A Gestão à Vista é uma abordagem que prioriza a visualização clara de processos, resultados e metas, fortalecendo a relação entre agências de comunicação e seus clientes, colaboradores e stakeholders.

Seja na Comunicação Interna, no Digital ou na Assessoria de Imprensa, adotar essa estratégia significa garantir maior credibilidade, previsibilidade e alinhamento estratégico em todas as frentes.

“Quando os clientes têm acesso a dados em tempo real sobre projetos, campanhas e entregas, a percepção de valor da comunicação cresce. Isso reduz ruídos na comunicação, gera maior engajamento e posiciona a agência como um parceiro confiável e colaborativo. Nessa relação, todos ganham!”, comenta Helen Garcia, diretora de Comunicação Integrada do Grupo Trama Reputale.

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Helen Garcia, diretora de Comunicação Integrada do Grupo Trama Reputale.

5 motivos para implementar a Gestão à Vista na sua Comunicação

Implementar plataformas e/ou ferramentas Gestão à Vista vai além de organizar fluxos internos: ela eleva todo o time envolvido – da agência e do cliente – a um novo patamar de eficiência e transparência.

Veja os principais benefícios:

1) Relatórios Estratégicos: Como Mensurar Resultados com Gestão à Vista

Dados são ativos valiosos. Ferramentas como dashboards permitem acompanhar o desempenho de ações, os conteúdos e a efetividade do trabalho de Relações Públicas, incluindo a reputação digital da marca. Esse acompanhamento contínuo possibilita ajustes rápidos e decisões mais embasadas.

No Grupo Trama Reputale, no núcleo de Relações Públicas, por exemplo, trabalhamos com uma combinação de métricas quantitativas, como: número de publicações, valoração e audiência; e qualitativas, como: relevância das matérias (tier 1,2 e 3), o alinhamento com os pilares estratégicos e o nível de destaque da marca nas publicações.

Já no núcleo de Digital, monitoramos engajamento, crescimento de audiência, alcance e impacto das ações nas redes sociais.

Quando o cliente possui contrato com mais de uma frente da agência, como RP e Digital, desenvolvemos relatórios integrados, que permitem uma visão mais estratégica da comunicação como um todo.

 “A integração de dados de diferentes áreas permite uma análise mais ampla do impacto da marca. Quando cruzamos informações de exposição na mídia com desempenho nas redes sociais, por exemplo, conseguimos compreender melhor como cada ação se reflete na percepção do público e nos resultados estratégicos. Isso possibilita ajustes mais precisos e um planejamento de comunicação mais eficiente”, explica Lori Moscatelli , Gerente do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

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Lori Moscatelli , Gerente do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

Mas os números por si só não bastam. As métricas são fundamentais, mas é a interpretação estratégica desses dados que realmente agrega valor.

“Mais do que simplesmente acompanhar indicadores, a análise se concentra em conectar informações para gerar insights que contribuam para a construção da reputação da marca e para seu posicionamento nos diferentes canais”, completa Lori.

2) Gestão à Vista na Comunicação: Tempo Real e Colaboração

A gestão da informação é um dos grandes desafios. Com a Gestão à Vista, dados sobre campanhas de Comunicação Interna e Externa, aprovações e interações ficam acessíveis em um único ambiente, garantindo que equipes, clientes e parceiros estejam sempre alinhados.

Aqui na agência, implementamos a Gestão à Vista como um pilar estratégico essencial para promover transparência e alinhamento em todos os projetos que desenvolvemos.

Utilizamos ferramentas como dashboards interativos e plataformas de gerenciamento de projetos, garantimos que equipes e clientes possam visualizar, em tempo real, o progresso das campanhas e as métricas de desempenho associadas. Essa abordagem nos permite antecipar ajustes necessários e orientar nossas entregas para atingir os resultados esperados com excelência.

Além disso, nosso compromisso com a gestão eficiente da informação transforma a interação com os clientes em um processo colaborativo e confiável. As atualizações em tempo real eliminam ruídos de comunicação e asseguram que todos estejam constantemente alinhados, criando um ambiente de trabalho onde os objetivos se conectam diretamente com as ações realizadas.

