Imagine um mundo onde cada clique se transforma em uma solução, onde cada conversa virtual torna-se a chave para desafios corporativos.
A comunicação interna nas empresas – e o dia a dia da troca de informações – evoluiu e, em 2024, as ferramentas que utilizamos não serão apenas facilitadoras, mas transformadoras de processos, equipes e negócios.
A sua empresa pode entrar nessa onda e as ferramentas vão deixar de ser simples quadros de informações para algo mais engajador, que aumenta a produtividade e melhora o clima organizacional.
O que é Comunicação Interna?
A comunicação interna estabelece processos e canais internos informativos que visam atingir colaboradores, lideranças, terceirizados e outros públicos responsáveis pelo funcionamento da organização.
O relacionamento com os funcionários é usado para motivar e inspirar. Isso é feito através de campanhas internas ou eventos que compartilham as mensagens e ideais da empresa.
Com o trabalho híbrido e/ou remoto entre os principais desafios enfrentados pelas empresas hoje estão justamente os comunicacionais: excesso de emails, pouca retenção da informação, falta de integração entre equipes, baixo engajamento dos colaboradores, etc.
“Melhorar a comunicação interna é importante para transmitir informações, manter mensagens institucionais e reduzir o envio de e-mails e comunicados.” – Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale.
O que são Ferramentas de Comunicação Interna?
As Ferramentas de Comunicação Interna são mecanismos físicos ou digitais desenvolvidos para divulgar as informações mais relevantes da empresa aos colaboradores. Elas funcionam de maneira escrita, por áudio ou por meio de imagens/posts.
TOP 6 Ferramentas de Comunicação Interna para trabalho remoto, híbrido ou presencial
Separamos uma lista com 6 TOP Ferramentas de Comunicação Interna para você prestar atenção e incluir no seu Planejamento de CI para 2024 (ou implantar agora mesmo).
Podemos te ajudar na tarefa de avaliar cada uma delas e entender qual faz mais sentido para a sua realidade aí na empresa. É fundamental ter uma equipe especializada que pode fazer uma análise completa da comunicação e determinar onde cada ferramenta deve ser utilizada. Vamos juntos?
1) Slack
Não é exagero afirmar que o Slack transformou a forma como as empresas se comunicam. É uma ferramenta pioneira em muitos recursos que hoje consideramos padrões:
· Canais Organizados: segmentados por temas, equipes ou projetos.
· Integrações: liga-se facilmente a outras ferramentas, como Google Drive e Trello.
· Busca avançada: encontrar mensagens antigas tornou-se simples e rápido.
Case Nubank
A fintech brasileira adotou o Slack como um canal vital para a comunicação interna. A empresa cresceu e tem equipes em várias localidades. Por isso, é necessário uma ferramenta para facilitar a comunicação entre os colegas de trabalho. Nesse caso, o Slack tornou-se o palco onde equipes de diferentes países poderiam colaborar em tempo real.
O Nubank também criou canais de comunicação institucional específicos para cada projeto, facilitando o rastreamento de discussões e decisões tomadas. Uma das iniciativas de destaque foi o canal “Inovações”, onde qualquer membro da equipe poderia sugerir melhorias ou novos produtos. Esse canal se tornou um dos mais ativos, demonstrando a cultura de inovação da empresa.
2) Yammer (Viva Engage)
O Yammer é uma rede social corporativa que promove a comunicação e colaboração dentro da empresa, fazendo parte do Microsoft 365. Cada vez mais é usada para compartilhar informações, atualizar projetos e criar uma comunidade entre colaboradores, especialmente quando estão distantes fisicamente. Se você já possui o Microsoft 365 na sua estrutura de TI, o uso do Yammer deve estar no topo da sua lista!
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3) Poppulo
Permite comunicar por diferentes meios (e-mail, intranet, apps móveis) e analisar o impacto das comunicações, ajustando estratégias e garantindo que as mensagens são recebidas e entendidas.
4) Chatmind
Chatmind enfoca a facilitação de brainstorming e criação de mapeamentos mentais através de chats e interfaces conversacionais. Ele permite que os membros da equipe colaborem em ideias e desenvolvam pensamentos conjuntos de uma maneira estruturada, o que pode ser particularmente útil para sessões de ideação remotas.
5) Discord
Embora o Discord tenha sido originalmente desenvolvido para a comunidade gamer, sua adaptação para o uso corporativo tem sido notável. O Discord oferece canais de texto e voz de alta qualidade, bem como a capacidade de criar diferentes “salas” para distintas necessidades ou equipes, proporcionando um espaço flexível e informal para a colaboração e a comunicação entre equipes.
6) Chanty
Chanty se posiciona como um chat para equipes que utiliza a Inteligência Artificial para melhorar e agilizar a comunicação. A IA pode, por exemplo, sugerir respostas rápidas, organizar diálogos e até mesmo ajudar a gerenciar tarefas, o que pode economizar tempo e aumentar a eficiência das comunicações internas.
O Grupo Trama Reputale pode te ajudar a olhar para o público interno como prioridade
O Grupo Trama Reputale acredita no colaborador como o principal embaixador de uma marca por ser aquele que a conhece por dentro. Para tornar os funcionários da sua empresa em embaixadores da marca, oferecemos soluções especializadas para o diagnóstico da sua marca empregadora e para trabalhar a comunicação com o público interno.