Já era o tempo que bastava conhecer os “4Ps” do marketing para ser um bom empresário (Produto, Preço, Promoção e Praça). Hoje, na era digital, os “Ps” já são oito e envolvem também: Pesquisa, Propagação, Personalização e Precisão. E foram justamente esses os pontos focados por Tagil Oliveira Ramos, consultor de marketing digital da Trama, no curso Marketing Digital 3.0 para empreendedores inovadores, desenvolvido exclusivamente para os incubados do Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, cliente da agência há 13 anos, e ministrado no final do mês de julho.
Para uma sala com lotação máxima, Tagil explicou como a disciplina do marketing evoluiu, junto com os ensinamentos de seu grande pensador, Philip Kotler. Assim, os empreendedores tiveram a oportunidade de descobrir que, atualmente, os clientes querem satisfazer suas aspirações, tornando-se diferenciados e fazendo a diferença.
Mas não foi só na teoria que os conhecimentos foram passados. Na prática, um jogo proposto pelo palestrante mostrou aos empresários como aplicar o investimento em marketing digital nas várias mídias sociais, como Facebook, Twitter e Linkedin, além de links patrocinados do Google, ajudando os empresários na elaboração de estratégias para a conquista de visibilidade em torno de suas marcas na web.