Na terça-feira houve o lançamento do Graph Search, ferramenta de busca desenvolvida pelo Facebook, que tem como objetivo inicial facilitar a vida dos usuários. Quem já tentou achar algum post mais antigo em sua timeline, ou na timeline de um amigo ou empresa, sabe como é complicado encontrar o que se deseja por meio do mecanismo anterior de busca do Facebook.
Agora você poderá encontrar o que escreveu para a sua namorada naquela tarde chuvosa de novembro, saber que amigos ainda moram em Porto Alegre, encontrar os fãs mais fervorosos de Game Of Thrones e assim por diante. E, para melhorar, poderá realizar a busca usando desde as páginas dos seus amigos mais próximos até as páginas de pessoas que você nunca viu na vida e que moram em outro continente. Literalmente.
As mais inusitadas combinações de pesquisa poderão ser feitas, como, por exemplo, “proprietários de BMW que gostam de iogurte de morango”. Você poderá ainda buscar admiradores de uma marca ou produto e montar uma série de outras possibilidades de pesquisa. Essa novidade deixou muitos analistas, planners e gerentes de página no Facebook muito satisfeitos, incluindo nós, da Trama Comunicação.
Precisamos lembrar, no entanto, que o lançamento do Graph Search pelo Facebook só aconteceu devido a uma enxurrada de pedidos dos usuários – comuns e empresas. O que teremos pela frente é a clara evolução da ferramenta, o que virá com o tempo – já que os usuários deverão continuar enviando suas sugestões de melhorias que, aos poucos, serão implantadas.
Com esse movimento acontecendo, o Google e a sua rede social, o Google +, terão de prestar muita atenção ao Graph Search, embora, em um primeiro momento, ele não ameace a liderança dos dois no que se refere à web search e à busca social.
Esse foi um tiro de alerta (muito bem dado, por sinal) para o gigante das pesquisas na web. Como o Facebook está sempre mudando (ou evoluindo, como eles dizem por lá), é somente uma questão de tempo para que comecem a surgir, dentro do Graph Search, e de uma maneira melhorada, pesquisas pagas, anúncios e outras funcionalidades já existentes no Google.
Uma das possibilidades futuras é não precisar mais sair do Facebook quando acessarmos a internet, pois ele nos dará acesso a tudo o que precisamos dentro de uma única plataforma. Seria a alegria de empresas, profissionais e outros que realizam campanhas e outras ações dentro da rede social, pois se teria tudo e todos ao alcance da mão. Seria, em resumo, simplesmente perfeito.
E será que o Facebook conseguirá a perfeição?