Muito se fala sobre o fim do jornal e da mudança no perfil do leitor de notícias, que agora busca por informação de forma curta e rápida diferente das análises mais aprofundadas de um veículo impresso. As editoras de jornais e revistas Conde Nast, Hearst, Meridith, News Corp. e Time Inc. deram um novo passo nesse sentido ao anunciar o lançamento de uma banca de jornais online.

Maiores editoras do país, com mais de 144 milhões de leitores, pretendem criar uma espécie de “iTunes para revistas” com a formatação de padrões para oferecer conteúdo em dispositivos portáteis como smartphones, netbooks e leitores eletrônicos, como o Kindle. A plataforma permitirá, ainda,a inserção de publicidade ao longo do conteúdo e opção de associação com outras editoras para a inserção de seus conteúdos,tornando-a mais completa. Além de jornais e revistas, o “iTunes de conteúdo escrito” também reunirá livros, quadrinhos, blogs e outros meios de comunicação.

Tal estratégia é parte do avanço das editoras, em função do forte declínio da circulação impressa no país. Fazem parte da iniciativa, prevista para o próximo ano, veículos como Time, Fortune, Sports Illustrated, People, The New Yorker, Vanity Fair, Vogue, Cosmopolitan, Esquire, San Francisco Chronicle, The Wall Street Journal New York Post e Times of London.