Hoje os formadores de opinião são vistos como uma ferramenta estratégica na comunicação empresarial, mas como eles podem ser usados na assessoria de imprensa? Destacamos os principais formadores de opinião que podem melhorar a imagem das marcas

 

Assessoria de Imprensa é a atividade de Relações Públicas responsável pela construção do relacionamento de uma marca junto aos meios de comunicação, aumentando a visibilidade do cliente que pode ser uma empresa, uma pessoa física, uma instituição pública ou uma organização sem fins lucrativos.

Dentre as muitas atividades do assessor de imprensa, uma das mais importantes é o relacionamento com os formadores de opinião, pessoas que tem a capacidade de formar, influenciar e moldar a opinião de outras pessoas em vários campos (político, social, moral, cultural, econômico, esportivo, etc).

 

gif-formadores-de-opiniao-e-assessoria-de-imprensa

 

Na assessoria de imprensa, os formadores de opinião são muito requisitados para externar opiniões sobre variados temas. Essas pessoas geralmente tem o reconhecimento da sociedade e suas atitudes são imitadas pelo público. A credibilidade é sua moeda de troca e com isso, eles conseguem se posicionar na sociedade.

 

Os formadores de opinião podem ser:

  • Locais, tendo sua influência baseada na proximidade de na reputação. Eles vivem dentro de uma comunidade que influenciam e são ativos nas organizações sociais formais.
  • Cosmopolitas, pois baseiam sua liderança no fato de serem especialistas em termas determinados. Eles têm acesso a produtos de mídia e se interessam por temas de sua especialidade.

 

Para as marcas, essa é uma estratégia importante para promoção e divulgação de seus propósitos. A construção de um diálogo com esse público é fundamental para a imagem midiática da empresa e permite que ela alcance melhores resultados.

 

Quais são os principais formadores de opinião utilizados por uma assessoria de imprensa?

 

Âncoras de jornais

A TV é um dos canais mais importantes na construção da opinião do público. Os âncoras de jornais são formadores de opinião importantíssimos na televisão e trazem uma abordagem formal, além de transmitir confiança.

Radialistas

O rádio é um dos canais mais tradicionais da comunicação. Além de aproximar o público, o radialista tem a liberdade de se expressar com seu próprio discurso, por isso, são formadores de opinião importantíssimos, principalmente em localidades mais afastadas que só possuem o rádio como fonte de informação.

Apresentadores de TV

Os apresentadores de TV exercem uma influência muito grande no publico, por estarem presentes em um canal de grande veiculação. Além disso, com a expansão das redes sociais, eles se tornaram criadores de conteúdo e fortaleceram sua imagem pública independentemente da emissora de TV.

Jornalistas

O jornal ainda é o meio mais confiável como fonte de informações e por isso, o público leva em consideração o que é dito pelos jornalistas. Esse é um público estratégico, pois além de formar a opinião do público, insere a empresa dentro da mídia como um todo, melhorando a imagem e possibilitando uma exposição maior da marca.

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são pessoas que se popularizaram na Internet. Atualmente os influenciadores digitais são os formadores de opinião mais cogitados como estratégia de comunicação das empresas, por serem considerados relativamente baratos e podem ser segmentados em diferentes áreas, por isso é mais fácil encontrar o influenciador que melhor se adequa às estratégias da marca.

 

Influenciar pessoas não é uma tarefa fácil, por isso o trabalho dos formadores de opinião é tão importante quando alinhado às estratégias da assessoria de imprensa. Um bom trabalho de assessoria em conjunto com formadores de opinião, faz toda diferença na construção da credibilidade da marca.