A demanda pelo Home Office se intensificou diante à pandemia promovida pela Covid-19. E, com esse novo cenário, veio também uma série de desafios, principalmente para a Comunicação Interna. Apresento, nesse texto, importantes ferramentas que vão te ajudar nesse período (e para além dele).

 

A Comunicação Interna se tornou ainda mais essencial para as empresas, para promover melhores resultados, eficiência e garantir a perenidade dos negócios. Quando construída com base na estratégia e nos principais objetivos da organização, ela pode ser muito eficaz para engajar e estimular os colaboradores – e ainda:

 

  • Aprimorar os relacionamentos interpessoais;
  • Aumentar a produtividade e o ambiente de trabalho na companhia;
  • Melhorar o nível de engajamento dos colaboradores;
  • Alcançar resultados financeiros mais altos e rentáveis;
  • Diminuir o índice de rotatividade.

 

Se o papel de protagonismo da Comunicação Interna parecia já estar consolidado nas empresas, em 2020, ela foi colocada à prova, com a chegada da pandemia, que levou muitas pessoas a trabalharem de casa. O desafio foi: como manter os todos os colaboradores informados e conectados à empresa, apesar da distância?

A saída foi pensar em nas melhores ferramentas de Comunicação Interna que utilizam a tecnologia para levar notícias importantes sobre a organização e tratar de assunto que promovessem o engajamento de seus funcionários. Quer saber quais são elas?

 

Ferramenta 1: Intranet

 

A Intranet é um site interno da empresa ao qual só os colaboradores têm acesso. Por meio dela, é possível deixar todos os profissionais informados sobre as novidades da organização, dar treinamentos, promover engajamento e centralizar todas as informações importantes referentes à organização. Com a Intranet, todos têm uma comunicação padronizada, de fácil acesso e ao alcance de todos, mesmo em tempos de home office com a possibilidade de criar um mural virtual.

No ano passado, a Univar Solutions, cliente da Trama Comunicação, implantou a intranet na unidade do Brasil, e rapidamente foi um sucesso. Logo nos primeiros meses, a página foi parar no trending topics global da empresa e virou a ferramenta oficial de comunicação da organização.

 

Ferramenta 2: Rede Social Corporativa

 

A Rede Social corporativa é bem semelhante às redes sociais tradicionais. Além de engajar os colaboradores, tem baixo custo e atua como uma plataforma de nuvem, acessível de qualquer lugar. Basta ter um login e senha.

A Brasilseg, também cliente do núcleo de Comunicação Interna, usa o Workplace como rede social corporativa. Além de possibilitar criar grupos separados para cada área ou atividade, essa ferramenta possibilita ainda a interação e a postagem de conteúdos diversos, como fotos, vídeos, gifs e enquetes, tornando a comunicação mais dinâmica.

 

Ferramenta 3: E-mail Marketing

 

Como ferramenta de Comunicação Interna, o e-mail funciona bem para informações urgentes e agendar de reuniões, já que os colaboradores estão sempre atentos às suas caixas de e-mails. Todos os nossos clientes utilizam essa ferramenta. Mas lembre-se: é necessário usar com moderação, pois se você enviar todos os dias muitos e-mails, a comunicação ficará saturada e os colaboradores não irão ler todos os conteúdos.

 

Ferramenta 4: Newsletter

 

Nesta ferramenta pode conter o resumo de informações e novidades úteis para os colaboradores, além de links para as notícias que estão na Intranet ou na rede social corporativa. É importante que o boletim tenha uma data especifica para ser divulgado. Por exemplo: toda quarta-feira ou nos dias 15 e 30 de cada mês, assim todos saberão em qual dia chegará a newsletter e as novidades.

Temos clientes que usam essa ferramenta para compilar as informações que foram publicas durante o período. A CHS por exemplo, publica uma newsletter semanal. Já a Univar Solutions, faz a divulgação quinzenalmente e seleciona os conteúdos que vão para essa ferramenta.

 

Ferramenta 5: Videoconferência e Treinamentos Online

 

Para estar presente no dia a dia dos colaboradores, mesmo em home office, e manter a comunicação com os funcionários sempre viva, as videoconferências, os treinamentos online e as palestras virtuais são eficazes e engajam os colaboradores, além de unir todas as unidades da companhia.

Essa ferramenta é muito usada pela maioria de nossos clientes. Na AB Brasil e na Biogen, oferecemos treinamentos para o Comitê de Comunicação, uma vez por mês. Isso ajuda os colaboradores a adquirirem mais conhecimentos sobre a comunicação e ficam cada vez mais engajados e participativos.

Quando falamos de Comunicação Interna, é preciso inovar, utilizar novos formatos, canais e ferramentas, ainda mais com o nosso cenário atual. Por isso é importante testar e adequar todas as plataformas que você possui em sua empresa.