Quer saber quem são os creators e como eles podem ajudar a sua marca na construção de um diálogo mais próximo com seus consumidores? Vem entender essa estratégia e como ela funciona na prática.
Você deve estar se perguntando quem são os creators e como o marketing de influência está relacionado com esse universo, certo? A verdade é que precisamos falar sobre os dois temas juntos.
Quem são os creators?
Os creators, conhecidos como criadores de conteúdo, dominaram as redes sociais com a produção de materiais inéditos, que despertam o interesse do público e, consequentemente, atrai olhares encantados das marcas.
Essa é uma relação que tem tudo para dar certo. Afinal, eles sabem como o público quer consumir informação, e as empresas precisam desse espaço para dialogar com o consumidor.
Seja no segmento de gastronomia, moda, beleza, viagem, educação, tecnologia ou geek, eles fazem sucesso por onde passam.
Qual o impacto dos creators nas estratégias de comunicação?
Esse trabalho se tornou tão importante, que um estudo recente apresentado pela Nielsen Catalina Solutions mostrou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações feitas por indivíduos do que por marcas. Ou seja, esse vínculo que os creators têm com o seguidores faz com que eles sejam a ponte entre o público e as empresas.
Para se ter uma ideia da dimensão disso, dados da pesquisa “ROI & Marketing de Influência 2019”, apresentados pela Youpix, reiteram essa informação. O levantamento foi realizado com executivos de 94 grandes empresas brasileiras e mostrou que:
- 68% deles consideram o marketing de influência estratégico para o negócio;
- e 69% reforçaram que esta modalidade traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital traz.
Como funciona na prática?
Agora que você já sabe como os creators podem ajudar a sua marca, a pergunta que fica é: como as empresas devem trabalhar com os criadores de conteúdo nessa estratégia?
A palavra de ordem deve ser cocriação!
Os influenciadores digitais conhecem o perfil do público nas redes sociais, assim como as estratégias que funcionam para falar com sua audiência de forma assertiva. Já as marcas devem alinhar com eles o discurso do que será comunicado com base na cultura e pilares institucionais.
Recente pesquisa divulgada pela Trama avaliou o posicionamento de 200 creators a respeito do assunto e constatou que 40% deles disseram participar do planejamento criativo em parceria com a marca.
Com esse movimento de mercado, os criadores de conteúdo têm ganhado um papel cada vez mais representativo, pois participam e constroem o conceito criativo das campanhas junto com as marcas, e isso é muito positivo”, afirma Leila Gasparindo, CEO da Trama.
Dados do levantamento da agência mostram, ainda, alguns caminhos mais comuns utilizados atualmente para o estabelecimento dessa relação:
- cerca de 15% dos creators disseram, por exemplo, que são convidados pelo menos uma vez por ano para serem embaixadores de marca;
- 62% recebem propostas para apoiar causas;
- mais de 90% dos participantes recebem convite diário, ou pelo menos semanal, para participar de eventos;
- mais de 97% deles afirmaram que a forma mais frequente de contato com as marcas é o recebimento de press kits, com produtos para degustação ou para teste – os famosos “recebidos”;
- 85% disseram que os seguidores interagem com os posts publicados por eles.
É importante avaliar as métricas que serão entregues pelo creator quando o trabalho for contratual.
Ainda segundo dados da pesquisa da Trama:
- 36% dos entrevistados responderam que o retorno mais esperado pelas empresas está no alcance da campanha;
- seguido por engajamento, com 33%;
- e conversão de vendas, com 29%.
Agora que você já sabe tudo que deve considerar na sua estratégia com os creators, chegou a hora de considerar isso em seu planejamento de comunicação.
Para te ajudar ainda mais, quero dividir com você um case com o passo a passo de uma campanha que realizamos para o lançamento do Sorvete 7 Belo, da Arcor do Brasil. Esse case foi um dos finalistas do Prêmio Jatobá 2019, dando à Trama o prêmio de Agência Destaque do Ano.
Confira!
Achei muito interessante a apresentação , e tenho uma marca de lingerie a 24 anos , precisando de ajuda nesse trabalho . Minha empresa se chama Rosativa lingerie.
Oi, Jamil. Vamos entrar em contato com você por e-mail 😉