Você sabe quais resultados sua empresa pode cobrar de um trabalho de Assessoria de Imprensa? Selecionamos algumas métricas importantes que vão te ajudam a mensurar e a entender o valor deste trabalho
Assessoria de Imprensa é uma das estratégias mais tradicionais para construir a reputação de marcas, gerar credibilidade e visibilidade, conhecimento do público e apresentar negócios e empresas ao mercado.
Entretanto, os esforços das equipes de assessoria de imprensa – e dos profissionais de comunicação de um modo geral – sempre foram questionados, uma vez que o retorno conquistado por esse time sempre foi vinculado a uma esfera menos palpável e menos numérica, mas mais focada na construção e consolidação de reputação e percepção de imagem da marca.
Mas essa ideia não está 100% correta! Tenha em mente que tudo pode e deve ser mensurado, tangível ou intangível. Saber como mensurar o trabalho de assessoria de imprensa é fundamental para você ter a certeza da eficácia das ações.
A mensuração dos resultados é muito importante para analisar as estratégias que estão sendo desenvolvidas.
Para isso, separamos algumas métricas que vão te ajudar a entender o valor do trabalho da assessoria de imprensa – e, o mais importante, a entender como cobrar a equipe e como apresentar esses números numa reunião de resultados.
Confira:
Clipping
É o monitoramento das notícias que foram publicadas em um determinado período. É uma ferramenta-chave para a assessoria de imprensa, pois permite que as equipes e gestores consigam fazer análises quantitativas e qualitativas sobre o ganho de percepção de imagem do cliente.
Cobertura de Mídia
Contabiliza o total geral de matérias publicadas na imprensa por TIER. Os tiers são os veículos considerados prioritários para a divulgação daquele negócio, produto, serviço ou marca, alinhados com o mercado/universo do cliente. Eles podem ser divididos em níveis de prioridade, conforme o exemplo a seguir:
Imagine que a sua empresa pertence ao segmento de tecnologia:
- podemos considerar como Tier 1 (prioridade máxima), os veículos de grande imprensa, com foco nas editorias específicas de tecnologia ou que trabalhem pautas de inovação, negócios etc, e que tenham aderência à marca e ao produto, bem como os mais importantes veículos de trade;
- como Tier 2, podemos considerar os veículos com menor audiência, mas que mantenham aderência à marca e ao produto,
- e como Tier 3, os veículos selecionados têm menor relevância e baixa adesão à marca e ao produto, porém são importantes para a divulgação quantitativa.
Entendeu?
Além disso, ainda na cobertura de mídia, é possível medir se as divulgações tiveram imagem dos produtos/serviços sugeridos, se houveram declarações das fontes indicadas e se as matérias foram positivas ou não.
Cobertura por tipo de mídia
Contabiliza o número de matérias publicadas por tipo de veículos. Eles podem ser impressos, on-line, rádios/TV e blogs.
ROI de Investimento
Aqui é possível medir a centimetragem, também chamada de valoração de mídia. A centimetragem é um cálculo que as assessorias de imprensa fazem para identificarem quanto o assessorado teria que investir caso aquela mídia fosse um anúncio que ele tivesse que pagar para ser exibido.
Imagine que a sua empresa teve uma matéria veiculada em um jornal de grande circulação. A divulgação foi feita de forma gratuita, apenas pela relevância do conteúdo. Podemos concluir, então, que você conseguiu uma “mídia espontânea”. Mas e se aquela matéria fosse um anúncio?
Para saber o valor que seria pago, ou seja, o valor da notícia, as assessorias de imprensa fazem a centimetragem, calculando o tamanho ocupado na página com base na tabela de preços dos espaços publicitários daqueles veículos.
Veja como funciona na prática: imagine que o valor publicitário do jornal X é R$100 por cm². E que a mídia espontânea ocupou um espaço de 30 cm² que, multiplicados pelo valor do espaço publicitário do jornal, resultou numa divulgação que custaria R$ 3.000 se fosse um anúncio pago.
Entendeu?
ROI dos Objetivos de Imagem atingidos por matéria
Contabiliza as matérias publicadas com base nos objetivos de divulgação da empresa.
- Leitores atingidos: avaliado com base na tiragem dos veículos, número de seguidores e curtidas dos influenciadores.
- Divisão por assuntos: calcula quantas matérias foram publicadas por assuntos que a empresa escolheu divulgar.
- Cobertura de PR Source: quantifica os tipos de estratégias usadas para as divulgações (press release, sugestão de pauta, artigo, etc.)
Agora que você já conhece as principais métricas que envolvem o trabalho de assessoria de imprensa, já sabe, também, o que deve cobrar de uma equipe para atingis resultados superiores para o negócio da sua empresa.