O dia da mulher é uma data em que muitas empresas programam ações de comunicação interna e externa. Nesse texto, trago alguns cases de sucesso de marcas que apostaram em campanhas com Influenciadoras Digitais engajadas para levantar a bandeira da causa feminina. Confira!

 

É imprescindível que hoje a comunicação interna e externa, online e offline, estejam alinhadas, inclusive, para levantar ou reforçar bandeiras.

Isso porque o consumidor está disposto a adotar hábitos de consumo mais engajados com ações sociais e ambientais. Das cinco principais tendências de consumo, três delas estão relacionadas a “compras com propósito”, segundo o estudo “The Future of Purpose“, da consultoria TrendWatching.

Nesse sentido, o Dia da Mulher se apresenta como uma data – e um tema – super bacana para pensarmos estratégias de comunicação capazes de levantar essa bandeira, além de gerar vínculos afetivos e, obviamente, trazer visibilidade às empresas.

 

Propósitos que dão match

 

Na hora de associar sua marca, produtos ou serviços ao Dia da Mulher, ou a um influenciador digital específico, só uma coisa é certa: deve haver match de propósito entre os dois!

A utilização desse tipo de bandeira une as pessoas em torno de uma causa, aumentando, portanto, a representatividade do assunto. Contudo, é preciso que haja um alinhamento entre o propósito da marca/produto + tema + influenciador para que de fato seja uma ação efetiva.

Só assim os resultados serão positivos e você atingirá a visibilidade desejada [e o melhor: sem precisar fazer gestão de crises depois].

 

Sim, mulher vende uísque!

 

Em novembro de 2019 a atriz Taís Araújo foi escolhida para protagonizar uma campanha publicitária do uísque Chivas no Brasil com o intuito de “quebrar o estereótipo de bebida masculina e elitizada”.

A marca entendeu que estava na hora de fazer um movimento para se aproximar cada vez mais de mulheres e para isso escolheu Taís, primeira mulher negra em uma ação da marca.

A artista é muito engajada na causa feminina, o que casou perfeitamente com os objetivos da empresa e também com os da atriz.

 

 

Beleza Inclusiva

 

Ellora Haonne é outra influenciadora muito conhecida por dar voz e visibilidade às causas feministas.

Ela fez parte da campanha #NosMostre, da Dove com a Getty Images, que tinha como objetivo criar a primeira biblioteca de fotos acessível ao público para romper estereótipos de beleza em todo o mundo nas suas mais diversas formas.

Com mais de 5 mil imagens de mulheres fotografadas por outras mulheres, a ideia era possibilitar uma visão mais inclusiva da beleza, para uso de toda a mídia e publicitários.

 

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A ação não contou apenas com a participação de influenciadores digitais, mas ainda assim a internet tornou-se uma aliada. A estratégia das marcas casou com o propósito de muita gente que se engajou ao tema.

 

Intuição Feminina tem poder

 

Outro case de sucesso foi a mudança de posicionamento da marca Monange, com a abertura da Casa de Instituição Monange, em São Paulo.

Na ocasião, houve uma coletiva de imprensa e um talk show que contou com a participação da Jout Jout, outra influenciadora muito engajada em causas feministas.

 

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Ela contou de sua trajetória e levantou uma reflexão sobre a não aceitação de algumas mulheres.

A ideia do bate-papo era introduzir a nova mensagem da marca: “A intuição feminina tem poder”.

Mais uma vez os propósitos deram match.

 

 

Gostou das ideias? Viu como os Influenciadores Digitais podem ajudar a sua marca a ampliar vozes e aumentar a visibilidade de uma causa ou produto?

Muitos perfis já possuem uma bandeira declarada. E utilizar isso a favor de uma marca que possui o mesmo propósito é uma oportunidade de se obter melhores resultados dentro de um conjunto de ações.

E essa estratégia acaba sendo benéfica também para o(a) influenciador(a), que ganha visibilidade quando se associa à uma marca que também disponibiliza um conteúdo alinhado com a sua audiência.

Em causas sociais é assim: todo mundo ganha!