Você sabia que o Brasil lidera o ranking dos países que mais produz e distribui conteúdo de podcast no mundo? Desde o início da pandemia, em 2020, houve um crescimento de 103% no número de novos programas, de acordo com o relatório publicado pela Voxnest, uma empresa americana especializada em tecnologias para indústrias de áudio.

Mas apesar do aumento e diversidade de podcasts, o Brasil não é o país que mais consome este formato de mídia. Neste quesito, o país cai de líder para o quinto lugar. É que, segundo a Voxnest, muita gente ouve podcast apenas a caminho do trabalho ou fazendo uma atividade física.

O brasileiro ainda não tem o hábito de buscar o podcast como fonte regular de informação, como sites e TV. Então, nem tudo o que está disponível na internet é visto ou seguido.

Para que um novo programa chame atenção e ganhe a fidelidade do público não basta gravar e postar. É preciso produzir um conteúdo interessante e com qualidade do começo ao fim: ser autêntico, inteligente, agregar conhecimento e ser agradável de ouvir. Mas como fazer isso?

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Confira as dicas a seguir:

O público que mais ouve podcasts tem entre 18 e 54 anos. Ou seja, existem diversos perfis a serem explorados. Independentemente disso, para que a criação tenha sucesso os passos a serem seguidos são os mesmos.

1) Planejamento é fundamental

Sobre o que a sua marca quer falar? Que tipo de conteúdo pode interessar ao seu público-alvo? A dica é pensar em um tema bem amplo, que represente o nicho da empresa. Ele vai servir como um caminho a ser seguido. A partir daí é só montar um cronograma com assuntos que podem ser capítulos do podcast. O ideal é demonstrar autoridade sobre determinada área e entreter o ouvinte ao mesmo tempo. É unir o útil ao agradável.

2) Escolha o tipo de podcast

Existem diferentes formatos de podcasts. Cada um pede um planejamento diferente da marca, já que as estruturas são bem diferentes. Esses são os principais tipos:

  • Entrevista: As entrevistas costumam ser bastante usadas nos podcasts. O anfitrião convida um especialista ou uma personalidade para discutir algum tema em que são referências. Com isso, o podcast tende a atrair também o público que já acompanha esse convidado.
  • Informativo:  É como um jornal de rádio. Ele tem um perfil mais informativo, jornalístico, trazendo até notícias do dia ou algum assunto em alta na área de atuação. Ele também pode ser analítico.
  • Painel: Este formato funciona como uma espécie de mesa redonda, onde um ou mais convidados ganham espaço para debater um assunto, com tempos definidos ou não. A conversa flui de acordo com a coordenação do mediador/apresentador.
  • Individual: Apenas uma pessoa conduz o programa. O apresentador precisa ter conhecimento, carisma e desenvoltura para dar ritmo ao podcast e transformá-lo numa conversa que prenda os ouvintes. A vantagem é que a edição é mais fácil e não há problemas de agendas na hora de gravar.

3) Com qual frequência o podcast deve ser publicado?

A melhor frequência é aquela que se pode cumprir regularmente. Manter uma periodicidade apenas por manter é inútil. O impacto será maior se divulgar um excelente episódio por mês, ao invés de um muito comum a cada semana.

Uma opção é fazer podcasts por temporadas. Quando você inicia um podcast sazonal cada temporada pode ter um tema. É possível criar episódios com base num assunto ou um tópico que gere de 6 a 12 episódios e, depois, fazer uma pausa. Uma nova temporada pode ser iniciada após algumas semanas.

4) Escolha bons títulos para os capítulos

Assim como a escolha de um nome para o seu podcast é importante, pensar em bons títulos, que descrevam o episódio, é primordial para que o público queira clicar e ouvi-lo. Você só precisa ter certeza de que está entregando o que divulgou. Nunca use “Episódio 1”, “Episódio 2”, e etc. Não funciona.

5) Faça um podcast em tom de conversa

Durante um podcast, a fala em tom de conversa torna a mensagem mais leve e desperta mais a atenção do ouvinte. Além disso, a transmissão ganha “uma cara” mais profissional e assegura mais credibilidade ao locutor.

Imprimir o tom de bate-papo ao conteúdo remete a certa informalidade, garantindo ao público uma sensação de proximidade com o apresentador. Dependendo do assunto a ser transmitido, o tom pode ser mais ou menos descontraído.

Não falar rápido e usar frases curtas também são pontos importantes a serem considerados, pois facilitam – e muito – a compreensão do que está sendo dito.

