Muitas empresas podem se questionar se estão preparadas para um trabalho de Assessoria de Imprensa por não atuarem com um cronograma ativo de lançamento de produtos.
Antes de falarmos sobre as possibilidades envolvidas no trabalho de relacionamento com a mídia, eu pergunto: quantas campanhas publicitárias que contam histórias lindas e inspiradoras vocês já viu? Imagino que muitas.
Essas empresas utilizam de uma estratégia simples que consiste em engajar os consumidores e gerar reconhecimento para além do produto, fortalecendo atributos de marca, como valores e propósito, por exemplo, que promovem conexão com seus públicos de interesse.
Assessoria de Imprensa: Engajamento e Reconhecimento
Quando falamos no trabalho de Assessoria de Imprensa, também falamos em engajamento e reconhecimento. E essa técnica, nem sempre funciona quando abordamos os produtos de forma específica, visto que, dependendo do segmento que a companhia atua, os resultados podem ser mais restritos.
Há, portanto, diversas possibilidades de divulgação sem, necessariamente, falar de um lançamento, por exemplo.
Vamos a algumas delas?!
Artigos de Executivos
Uma maneira de conseguir uma boa exposição da marca é por meio de artigos assinados por executivos/porta-vozes da empresa. Ele pode fazer uma análise de um cenário que envolve o segmento em que atua ou até mesmo sobre assuntos que têm sido repercutidos no momento como, por exemplo, diversidade, ESG e inovação. Sempre algum tema que gere engajamento e identificação com a marca. É possível apresentar números exclusivos, resultados de pesquisas inéditas, entre outros dados relevantes ao mercado.
Este artigo, por exemplo, foi escrito por José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy, cliente do Grupo Trama Reputale do núcleo de Relações Públicas, para um dos principais veículos do trade de tecnologia. Nele, o executivo aborda assuntos em alta, como mercado de trabalho, tecnologia, retenção de talentos, e não fala especificamente sobre um produto.
E como isso é capitalizado para a marca em termos de reputação? Mostrando ao mercado o alto nível de qualificação de seus executivos, que são ouvidos como fonte por veículos consolidados no debate de temas importantes do seu setor de atuação, gerando assim confiabilidade e a percepção de autoridade em torno dessa marca.
Pautas de serviço
Chamamos de pautas de serviço aqueles assuntos que servem de informação para os consumidores e que não venda, especificamente ou diretamente, um produto.
A Singer do Brasil, outro cliente do núcleo de RP do grupo, preparou um passo a passo sobre como produzir uma touca de cetim, um dos acessórios mais procurados na época em que o BBB 22 estava no ar.
A pauta levou o nome de uma das instrutoras da marca como porta-voz e não divulgou de forma direta um produto da marca e sim o nome da companhia, gerando uma relevância tão importante quanto mencionar um produto. A matéria foi publicada na versão impressa da Revista Ana Maria.
“Embora não venda diretamente um produto, uma pauta como essa tem o potencial de despertar interesse em torno da marca, pois muitos consumidores vão querer saber mais sobre o processo de produção desse acessório ou sobre a máquina usada no passo-a-passo, o que pode levar a uma visitação maior nos canais da empresa, por exemplo. Pode ainda levar o consumidor a enxergar aquela marca como uma fonte de informações e dicas úteis de temas que são do seu interesse”, comenta Sandra Bonani, diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.
Entrevistas Exclusivas
Outra forma de obter boa exposição da marca na imprensa é por meio de entrevistas exclusivas. Normalmente mais focadas em negócios, a estratégia consiste em negociar uma entrevista com um veículo de imprensa com o intuito de fornecer informações em primeira mão sobre algum tema da empresa.
Pode ser a respeito de uma aquisição, novos investimentos, resultados, novos projetos etc. Provavelmente a matéria a ser publicada abordará a companhia como um todo. Isso não impede que o porta-voz fale de produto, mas não necessariamente precisa ser o foco.
Aqui também o objetivo é comunicar solidez, posicionamento, aumentar a confiança de outros stakeholders além do consumidor, incluindo, por exemplo, acionistas, potenciais investidores e parceiros, governo, entre outros públicos de interesse importantes para que o negócio se fortaleça e expande de acordo com seus objetivos estratégicos.
Sugestões de Fonte
Muitas vezes uma empresa está sem novidades para serem divulgadas à imprensa. Contudo, é possível que a Assessoria de Imprensa trabalhe envios de sugestões de fonte. Isso é, indicar aos jornalistas alguns nomes de executivos colocando-os à disposição para tratar assuntos dos seus segmentos no quais eles contam com uma alta expertise.
Essa técnica pode ser utilizada, inclusive, em datas sazonais. No dia da mulher, por exemplo, é possível oferecer como fonte mulheres que ocupam cargos de liderança. No Dia Mundial da Saúde, sugerir médicos para abordarem o tema etc.
Sandra Bonani explica que independentemente dos temas a serem divulgados, as marcas precisam munir os jornalistas de informações. “A frequência de envio de conteúdos é muito importante para que uma marca seja lembrada. Por mais que o jornalista não aproveite aquele tema específico sugerido para uma matéria, em outras oportunidades ele pode lembrar daquela empresa que sempre envia sugestões de pautas e press releases. É uma forma de lembrar o jornalista que aquela companhia e aquele executivo são acessíveis e podem contribuir com informações relevantes”, completa.
O trabalho de Assessoria de Imprensa vai muito além da divulgação de releases. Deve haver sempre uma estratégia que atenda os objetivos de comunicação dos clientes, assim como os objetivos gerais da empresa em termos de exposição. E isso pode ser feito de diversas maneiras, inclusive, com comunicação integrada.
O Grupo Trama Reputale tem 28 anos de experiência no desenvolvimento desse tipo de estratégia e pode ajudar sua empresa a se estruturar nesse sentido. Marca um papo com a gente para falarmos a respeito!