Para realizar um trabalho estratégico em Relações Públicas é preciso realizar o mapeamento do público e identificar quem você quer “atingir”. Com quem a empresa fala? Com quem ela quer falar? Onde está o meu público de interesse em determinado assunto? Pois bem, quem trabalha na nossa área sabe o quanto os encontros de relacionamento são estratégicos e assertivos para atingir nossos objetivos. Essa ação é considerada umas das melhores formas dos jornalistas conhecerem as informações e novidades que estão sendo desenvolvidas, facilitando a divulgação precisa e relevante de notícias e conteúdos sobre o tema.
Quando uma empresa tem uma atuação e objetivo mais focado em determinada região, que ofereça informações relevantes para o local, é preciso mapear e olhar com atenção para os jornalistas daquela área.
Por isso, quando o profissional de relações públicas ou assessor de imprensa sugere para a marca um encontro de relacionamento com a imprensa regional, ele já tem em mente que essa ação será de extrema importância em diversos aspectos, tanto para os veículos quanto para a sociedade em geral. Por isso, elencamos cinco razões pelas quais esses encontros são relevantes. Confira:
5 motivos para realizar encontros com a imprensa
1) A imprensa regional tem o papel fundamental de representar os interesses e as preocupações das comunidades daquela região. Por isso, os veículos de comunicação possuem um conhecimento ainda mais aprofundado da realidade e das questões que afetam a população em suas áreas de atuação. Dessa forma, os encontros permitem que as informações e pautas de interesse local sejam compartilhadas de forma mais certeira;
2) Os encontros com a imprensa regional permitem que acontecimentos importantes da marca e da empresa sejam divulgados de forma mais focada. Isso contribui para a visibilidade da marca e do envolvimento da comunidade nas ações realizadas diretamente para ela;
3) Sabemos que a imprensa regional é uma das principais ferramentas para garantir o pluralismo de ideias e a circulação de informações fundamentais para o funcionamento da democracia. Ao cobrir as questões locais, a imprensa faz com que a sociedade tome decisões importantes com base nas informações que foram compartilhadas;
4) Com a disseminação das redes sociais e da Internet, as fake News se tornaram um problema significativo na sociedade em geral. Por isso, os encontros de relacionamento com a imprensa regional proporcionam uma oportunidade para corrigir informações erradas e desmentir notícias falsas, contribuindo para a manutenção da credibilidade dos veículos de comunicação confiáveis;
5) Por meio desses encontros de relacionamento com a imprensa, os executivos das marcas e empresas podem estabelecer um canal direto de comunicação com a população e os consumidores explicando as ações já planejadas para aquela determinada região e estreitando ainda mais o relacionamento.
“Aqui na Trama prezamos muito pelos encontros com a imprensa e as empresas que temos em nosso portfólio de clientes. Sabemos que essas reuniões são fundamentais na divulgação de informações relevantes, na promoção da transparência, no fortalecimento e na construção de marcas; ainda mais participativas em regiões em que atuam fortemente. Por isso, é essencial que as lideranças valorizem esse diálogo com os veículos de comunicação regional”, pontua Lizandra Cardelino, gerente do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.
Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.
Case de Sucesso
A Alares, empresa de telecomunicações presente em seis estados brasileiros, realizou de novembro de 2022 a maio de 2023 a mudança de suas marcas regionais para um único nome. A migração ocorreu nas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Paraíba e finalmente no Rio Grande do Norte, onde a Cabo Telecom, principal empresa de telecomunicações do estado, passou a ser chamada de Alares. A Cabo Telecom é uma marca muito querida dos potiguares, e essa mudança foi realizada com todo carinho e atenção para os consumidores sentirem o impacto positivo que a nova marca traria, reforçando que a migração não prejudicaria o serviço oferecido.
Para isso, a equipe de relações públicas responsável pelo atendimento da empresa na Trama desenvolveu um planejamento estratégico para que o CEO da Alares, Denis Ferreira, estivesse presente em Natal para conceder entrevistas para a mídia local sobre essa mudança. Ao todo foram agendadas nove entrevistas e encontros de relacionamento com os principais veículos de comunicação local: rádio, televisão e impresso.
CEO da Alares, Denis Ferreira em entrevista a CBN Natal
Dessa forma foi possível anunciar a todos os consumidores e clientes da marca que agora a Cabo Telecom teria um novo nome. E a imprensa foi uma grande aliada nessa mudança.
“Sabemos que os encontros de relacionamentos são uma forma eficaz de promover um diálogo aberto e transparente entre a organização e os meios de comunicação local, ajudando dessa forma a construir relacionamentos sólidos e a consolidar ainda mais uma imagem positiva da empresa junto aos seus consumidores e aos novos públicos”, finaliza a Lizandra.