As redes sociais são mais do que canais de comunicação, são ferramentas estratégicas para geração de novos negócios e valorização de marcas. No Brasil, as redes são ainda mais relevantes, já que, segundo o relatório We Are Social and Hootsuite 2022, existem mais de 171 milhões de usuários ativos, o que representa cerca de 79,9% da população brasileira.

Com uma população hiperconectada, não existe mais opção, sua empresa precisa ter perfis ativos nas redes sociais para ser encontrada por seus públicos e estabelecer relacionamentos que trarão resultados para a reputação e, claro, sua performance em vendas.

Ainda de acordo com o estudo, dentre as razões para o uso das redes sociais:

  • 73,6% dos brasileiros afirmam que pesquisam marcas;
  • 64,4% pesquisam negócios;
  • e 49% desejam fazer networking.

Mas… compreender o comportamento das redes não basta para fomentar os resultados comerciais, é preciso estabelecer um processo planejado e estruturado, de maneira que o propósito, objetivos e metas da empresa sejam preservados.

Por isso, para garantir o sucesso dessa estratégia, é preciso pensar na comunicação integrada e em como cada prática de comunicação e marketing pode influenciar nos resultados.

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Estratégia de Inbound Marketing

Dentre as muitas facetas da comunicação digital, o inbound marketing é uma das mais eficientes quando o assunto é a atração de novos clientes e oportunidades.

Por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante e em diferentes etapas na chamada “jornada de compra”, essa estratégia possibilita conquistar novos leads (potenciais clientes) e fazer a nutrição desses contatos, permitindo que esses sejam orientados em sua decisão de compra e, posteriormente, fidelizados.

O Inbound Marketing já é muito utilizado pelos departamentos de marketing e comunicação corporativa das empresas, mas o que poucos sabem é que a prática pode ser potencializada com o uso da mentoria de executivos para ativação e gestão de sua presença digital.

Por que a presença digital de líderes nas redes sociais se tornou tão importante?

Já sabemos do poder das mídias sociais e, nesse sentido, seu uso é essencial para a construção de reputação, tanto de empresas quanto de pessoas. Quando falamos em “reputação”, precisamos pensar em “confiança”, um atributo extremamente sensível e importante nos dias de hoje, especialmente por conta da infodemia e das fake news.

“Em um mundo no qual mais de 62% da população tem acesso à internet e mais de 58% é usuária ativa de mídias sociais (We Are Social 2022), a atividade digital da alta liderança das organizações tem se tornado, gradualmente, item essencial para auxiliar nos esforços de prevenção e gestão de crises de imagem e, mais do que isso, na conquista de uma reputação verdadeiramente positiva e pautada pela transparência, como empregadora e referência em sua área de atuação”, comenta Kalil Blanco, gerente de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

 Uma pesquisa da PwC a respeito da complexidade da confiança nos negócios, revelou que 49% dos consumidores começaram a comprar ou a comprar mais de uma empresa por conta da confiança, e 73% dos entrevistados citam o CEO como responsável pela confiança de marca.

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Kalil Blanco, gerente de estratégias digitais do Grupo Trama Reputale.

Nesse sentido, ter uma liderança presente nos canais digitais, que se comunique de maneira transparente e alinhada aos valores da empresa, é essencial para construir essa reputação e aproximar o público dos objetivos da marca de maneira humanizada e pessoal.

“O treinamento de pessoas executivas, apesar de, à primeira vista, parecer mais uma responsabilidade a ser acumulada pelos líderes, garante que esses estejam capacitados para lidar com situações nas quais a comunicação é estratégica e pode significar o sucesso ou o fracasso em interações com suas equipes e outros públicos”, completa Blanco.

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Como aliar o Inbound Marketing à presença digital de executivas e executivos?

Ambas as estratégias podem ser muito bem aproveitadas quando pensamos em reputação e conversões. Mas, antes de tudo, é preciso entender qual o objetivo da estratégia de Inbound Marketing no pipeline de Presença Digital da organização e, a partir disso, criar uma estratégia envolvendo os perfis da liderança no planejamento de campanhas.

Neste processo, é possível definir dois objetivos principais:

Conversão direta

Busca atrair novos leads a fim de nutri-los e torná-los consumidores, tendo como objetivo final a venda do serviço ou produto. Neste caso, os perfis de executivas e executivos serão importantes na divulgação das campanhas para a atração de usuários qualificados em suas redes de contato. Como sua base de seguidores é concentrada em pessoas das indústrias em que atuam, eles atingirão com maior eficácia o público-alvo da campanha, permitindo uma taxa maior de leads qualificados.

Awareness

Divulga informações institucionais ou comerciais da marca, tendo como objetivo final a transmissão de conhecimento sobre o assunto. Essa estratégia é muito utilizada para construção de imagem e reputação. Neste caso, a liderança atua de maneira mais efetiva fazendo publicações a respeito do assunto tratado, convidando os usuários à reflexão e dialogando com eles de maneira a tornar o engajamento.

“Ao desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing integrada com uma liderança presente e ativa nas mídias sociais, as marcas contam com uma pessoa “influenciadora digital” própria (tendência em alta, segundo esta matéria do Valor Econômico), que pode levar conteúdo relevante e útil à sua audiência, associando-o às campanhas vigentes, fluxos de automação estabelecidos, conteúdo rico publicado e outros recursos ativos para a captação de leads, potencializando alcance e conversão por meio da confiança e autoridade projetadas pelos líderes influenciadores”, explica Kalil.

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O Case Tate & Lyle: transformando vidas através da ciência dos alimentos

Um dos clientes do Grupo Trama Reputale que trabalha muito bem essa estratégia é a Tate&Lyle, empresa global de fornecimento de ingredientes e soluções para os setores de alimentos e bebidas. A empresa atua tanto com o objetivo de awareness, quanto o de conversão em suas campanhas de Inbound Marketing e, para potencializar seus resultados, a liderança participa de maneira ativa na divulgação e comunicação dessas iniciativas.

Renata Cassar, Head de Nutrição LATAM da Tate & Lyle é um dos exemplos desse posicionamento tão importante. A head é uma das porta-vozes da empresa e compartilha semanalmente notícias, textos e informações em seu perfil no Linkedin, sempre com comentários relevantes acerca do mercado, pesquisas científicas e inovação.

Além de conteúdo sobre nutrição e saúde, que estão associados à sua área de atuação enquanto especialista, ela também trata de assuntos institucionais e comerciais da empresa, sempre reforçando propósito e objetivos da marca.

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Estratégias de comunicação integradas e alinhadas com os objetivos do negócio são poderosas ferramentas para a atração de novos leads, clientes e oportunidades. Desenvolver essa prática pode ser um desafio, mas, se bem aplicada, garante resultados extraordinários.

Vamos conversar sobre como potencializar os resultados da sua estratégia de inbound marketing por meio da presença digital dos executivos da sua empresa? Saiba mais sobre nossos cases.