Por Olívia Orlandine
O mercado aponta para períodos financeiramente difíceis e os gestores buscam cortar custos para aliviar as perdas decorrentes dos efeitos da falta de crédito mundial, mas seria mesmo o marketing o setor mais indicado para ter suas verbas reduzidas? A história diz que não.
Durante períodos de recessão todas as empresas seguram o fôlego e quem tiver mais pulmão escapa das quebras financeiras e pode até encontrar na crise uma oportunidade de crescimento rara, a de conquistar uma fatia maior do mercado. E como fazer isso? Investindo na imagem.
De acordo com estudo da consultoria McKinsey, publicado pela revista Exame, que analisou a atuação de mil empresas entre 1982 e 1999 (período de três grandes crises – o segundo choque do petróleo, a recessão americana no final da déc. 80 e as crises da Ásia e da Rússia no final dos anos 90), apenas as empresas que mantiveram ou aumentaram seus investimentos em marketing conseguiram aumento dos lucros na fase da retomada econômica.
Segundo um estudo mais profundo realizado por Tony Hiller, as companhias que aumentaram seus investimentos em marketing durante a crise obtiveram uma lucratividade 4,3% maior do que antes da recessão.
E as grandes empresas sabem disso. Publicado dia 30/04/09 pela Gazeta Mercantil, o ranking BrandZ, que identifica o valor financeiros das marcas, anunciou o Google (U$100 bilhões) como a empresa mais valiosa do mundo, seguido pela Microsoft (U$76,2) e pela Coca-Cola (U$67,6). E como essas empresas se comportam na crise?
Google considera investir mais em publicidade (Wall Street Journal)
A Coca-Cola Company Brasil anunciou que investirá R$ 1,75 bilhão em 2009, um crescimento de 16,6% em relação ao ano passado. (Mundo do Marketing)
Já para a Microsoft, segundo seu conselheiro-geral, Brad Smith, o cenário de crise mundial só será superado com inovação tecnológica. “Vamos cortar em marketing, em custos gerais e em advogados, mas nunca em pesquisa.”, disse Smith em visita ao Brasil.
Será que podemos esperar os feitos do corte de marketing dessa líder mundial para os próximos rankings? E a sua empresa? Está buscando o lucro no curto prazo ou nasceu para fazer história? Pense nisso e confie no marketing.