abrem novas frentes de trabalho para os envolvidos! Um exemplo disso foi uma ação que realizamos para um de nossos clientes do Núcleo de TI, a Sennheiser, empresa alemã com mais de 65 anos de tradição em tecnologias de áudio.
Em meados do mês de abril, uma amiga nossa entrou em contato pedindo uma dica de presente para o Ronald Lima, filho do Ronaldinho Fenômeno. No dia 20 de abril, ela iria ao aniversário do mocinho e gostaria de uma sugestão de fone de ouvido Sennheiser, já que a mãe do aniversariante, Milene Domingues, havia comentado sobre sua recente paixão pela arte da discotecagem. Detectamos neste momento uma oportunidade de ação de relações públicas: presentear o aniversariante com o fone de ouvido Momentum, recomendado pelo DJ mundialmente reconhecido Bob Sinclair. A adoção do fone de ouvido por um internauta com mais de 10 mil seguidores e alta visibilidade na mídia gera interesse pelo produto e agrega valor à marca, trabalhando sua imagem no mercado de varejo, onde a concorrência é feroz. Então, mãos à obra.
Conversamos com a equipe da Sennheiser no Brasil, que se comprometeu a trazer para a agência o cobiçado fone de ouvido. Nossa amiga, feliz por oferecer um ótimo presente ao Ronald, concordou em ser a portadora. Trato feito, encomenda entregue à portadora e presente entregue ao aniversariante. Em 48 horas, atingimos o objetivo inicial e soubemos que o Amperior foi recebido com muito entusiasmo pelo aspirante a DJ. Faltava apenas um detalhe: que Ronald postasse uma foto ou comentário sobre seu presente. Nossa amiga contou à mãe do mocinho sobre a origem do fone e insistiu para que houvesse o compartilhamento de uma foto do Amperior. Nós e a Sennheiser ficamos na torcida!
Provando que presentear formadores de opinião dos mais diversos perfis com bons produtos rende ótimos frutos, iniciamos esta semana comemorando o último post de Ronald no Instagram: uma foto de seus novos “brinquedinhos de áudio”, onde o fone Amperior aparece junto às suas pick-ups. Cliente satisfeito e aniversariante pronto para discotecar. Ótimo resultado que é fruto da sensibilidade estratégica unida à credibilidade da agência frente ao cliente, que confiou em nossa sugestão.
Lição do dia: não basta planejar ações de comunicação, é preciso ter sensibilidade para não deixar passar grandes oportunidades e ousadia para sugerir ações diferenciadas aos clientes com entusiasmo e confiança. A equipe de TI da Trama Comunicação garante: vale a pena!