Muitas pessoas usam as palavras “fusão” e “aquisição” como sinônimas, o que é um erro. Na verdade, os processos são diferentes e trazem resultados distintos para as companhias. Vamos conhecer cada um deles?
O que é uma fusão de empresas?
As fusões ocorrem quando duas empresas se unem e dão origem a uma nova companhia. Na maioria das vezes, as organizações que se fundiram têm portes similares e mesma área de atuação. Elas deixam de existir juridicamente e passam a ser uma nova organização, com porte maior e estrutura mais sólida. Ideal para se tornar mais forte no mundo corporativo.
O que é uma aquisição de empresas?
As aquisições ocorrem quando uma empresa compra uma outra – ou parte dela, adquirindo ações, por exemplo. Com isso, há a possibilidade de que a organização adquirida deixe de existir, mas não é uma regra. Um dos objetivos da aquisição é a entrada em novos mercados de atuação. Por isso, a que foi comprada pode (ou não) fazer parte do mesmo segmento.
E por que as companhias brasileiras estão aderindo cada vez mais aos processos de fusão e aquisição?
Abaixo, algumas justificativas:
- Realinhar as atividades da empresa;
- Garantir o financiamento necessário para o crescimento;
- Diversificar os produtos ou a área de atuação;
- Comprar ativos como tecnologia e capital intelectual, que são difíceis de desenvolver por conta própria;
- Eliminar competidores.
Seja qual for o motivo para realizar a fusão ou a aquisição, um ponto importante para que o processo seja feito sem ruídos é a Comunicação. Mesmo que os processos de aquisição e fusão sejam positivos, eles trazem incertezas, principalmente para os funcionários. Para minimizar esse quadro, é importante desenvolver um plano eficaz que alie a Comunicação Interna, para os colaboradores; e a Externa, voltada para os stakeholders.
Comunicação, Transparência e Governança
O mais importante é comunicar todo o processo com transparência e de forma periódica, explicando os motivos da mudança, identificando os desafios e esclarecendo a nova governança corporativa. É preciso envolver todos os níveis, de ambas as organizações.
Se, durante o processo, alguma informação vazar, a Comunicação deve estar munida de respostas. Já, durante o anúncio da fusão ou aquisição, é essencial garantir que a mensagem seja passada de forma consistente para os funcionários.
O processo exige um planejamento de Comunicação 360°, que alinhe desde a inserção da nova marca dentro da arquitetura de submarcas da empresa, até um plano de Assessoria de Imprensa focado tanto em canais de negócio como em canais segmentados.
Também são necessários uma campanha de mídia integrada no off e no online, além da gestão da informação nos canais com clientes atuais, clientes da nova empresa, acionistas e mercado.
A Comunicação de uma nova cultura organizacional
É preciso, ainda, trabalhar intensamente na inserção dessa equipe em uma cultura nova. Afinal, quem está chegando ainda não conhece a empresa e, em caso de fusões, os profissionais irão passar por um período de mudanças e adaptações ainda maior.
O grande desafio é que a informação seja consolidada internamente primeiro, para que todos os novos funcionários estejam bem-informados. Para tanto, a Comunicação precisa disseminar os novos rumos, o que se espera deles e a nova cultura organizacional para manter o speech alinhado entre todos, comenta Eri Yoshiy, gerente do núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale.
Quer saber como? Para te ajudar a construir um processo comunicacional correto, igual a esse que a Eri comentou acima, separamos cinco dicas bem práticas para você ficar de olho:
Diminua a ação da rádio peão
Quando a empresa divulga informações para os funcionários com transparência, isso se torna mais relevante do que os boatos que surgem nos corredores, conhecidos como rádio peão. Além disso, os colaboradores passam a confiar mais na administração e na direção da companhia, assim como em seus gestores.
Melhore o clima organizacional
Sem fofocas, sem nervosismo e sem dúvidas quanto ao que poderá ocorrer, todos passam a focar mais no trabalho e interagem mais com os demais profissionais. As desconfianças quanto à atuação dos demais colegas diminui e o trabalho em equipe aumenta, trazendo bons resultados para a empresa durante as mudanças.
Evite a perda de funcionários
Muitos talentos acabam saindo das empresas quando sentem que elas estão ruindo. A incerteza diante do que pode acontecer com as organizações no momento de fusão ou aquisição faz com que elas percam pessoas importantes que podem ser difíceis de ser substituídas. E, no momento de transição, isso pode acontecer em massa.
