Os eventos corporativos são ocasiões especiais, organizadas para a divulgação de empresas e instituições, suas marcas, projetos, produtos ou serviços. Geralmente eles possuem um objetivo único de informar ou realizar uma comemoração, porém o foco é sempre corporativo.

O principal objetivo é informar sobre determinado assunto, obter e fidelizar novos clientes, estreitar o relacionamento com steakholders e até aprimorar uma equipe de vendas.

A organização de eventos corporativos é importante para a comunicação da empresa, e deixou de ser, apenas uma ferramenta institucional. Os diferentes tipos de eventos – como coletivas de imprensa, seminários, workshops entre outros – também se tornaram uma estratégia de marketing e negócios bastante eficaz entre as companhias.

O retorno do presencial – coletiva da Wickbold e Seven Boys

Nos últimos dois anos, a realização de eventos corporativos foi uma das áreas mais afetadas por conta da pandemia da Covid-19. Foi preciso se reinventar e os eventos virtuais nunca foram tão importantes e fundamentais para as empresas e principalmente para os steakholders, jornalistas e formadores de opinião ficarem por dentro dos últimos acontecimentos.

Com a retomada gradual dos eventos presenciais foi preciso fazer e acontecer, e um planejamento bem estruturado e estratégico é a solução para o sucesso do evento, principalmente neste momento em que todos querem estar in loco é fundamental.

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Imagens da coletiva de imprensa da Wickbold e Seven Boys.

Recentemente, o nosso time de Relações Públicas e Marketing de Influência, responsáveis pelo atendimento das contas da Wickbold e Seven Boys realizou uma coletiva de imprensa presencial comunicando os planos da fabricante para o segundo semestre de 2022, assim como os lançamentos de produtos e as perspectivas para 2023.

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Imagens da coletiva de imprensa da Wickbold e Seven Boys.

A ação contou com a divulgação de convites para jornalistas e formadores de opinião, produção de release, follow-up, produção de mailing, reuniões de alinhamento e elaboração de estratégia para abordagem dos jornalistas.

“Esse foi o primeiro evento presencial que a marca realizou. A adesão de jornalistas e influenciadores foi quase de 100%, e muitos que estavam lá falaram que era a primeira vez, depois de muito tempo de pandemia, que estava participando de uma coletiva presencialmente, então acredito que o evento teve um saldo positivo muito bom tanto para a empresa tanto para nós que estamos retomando gradualmente esses eventos presenciais”, conta Ana Paula Teixeira, Gerente de Atendimento do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.

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Ana Paula Teixeira, Gerente de Atendimento do Grupo Trama Reputale.

oito passos para realizar um evento corporativo

Ser estratégico se torna mais eficaz contratar uma empresa especializada que possui know how para evitar contratempos e garantir que seus objetivos sejam alcançados. Por isso, separamos oito passos importantes para a realização de um evento corporativo:

1) Defina o objetivo do evento

Mais do que uma boa organização, é preciso definir o objetivo estratégico alinhado aos valores e propósitos da empresa, de forma que o evento crie uma reputação positiva da marca, e gere negócios e relacionamentos futuros.

2) Defina quem será o público de interesse

E quais as expectativas e anseios para o tipo de evento que será produzido.

3) Faça uma pesquisa completa e faça uma retrospectiva de eventos anteriores

Eles podem ser referência para um planejamento mais assertivo, bem como outro eventos que possam ser concorrente em datas próximas.

4) O planejamento entre agência e cliente é fundamental

Utilizando a metodologia de Design Thinking, de forma a gerar pensamentos criativos e engajamento de todas as partes envolvidas.

5) Escolha os fornecedores parceiros

Dos mais diversos segmentos, para atender a todas as necessidades do evento der forma segura.

6) O CHECK-LIST diário de forma colaborativa é fundamental

Para que cada etapa do planejamento e da execução seja seguida e nenhum detalhe importante fique de fora.

7) Dê voz ao seu evento

Por meio da divulgação em mídias convencionais, blogs, sites e redes socais.

8) Faça levantamentos estatísticos por meio de pesquisas, depoimentos

Com isso terá uma percepção dos participantes de forma que possa avaliar o posicionamento da marca, seus impactos na reputação e as mudanças de comportamento avaliar o posicionamento da marca, seus impactos na reputação e as mudanças de comportamento dos públicos de interesse.

 

Lembre-se: eventos são ótimos momentos para colocar seus valores em prática e criar experiências incríveis para todos, equipe e convidados. E em tempos de pandemia, o cuidado coletivo é um pilar que nunca pode ser esquecido.