Estudo da Interbrand mostra as 50 marcas globais mais valiosas ao calcular o valor da marca em centenas de empresas. O estudo mostra que os consumidores valorizaram as marcas que demonstraram estar ao lado da sociedade.
Apple
Com um valor de marca impressionante de US $ 323 bilhões , a Apple é a marca global mais valiosa do mundo, seguida de perto pela Amazon em segundo lugar, e pela Microsoft em terceiro. O crescimento médio no valor da marca em todas essas três marcas de tecnologia em 2020 foi de cerca de 50%.
No entanto, outras marcas que estão no topo da lista de marcas globais não tiveram o mesmo sucesso recente. A Coca-Cola, por exemplo, está em sexto lugar, mas viu um declínio no valor da marca de mais de US $ 13 bilhões desde 2010.
Marcas que se mostram solidárias durante a pandemia ganharam a confiança da opinião pública, nutrindo laços emocionais com seus clientes, parceiros, fornecedores e comunidades. Com essas atitudes elas superaram as principais empresas listadas no S&P 500 e no Fortune 500 em receita e lucro. Ao construir níveis mais altos de confiança, geraram uma base de consumidores mais fiel ao longo do tempo.
A Apple, por exemplo, que ocupa o 1º lugar, fez um programa de doação que arrecadou US$ 600 milhões, envolvendo seus funcionários em 1,6 milhão de horas de voluntariado, além de inúmeras ações sociais e de apoio a comunidades onde a empresa está inserida.
A “Grande Mudança” de Marca
Segundo o estudo da Interbrand, com quase 60 marcas extremamente influentes caindo em desuso nas últimas duas décadas, há várias maneiras pelas quais as marcas de hoje podem construir resiliência econômica e prosperar em um mundo ansioso:
- Liderança: o grau em que uma marca tem um propósito claro que é executado de forma integrada em toda a organização.
- Engajamento: criar relacionamentos significativos e colaborativos com os consumidores com base na história única da marca e na razão de ser.
- Relevância: ser onipresente para os clientes e atender às suas expectativas, indo além da venda de produtos ou serviços.
Embora os impactos de 2020 sejam sentidos nos próximos anos, as marcas que ficarem à frente das expectativas de mudança dos consumidores estarão em melhor posição para enfrentar a tempestade.