A Estratégia de comunicação não é apenas ter um cronograma de pautas para postar nas redes sociais e um time de assessoria de imprensa para divulgar releases; vai muito além disso. A comunicação integrada é uma estratégia que precisa ser pensada e traçada por uma marca que quer promover e desenvolver a empresa como um todo; desde internamente até o pós-venda. O gerenciamento de crise faz parte desse conglomerado.

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância da comunicação 360º. Aqui vocês podem ler um pouco mais sobre como isso funciona no dia a dia de uma empresa. Mas neste texto vamos focar na gestão de crise e como ele deve ser pensada e efetuada dentro desse contexto.

O que é uma crise?

São vários fatores que constituem ou caracterizam uma crise em uma empresa.

“Crise empresarial é o aparecimento de um problema com forte impacto nas operações de um negócio, como falha na gestão financeira, impossibilitando investimentos ou mesmo as operações; acidentes ou problemas nos equipamentos que paralisem a produção; uma crise de reputação devido à denúncia de corrupção e assédio sexual; e nos últimos anos, infecção de colaboradores causadas pelo coronavírus; entre outros exemplos”, afirma Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do Grupo Trama Reputale

Nos dias de hoje, em que a informação flui com mais rapidez, as crises podem tomar força de um dia para o outro.

“É importante lembrar que, na era da informação digital, todas as empresas estão vulneráveis aos períodos de crise. Afinal, uma simples publicação nas redes sociais, grupos de WhatsApp e/ou imprensa pode ser um gatilho para a turbulência” reforça o gerente.

fabio-blog-trama

Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

gerenciamento-de-crise

Como evitar crises de imagem?

O gerenciamento envolve fazer uma prevenção da crise, ou seja, fazer com que ela não aconteça, e essa é a grande sacada da estratégia de comunicação que engloba o gerenciamento de crises.

Aqui no Grupo Trama Reputale, os planos de prevenção de crise são elaborados por uma equipe capacitada, que atua por meio Grupo Estratégico de Inteligência em Crises (GESTIC) para conduzir todos os processos, desde o mapeamento de possíveis riscos até a contenção de danos gerados por uma crise, contando com um atendimento emergencial e manuais completos direcionados para cada especificidade.

O profissional do nosso time, Flávio Schmidt, fala sobre a atuação de um especialista na gestão de crises empresariais. “É importante ter especialistas capacitados para fazer a prevenção da crise. A saída plausível para uma empresa para os momentos de crise é se ela aplica a prevenção, se dentro da sua estratégia de comunicação é feito a prevenção para que, quando a crise chegar, e se chegar, o impacto seja mínimo”, enfatiza.

flavio-schmidt-trama-comunicacao

Flávio Schmidt, Coordenador da área de Gestão de Crises do Grupo Trama Reputale.

Qual a importância de gerenciar e prevenir crises?

Incluir o gerenciamento de crise na estratégia de comunicação integrada nas empresas, contribui para que haja a redução de problemas que possam surgir. Como explicado pelo especialista Flávio Schmidt, quanto antes pensar em como prevenir as crises, mais chances de os impactos serem menores quando algo acontecer.

Veja alguns dos principais motivos abaixo:

  • Reduzir o impacto das crises na empresa;
  • Agir com rapidez e eficácia no momento inicial da crise;
  • Preservar a imagem e reputação;
  • Aprender com os erros;
  • Trabalhar para que a empresa não perca a relevância, ou até mesmo tenha uma consequência irreversível.

É fundamental ter em mente que na estratégia de gestão de crises é mais importante saber o que não deve ser feito ao invés de focar em como resolver a crise. Além disso, é importante que todos os porta-vozes da empresa estejam treinados e preparados para lidar com a crise e se portar da maneira correta quando isso ocorrer.

Prevenção é a palavra-chave para que a crise não perdure. Antecipar-se aos fatos minimiza os estragos provocados e previne que a imagem da empresa, assim como de executivos envolvidos, não sofra de maneira permanente as consequências de problemas de imagem mal administrados.

Aqui na Trama, estamos sempre preparados para gestão e prevenção de crise. E sua empresa, está preparada? Conte com a gente!