Como algumas das transições são feitas exatamente para que as novas companhias adquiram funcionários experientes e talentosos, o objetivo pode ser destruído se esses talentos decidirem trocar de empresa. Nesse sentido, é essencial que a Comunicação Interna seja feita com eficiência.
Facilite a integração de novos funcionários
Tanto no processo de aquisição quanto no de fusão, novos colaboradores podem ser contratados ou até mesmo equipes de diferentes empresas podem vir a trabalhar juntas. A partir de uma comunicação correta, é possível mostrar qual será o papel de cada um na nova equipe, evitando que haja atritos entre os funcionários.
A Comunicação Interna também poderá integrar os diferentes colaboradores, realizando atividades em conjunto e trazendo um clima organizacional amigável e interativo.
Não esqueça da Comunicação Externa!
Deve-se implementar um plano de Comunicação Externa, focando no ganho de mercado e força que a empresa passa a ter com a aquisição. É necessário realizar a definição de atributos e mensagens-chave para cada stakeholder externo, além de um plano de lançamento da nova marca da empresa no mercado quando necessário, alinhamento de speech dos principais executivos de ambas as organizações e um forte plano de Relações Públicas.
Benchmarking: a aquisição da SweetMix pela Univar Solutions
O Grupo Trama Reputale apoiou o momento de aquisição da SweetMix pela Univar Solutions, nosso cliente do núcleo de Comunicação Interna. O processo ocorreu no final do ano de 2021.
O grande desafio deste projeto era o de informar, de forma assertiva e transparente, aos públicos envolvidos sobre a aquisição da SweetMix, a fim de minimizar qualquer tipo de problema de clima na organização e possíveis medos e angústias por parte dos colaboradores de ambas as empresas.
Nesse sentido, atuamos em conjunto com várias áreas da empresa na construção de uma campanha de Comunicação, com um plano tático que previa contato direto com os parceiros e fornecedores da Univar Solutions, peças de endomarketing e ativações em diferentes plataformas digitais. Seguimos um posicionamento diferenciado e uma narrativa única, autêntica e interligada da empresa em todos os canais de Comunicação e pontos de contato com os stakeholders da companhia. Todo o discurso da empresa foi focado em diálogo e verdade para a construção de uma imagem pública e interna positiva e forte, comenta Eri.
E para que você tenha acesso a ainda mais detalhes desse processo, conversamos com a Fernanda Pimenta, analista de Comunicação Interna da Univar Solutions.
Confira o bate-papo e aproveite os insights:
Como a Comunicação Interna ajudou neste processo de aquisição?
No processo de aquisição, grande parte de nossos colaboradores, principalmente da empresa adquirida, se sentiram inseguros. Para não alimentarmos dúvidas ou gerarmos falsas expectativas, colocamos em prática um plano de CI desde o início deste processo. Fizemos questão de manter o nosso público informado em tempo real.
Disseminamos nossa cultura organizacional, reforçamos nossos valores e divulgamos a campanha A Química Perfeita, conceito que permeou os nossos canais internos. Tivemos, ainda, um evento de aquisição, com um momento de integração entre as duas equipes.
Os novos profissionais receberam seus crachás de identificação, brindes, kits da Univar Solutions e participaram de um bate-papo esclarecedor em que puderam tirar qualquer eventual dúvida sobre a aquisição.
E o planejamento?
O planejamento teve início muito antes da divulgação desta aquisição. Isso para que todos os colaboradores fossem informados, no momento certo, sobre tudo aquilo que precisavam saber. Enquanto estávamos nos processos finais de negociação, já pensávamos em como colocar em prática o plano tático feito para os nossos profissionais.
Esse, sem dúvidas, é um momento em que a Comunicação é uma das áreas-chave para que o processo aconteça no timing certo, de forma estratégica, planejada, e cronometrando as ações.
Como o Grupo Trama Reputale atuou neste projeto?
A agência foi essencial para o sucesso do projeto. A agência nos deu o apoio necessário para fazermos a divulgação interna da aquisição da SweetMix. O time do grupo, em conjunto com a empresa, foi responsável pelo desenvolvimento da estratégia, do plano tático e de toda a produção de conteúdo sobre a mudança.