Com 29,68% das visitas à categoria em novembro de 2011, o Facebook ocupou o segundo lugar do ranking brasileiro de Redes Sociais e Fóruns da Experian Hitwise, ferramenta líder de inteligência digital da Experian. O crescimento de market share de visitas do site em relação ao mesmo mês de 2010 foi de 24,13 pontos percentuais (p.p.). Com isso, a rede social de Mark Zuckerberg se aproxima do primeiro colocado, Orkut, e ameaça sua liderança. No mês de novembro deste ano, o Orkut atingiu 35,44% de market share de visitas da categoria tendo observado expressiva queda de 21,96 p.p. em relação ao mesmo mês de 2010.
O YouTube, 3º colocado, atualmente com 18,11% de market share de visitas na categoria, viu queda de 0,92 p.p. no ano contra ano. Em 4º lugar aparece o Windows Live Home, com 2,45%, aumento de 1,90 p.p. em relação a novembro de 2010. A 5ª colocação do ranking de market share de visitas de Redes Sociais e Fóruns fica com Twitter (2,33%), seguido de Badoo (2,23%), Yahoo! Answers Brasil (2,17%) e Bate-papo UOL (1,49%). O Google+, lançado em junho de 2011, já figura na 9ª posição do ranking em novembro, com 0,79% de market share de visitas.
Com base nesse cenário, nada melhor do que refletirmos como as empresas estão traçando suas estratégias de comunicação nas mídias sociais? De que forma elas estão utilizando esses canais para atingirem seus mais variados públicos-alvo? A Trama possui um Núcleo de Mídias Sociais com profissionais especializados em traças estratégias de relacionamento com vistas à construção de marca a reputação na web e fora dela também. Campanhas, conteúdo, animações, design para web e ações interativas são apenas algumas das atividades que fazem parte do escopo deste Núcleo. Entre em contato conosco. É hora de investir em Mídias Sociais!