Essa mentalidade não é apenas operacional; é parte da cultura de inovação da agência, focada na entrega de qualidade e na construção de relações duradouras com nossos parceiros.

“Implementar processos robustos de Gestão à Vista é essencial para posicionar as marcas de maneira alinhada com seus objetivos estratégicos. Ao proporcionar acesso em tempo real às métricas e resultados, garantimos que todos os envolvidos estejam caminhando na mesma direção, com confiança e clareza”, avalia Kalil Blanco, diretor de Transformação Digital do Grupo Trama Reputale.

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Kalil Blanco, diretor de Transformação Digital do Grupo Trama Reputale.

3) Visualização Estratégica: Como Alinhar Processos e Metas

Proporcionar uma visão clara dos projetos em andamento por meio de painéis personalizáveis, permite que os times possam alinhar suas atividades diárias com seus objetivos estratégicos, assegurando que todas as ações estejam voltadas para os pilares da marca estabelecidos pela organização.

Ferramentas como Monday.com, por exemplo, escolhida pelo Grupo Trama Reputale para fazer toda a gestão dos projetos da agência e dos seus clientes, permite que toda a equipe acompanhe o progresso dos projetos, garantindo que os esforços estejam direcionados para os objetivos estratégicos da agência e dos clientes.

“Quando equipes e clientes têm acesso claro aos processos e metas, a comunicação se torna mais fluida e as decisões mais assertivas. A Gestão à Vista não é apenas uma ferramenta: é uma transformação na forma como interpretamos dados e montamos estratégias”, completa Kalil.

4) Gestão à Vista e Relacionamento com Clientes: Transparência e Confiança

A transparência nos prazos e entregas gera segurança. Quando o cliente pode visualizar o andamento das atividades, a confiança e a fidelização aumentam significativamente.

Ao adotar esse modelo, as agências – e seus clientes, por consequência – não apenas otimizam processos, mas também fortalecem sua reputação e se tornam referências em inovação, transparência e eficiência.

Veja algumas telas, dados e gráficos que uma estratégia de Gestão à Vista pode agregar à sua estratégia de Comunicação:

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Você consegue relacionar se as ações desenvolvidas pela Comunicação estão, de fato, alinhadas com os Objetivos Estratégicos da marca.

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Nesta tela, você acompanha os tipos de peças de comunicação que a sua empresa mais usa. Isso te ajuda a entender, entre outros pontos, como se dá o consumo de informação por parte dos colaboradores.

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Com esta vista, rapidamente você consegue acompanhar as entregas que estão em desenvolvimento pelo time da agência e o total de Jobs já entregues.

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Bacana você saber qual é a área que mais demanda internamente, não é? Olha que bacana a possibilidade de acompanhar esse item on-time.

5) Gestão dos Canais Internos e Adaptação às Novas Demandas

Com a evolução das práticas de Comunicação Interna, alguns canais vêm ganhando mais relevância dentro das empresas, exigindo uma gestão mais estratégica e integrada.

Plataformas como redes sociais corporativas, aplicativos internos e newsletters personalizadas estão entre os canais mais demandados atualmente, pois oferecem interação dinâmica e personalização do conteúdo.

Recentemente, a ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, divulgou a Pesquisa Tendências da Comunicação Interna, com um estudo  que traz o panorama completo da comunicação interna das empresas em 2025.

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A Gestão à Vista facilita o acompanhamento desses canais ao centralizar dados sobre engajamento, preferências dos colaboradores e eficiência das mensagens. Dashboards personalizados permitem visualizar quais canais estão gerando mais interação, quais formatos de conteúdo têm maior adesão e onde há necessidade de melhorias.

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“Esse monitoramento contínuo melhora a tomada de decisões e otimiza os investimentos, garantindo que cada canal cumpra seu papel estratégico dentro da empresa. Como resultado, a comunicação se torna mais fluida, relevante e eficaz, contribuindo para maior alinhamento organizacional e engajamento dos colaboradores”, finaliza Helen.

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