Para realizar um trabalho estratégico em Relações Públicas é preciso realizar o mapeamento do público e identificar quem você quer “atingir”. Com quem a empresa fala? Com quem ela quer falar? Onde está o meu público de interesse em determinado assunto? Pois bem, quem trabalha na nossa área sabe o quanto os encontros de relacionamento são estratégicos e assertivos para atingir nossos objetivos. Essa ação é considerada umas das melhores formas dos jornalistas conhecerem as informações e novidades que estão sendo desenvolvidas, facilitando a divulgação precisa e relevante de notícias e conteúdos sobre o tema.

Quando uma empresa tem uma atuação e objetivo mais focado em determinada região, que ofereça informações relevantes para o local, é preciso mapear e olhar com atenção para os jornalistas daquela área.

Por isso, quando o profissional de relações públicas ou assessor de imprensa sugere para a marca um encontro de relacionamento com a imprensa regional, ele já tem em mente que essa ação será de extrema importância em diversos aspectos, tanto para os veículos quanto para a sociedade em geral. Por isso, elencamos cinco razões pelas quais esses encontros são relevantes. Confira:

5  motivos para realizar encontros com a imprensa

1) A imprensa regional tem o papel fundamental de representar os interesses e as preocupações das comunidades daquela região. Por isso, os veículos de comunicação possuem um conhecimento ainda mais aprofundado da realidade e das questões que afetam a população em suas áreas de atuação. Dessa forma, os encontros permitem que as informações e pautas de interesse local sejam compartilhadas de forma mais certeira;

2) Os encontros com a imprensa regional permitem que acontecimentos importantes da marca e da empresa sejam divulgados de forma mais focada. Isso contribui para a visibilidade da marca e do envolvimento da comunidade nas ações realizadas diretamente para ela;

3) Sabemos que a imprensa regional é uma das principais ferramentas para garantir o pluralismo de ideias e a circulação de informações fundamentais para o funcionamento da democracia. Ao cobrir as questões locais, a imprensa faz com que a sociedade tome decisões importantes com base nas informações que foram compartilhadas;

4) Com a disseminação das redes sociais e da Internet, as fake News se tornaram um problema significativo na sociedade em geral. Por isso, os encontros de relacionamento com a imprensa regional proporcionam uma oportunidade para corrigir informações erradas e desmentir notícias falsas, contribuindo para a manutenção da credibilidade dos veículos de comunicação confiáveis;

5) Por meio desses encontros de relacionamento com a imprensa, os executivos das marcas e empresas podem estabelecer um canal direto de comunicação com a população e os consumidores explicando as ações já planejadas para aquela determinada região e estreitando ainda mais o relacionamento.

“Aqui na Trama prezamos muito pelos encontros com a imprensa e as empresas que temos em nosso portfólio de clientes. Sabemos que essas reuniões são fundamentais na divulgação de informações relevantes, na promoção da transparência, no fortalecimento e na construção de marcas; ainda mais participativas em regiões em que atuam fortemente. Por isso, é essencial que as lideranças valorizem esse diálogo com os veículos de comunicação regional”, pontua Lizandra Cardelino, gerente do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

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Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.

Case de Sucesso

A Alares, empresa de telecomunicações presente em seis estados brasileiros, realizou de novembro de 2022 a maio de 2023 a mudança de suas marcas regionais para um único nome. A migração ocorreu nas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Paraíba e finalmente no Rio Grande do Norte, onde a Cabo Telecom, principal empresa de telecomunicações do estado, passou a ser chamada de Alares. A Cabo Telecom é uma marca muito querida dos potiguares, e essa mudança foi realizada com todo carinho e atenção para os consumidores sentirem o impacto positivo que a nova marca traria, reforçando que a migração não prejudicaria o serviço oferecido.

Para isso, a equipe de relações públicas responsável pelo atendimento da empresa na Trama desenvolveu um planejamento estratégico para que o CEO da Alares, Denis Ferreira, estivesse presente em Natal para conceder entrevistas para a mídia local sobre essa mudança. Ao todo foram agendadas nove entrevistas e encontros de relacionamento com os principais veículos de comunicação local: rádio, televisão e impresso.

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CEO da Alares, Denis Ferreira em entrevista a CBN Natal

Dessa forma foi possível anunciar a todos os consumidores e clientes da marca que agora a Cabo Telecom teria um novo nome. E a imprensa foi uma grande aliada nessa mudança.

“Sabemos que os encontros de relacionamentos são uma forma eficaz de promover um diálogo aberto e transparente entre a organização e os meios de comunicação local, ajudando dessa forma a construir relacionamentos sólidos e a consolidar ainda mais uma imagem positiva da empresa junto aos seus consumidores e aos novos públicos”, finaliza a Lizandra.