6) Invista em bons equipamentos

Você pode ter recursos limitados, mas não economize na hora de escolher um microfone. Um equipamento de baixa qualidade irá forçá-lo a editar mais, e o som do podcast pode afastar o público. O som da voz deve ser sempre limpo e nítido. Na maioria dos casos, um bom microfone dinâmico cardioide é o suficiente.

7) Edite o material antes de publicar

Após as gravações é necessário editar o material antes de postá-lo.  Assim, será possível cortar trechos que não forem necessários, incluir efeitos sonoros e colocar no ar um podcast de qualidade.

Crie uma vinheta que traga o tom do podcast e escolha trilhas sonoras condizentes com o assunto do dia – caso elas sejam trocadas conforme o episódio. Esses detalhes fazem toda a diferença.

A edição é como uma lapidação que torna o conteúdo mais interessante e profissional.

8) Divulgue o podcast nas redes sociais

Chame mais gente para aproveitar o seu conteúdo! Essa divulgação é essencial para alcançar mais pessoas e fazer o seu programa ser conhecido por aí.

  • Crie uma contagem regressiva nos stories do Instagram para gerar expectativa;
  • Mostre os bastidores das gravações e edições para humanizar o conteúdo;
  • Crie teasers para dar um gostinho do que o podcast vai trazer;
  • Incentive que os convidados também compartilhem sobre o podcast nas suas redes sociais;
  • Compartilhe posts de usuários que falam sobre o podcast para gerar prova.

“Os podcasts são uma das mídias mais consumidas no Brasil. O país está em terceiro lugar no mundo dentre os países que mais consomem esse tipo de conteúdo e, segundo uma pesquisa realizada pela Volt Data Lab, 2019 foi o ano dos podcasts por aqui. E de lá para cá, isso não mudou”. – Kalil Blanco Spiandorim, Gerente de Estratégias Digitais da Trama Reputale.

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Gerente Sênior e Associado de Estratégia Digital (LATAM) do Grupo Trama Reputale, Kalil Blanco Spiandorim.

Case de sucesso

Um dos serviços oferecidos pelo Grupo Trama Reputale é a produção de podcasts aos nossos clientes. Dentre todos que são feitos há um que se destaca: o Papo Mais+, podcast mensal feito para a Central de Informações São Paulo – CISP.

Este canal de comunicação foi sugerido pelo Grupo Trama Reputale para a CISP em 2020 após uma pesquisa interna mostrar que os associados da empresa consumiam, pelo menos, uma hora por dia deste tipo de conteúdo. Então, para estreitar o relacionamento com os profissionais de Crédito e Cobrança – seu público-alvo -, foi criado um podcast em formato de entrevista para falar sobre tendências de mercado, carreira, comportamento, economia, inovação, além de assuntos sobre as áreas financeira e contábil.

“Outra pesquisa, realizada pela Magna e Vox Media, mostra ainda que podcasters têm um maior poder de engajamento do que influenciadores junto à sua audiência. Isso apenas reforça a relevância do formato quando o assunto é aproximar, envolver e engajar a audiência. Para empresas e organizações que atuam em um modelo B2B, isso não é diferente”, ressalta Kalil Blanco Spiandorim, Gerente de Estratégias Digitais da Trama Reputale.

A qualidade e a riqueza dos conteúdos publicados têm sido determinantes para o crescimento da audiência do Papo Mais+. Desde o primeiro episódio os convidados são escolhidos a dedo. Especialistas dos mais diversos segmentos trazem informações relevantes para as conversas, agregando conhecimento aos ouvintes com leveza e descontração.

Entre as edições mais ouvidas estão:

1) Comunicação Não Violenta, com a especialista Pamela Seligmann – Ouça por aqui!

2) Igualdade no Mercado de Trabalho, com Myrt Thânia Cruz, doutora em Ciências Sociais e professora na PUC/SP, e Daniel Ramos, mestre em Antropologia Social pela UFSCar e trabalhador na Cultura – Ouça por aqui!

3) Ikigai: entenda como essa filosofia pode te ajudar na carreira, com o neuroeducador e analista comportamental, Igor Saldanha – Ouça por aqui!

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Podcast Diálogos

Nós do Grupo Trama Reputale temos um Podcast exclusivo, chamado Podcast Diálogos. Onde nossos times de Relações Públicas, Comunicação Interna e Digital fazem a curadoria das principais notícias, tendencias e informações para dialogarmos com nossos clientes parceiros e com o mercado. Tudo para te ajudar a dar o próximo passo.