Em se tratando de Comunicação Interna é fundamental, antes de desenvolver planos de ação, canais ou campanhas de endomarketing, fazer um diagnóstico de modo a conhecer não apenas a efetividade do atual sistema de comunicação com os empregados, bem como as falhas desse processo junto a cada público-alvo.
Nesse sentido, um bom Plano de Comunicação Interna para sua organização inicia, é claro, com informações sobre hábitos de leitura, entretenimento e lazer, por exemplo, por parte dos seus colaboradores, seus modos de pensar e se comportar, até mesmo, em seus perfis nas redes sociais, além de eventuais anseios de melhoria ligados a questões de clima organizacional, os quais são muito peculiares e variáveis em cada empresa.
É fundamental investir boa parte do seu tempo e sua energia para conhecer a fundo o seu público interno, uma vez que a área de Recursos Humanos, embora já disponha de indicadores sobre faixa etária, escolaridade, local de residência, saúde ocupacional, estado civil, entre outros, nem sempre apresenta uma visão clara e assertiva acerca de tudo aquilo que ronda também a vida de cada profissional além dos muros da organização.
O QUE É UM DIAGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
O Diagnóstico de Comunicação Interna é um importante instrumento para levantar dados e, por meio deles, traçar planos que tenham chances reais de impactarem os colaboradores dentro da empresa. E, por que não, fora dela também.
Além disso, o diagnóstico de comunicação interna nos permite extrair uma visão tridimensional de cada organização, seus pontos fortes e fracos, mapear demandas reprimidas, esclarecer mitos, averiguar novos rituais e sistemas informais de comunicação existentes para que, finalmente, possamos toda essa base de informações com os pilares da cultura e desafios estratégicos do negócio. Tudo com vistas, é claro, a melhorar a comunicação, promovendo o EVP e o employer branding também, por consequência.
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PARA QUE SERVE UM DIAGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
Ele é o primeiro passo que uma empresa deve dar antes de pensar na implementação de cada ação, canal ou projeto, independentemente do resultado esperado pela área de Comunicação Corporativa ou de Recursos Humanos, que pode ser:
- transformar a cultura organizacional ou identidade de marca;
- tornar o ambiente mais agradável;
- desenvolver comportamentos e atitudes esperadas;
- promover mais qualidade de vida no ambiente trabalho;
- eliminar as conversas da chamada “rádio peão”;
- engajar os colaboradores com a missão, visão e os valores de cada empresa;
- reduzir os indicadores de turnover e absenteísmo etc.
Sem um bom diagnóstico não há como planejar a comunicação interna. Concorda? Mas, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Diante das limitações que as circunstâncias, às vezes, impõem a cada empresa, muitas lideranças de comunicação se encontram na estaca zero, sem saber como dar o primeiro ou próximo passo. É nesse aspecto que podemos ajudar.