O LinkedIn é uma das principais redes sociais profissionais do mundo e é uma ferramenta essencial para a construção da reputação de marca das empresas. Prova disso é que plataforma atingiu a marca de 900 milhões de usuários, sendo que mais de 90 milhões são executivos de nível sênior.
Por que ter sua presença no LinkedIn?
De acordo com o relatório “Global Talent Trends 2021” do LinkedIn, mais de 50% dos líderes de RH acreditam que a presença dos executivos na rede social é importante para aumentar a visibilidade da empresa e atrair talentos.
A estratégia também pode ser especialmente importante para a imagem da marca, pois eles são frequentemente considerados líderes de pensamento e representantes da empresa.
“A presença ativa de executivos no LinkedIn pode ser uma poderosa ferramenta de construção de reputação de marca. Ao postar conteúdo relevante e de qualidade, engajar com a audiência e estabelecer conexões com outros profissionais do setor, os executivos podem aumentar a visibilidade da marca e fortalecer sua autoridade no mercado.” comenta Kalil Blanco Spiandorim, Gerente de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale
Do mesmo modo, a plataforma oferece uma rede de contatos ampla e diversificada, permitindo o estabelecimento de conexões com pessoas de diferentes áreas e setores de atuação. Além disso, a rede é uma fonte valiosa de informações sobre o mercado de trabalho e as tendências do setor, possibilitando que os usuários se mantenham atualizados e ampliem seu conhecimento. A plataforma também é uma vitrine para as habilidades e experiências profissionais, o que pode aumentar a visibilidade e as oportunidades de negócio para os usuários.
É importante lembrar que essa estratégia requer um investimento de tempo e esforço, mas os resultados podem ser significativos em termos de geração de leads e oportunidades de negócio. Com uma abordagem estratégica e consistente, os executivos podem ajudar a construir uma imagem positiva da marca no LinkedIn e fortalecer sua posição no mercado.
Cinco dicas para criar um bom conteúdo no LinkedIn
Para compartilhar insights e opiniões relevantes sobre o setor em que você atua e aumentar a reputação da sua marca, é importante considerar alguns pontos. Listamos alguns aqui:
1) Seja autêntico
Os usuários do LinkedIn buscam por conteúdo verdadeiro e relevante. Certifique-se de que o conteúdo que você posta é autêntico, original e reflete os valores da empresa. Não tenha medo de mostrar sua personalidade, mas sempre mantenha um tom profissional.
2) Mantenha-se atualizado
Essa é a chave para um conteúdo bem-sucedido. Trazer pesquisas, dados de mercado e tendências do setor é uma maneira de atrair a audiência e engajar as pessoas certas. Certifique-se de que o material que você posta esteja atualizado e seja relevante para o setor em que você atua.
3) Compartilhe suas opiniões
Os usuários do LinkedIn valorizam os insights de especialistas e líderes de opinião. Compartilhar suas visões sobre tópicos relevantes para o setor e para a empresa ajudará a construir sua reputação como um formador de opinião respeitado.
4) Use imagens e vídeos
Posts com este tipo de conteúdo tendem a ter maior engajamento na rede social, por conta do formato audiovisual que prende atenção do leitor. Considere a possibilidade de incluir imagens e vídeos relevantes e, de preferência autênticos, em suas postagens para aumentar a interação com os usuários.
5) Interaja com a comunidade
O Linkedin é uma rede social e, como tal, sua premissa é a interação. Por isso, responder aos comentários e mensagens, é essencial para criar autoridade na rede. Além disso, participar de grupos relevantes e estar disponível para conversas e trocas de ideias com outros profissionais são maneiras de gerar mais engajamento.
Mãos à obra!
Agora que você já percebeu a importância de estar presente nesta rede social e entendeu algumas maneiras de fazer isso, é hora de colocar em prática. É claro que muitos executivos ainda não se sentem confortáveis para criar conteúdo para a plataforma, mas podem contar com o suporte de quem entende do negócio.
O Grupo Trama Reputale tem experiência na mentoria, treinamento e criação de conteúdo para executivos e pode te ajudar a construir sua presença digital de maneira eficaz. Com o conhecimento adequado do tom de voz e das estratégias de comunicação para LinkedIn, podemos auxiliar na criação de conteúdo autêntico e relevante, bem como no fortalecimento da imagem da marca.
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