Hoje em dia, é notável a divulgação de notícias que se referem às operadoras e o ressurgimento da Telebrás, considerando o objetivo de melhorar a qualidade da banda larga no Brasil. São matérias informativas, e até investigativas, que apresentam um panorama sobre o andamento das ações do setor. Apesar da variedade de meios de comunicação que garantem espaço para o tema, há alguns meses era absolutamente desafiador conversar com jornalistas das redações sobre o do Plano Nacional da Banda Larga. Imagine, então, falar sobre a possibilidade de um especialista avaliar o cenário, a polêmica da reativação da estatal…
Essa foi a situação com a qual o núcleo de TI da Trama Comunicação se deparou em abril deste ano quando, pelo quarto ano consecutivo, foi responsável pelo trabalho de assessoria de imprensa para o evento de governo eletrônico, reconhecido como o principal ponto de encontro para especialistas e interessados no uso das ferramentas de TI na gestão pública. Em sua 16ª edição, o CONIP 2010 teve como atrações principais o debate sobre o marco civil da internet e o plano nacional de banda larga.
Após diversas conversas com o cliente e reuniões com a equipe de atendimento, foi elaborado um cronograma que contemplou ações conforme o planejamento do próprio Conip e, ao mesmo tempo, desse espaço para oportunidades diferenciadas na mídia. O resultado dessa estratégia trouxe resultados importantes, com recorde no número de publicações em impresso, online e televisão. Mais ainda, 23 jornalistas estiveram presente na coletiva com o presidente da Telebrás Rogério Santanna.
Para conhecer a iniciativa e os frutos desse trabalho, vale conferir a matéria do Valor Econômico, O Estado de S. Paulo, UOL, R7, Info Exame, entre outros. Vagner Diniz, do W3C Brasil e coordenador geral do CONIP 2010, também falou na GloboNews e na BandNews.