Ter sua marca reconhecida no mercado vai muito além de oferecer serviços ou produtos de qualidade. Até porque, atualmente, a ideia de qualidade na visão do consumidor não é a mesma de anos atrás. E mais do que conseguir espaço na mídia para a sua empresa, é necessário engajar o público.

Com o aperfeiçoamento das ferramentas de marketing ao longo dos anos, novas estratégias, como o Inbound PR, surgiram e revolucionaram o segmento para as marcas no processo de engajamento. E sabemos que uma das melhores formas de se fazer isso no cenário atual é por meio de parcerias com influenciadores digitais, que passam a atuar como embaixadores das marcas nas redes sociais.

Mas afinal, o que são Embaixadores de Marca?

Em simples definição, qualquer pessoa que fomenta a imagem de uma empresa, serviço ou produto pode ser considerada uma embaixadora de marca, inclusive funcionários da companhia. Eles podem ser pagos ou espontâneos.

Os embaixadores espontâneos promovem a empresa de forma orgânica, sem custo para a marca, por se identificarem e estarem alinhados até mesmo com propósitos, missão e valores da companhia. Esses, portanto, recomendam produtos ou serviços seja por boca a boca, via redes sociais, resenhas, entre outras formas.

Já os embaixadores de marca pagos, são aqueles que são patrocinados por uma determinada marca, seja em formato de permuta (recebendo produtos/serviços) ou remunerado com dinheiro. E esses embaixadores podem ser creators (como são chamados os influenciadores que produzem conteúdo para as redes sociais), celebridades, artistas, entre outros formadores de opinião que possuem uma vasta audiência. Vale ressaltar que, quando falamos de influenciadores, devemos também considerar os microinfluenciadores – aqueles cujo público é formado por 5 mil a 100 mil seguidores, uma vez que eles possuem uma audiência mais específica e de nicho, o que é uma oportunidade para que marcas criem um relacionamento mais duradouro e relevante com seus potenciais consumidores.

Fica a dica 😉

De acordo com uma pesquisa realizada pela Youpix, GFK e Airstrip, enquanto os grandes influenciadores engajam apenas 0,66%, um influenciador que tem até 30 mil seguidores possui cerca de 3,12% de engajamento. É um investimento bem interessante e que gera resultados autênticos de awereness e reconhecimento para qualquer marca.

Vantagens de investir em Embaixadores da Marca

  • Alinhando os propósitos, objetivos e valores da forma correta com os influenciadores, as mensagens-chave da marca serão promovidas e alcançarão uma audiência bem segmentada e os resultados serão muito positivos;
  • Não basta alinhar as mensagens, é importante ouvir e entender as percepções dos influenciadores que podem ser muito valiosas. Eventualmente as ideias que surgirem também podem ser colocadas em prática pela companhia, transformando-se em novas ações ou mesmo produtos;
  • O trabalho de propagação da marca acaba sendo realizado em conjunto, o que pode fazer uma grande diferença no negócio.

Não há dúvidas de que os influenciadores se transformaram nos principais formadores de opinião na era digital, portanto, é imprescindível incluir esse tipo de estratégia no planejamento de comunicação, visto que essas ações ainda permitem aumentar a base de leads da marca, conduzir visitantes, gerenciar relacionamentos e desenvolver uma reputação positiva para as empresas.

E aí? Sua empresa está preparada para criar um Programa de Embaixadores de Marca?