Você sabe o que é Cultura Organizacional e por que ela é tão importante para a gestão empresarial? De maneira geral, ela se refere ao conjunto de comportamentos e práticas compartilhados pelos colaboradores.
É responsável por definir o “jeito de ser” de uma empresa, como os funcionários se relacionam entre si e com outros públicos de interesse.
Assim, é importante que a alta gestão crie estratégias para proporcionar um ambiente saudável e estável para todos, para viabilizar o sucesso do negócio.
Vamos dar dicas de como fazer isso!
Elementos da cultura organizacional de uma empresa
Para começar a promover uma cultura saudável e fortificada, o primeiro passo é identificar os elementos que a compõem dentro da sua organização.
Suas principais características podem ser notadas ao observar.
Crenças
Verdades concebidas ou aceitas pela convivência entre os colaboradores.
Valores
Princípios organizacionais e individuais também, como integridade, inovação, colaboração.
Costumes
São a concretização dos valores e das crenças que se refletem na realização automática e sistemática das atividades diárias.
Normas e Comportamentos
Como as pessoas se portam em relação ao trabalho em equipe, resolução de conflitos, comunicação, entre outras coisas.
História e Símbolos
Trajetória da organização e elementos como slogans e logotipos.
Rede de comunicação informal
A famosa “rádio peão”. Funciona como meio de atualização de crenças, valores e notícias diárias. Através dela, a cultura da empresa pode ser reciclada e reafirmada.
Qual a importância de uma cultura organizacional?
Já que orienta a tomada de decisões e o comportamento, uma Cultura Organizacional bem definida é crucial para o sucesso de uma empresa. Ela une a equipe em torno de objetivos comuns por meio de identidade compartilhada e valores fundamentais, oferecendo direcionamento e orientação.
Ao promover a inovação e a adaptação às mudanças no mundo dos negócios, também pode atrair e reter talentos, ao mesmo tempo que motiva e envolve os colaboradores.
A imagem e reputação das organizações, que também depende da Cultura, atrai parceiros, clientes e investidores. Por fim, o alinhamento dos objetivos estratégicos com a mesma abre caminho para uma implementação e cumprimento destes, evitando conflitos internos.
Diferentemente da Cultura, que é mais sólida e construída ao longo do tempo, o Clima é o grau de satisfação material e emocional das pessoas com o ambiente de trabalho. O Clima pode definir o grau de realização, motivação e bem-estar dos funcionários. Além de expressar-se de forma imediata, altera-se conforme mudanças na organização.
Por isso é importante investir numa Cultura sólida e estruturada que transpareça as características organizacionais aos colaboradores. Ela é um ponto essencial na determinação do Clima, uma vez que valores, normas e práticas impactam a maneira como as pessoas interagem, comunicam-se e colaboram.
Como a comunicação interna contribui para fortalecer a cultura organizacional?
A Comunicação Interna tem um papel crucial para levar aos colaboradores os valores e os propósitos da empresa e, assim, fortalecer a sua cultura.
Cabe à CI, mostrar, de forma clara, objetiva e coesa, quais são os comportamentos desejados e os que não são tolerados e, dessa forma, promover um alinhamento fino entre a organização e os profissionais em que nela trabalham. Esse alinhamento pode ser disseminado pelos mais diversos canais de comunicação, que podem incluir e-mails, reuniões, eventos internos, WhatsApp, intranet e outros.
“O esforço de comunicação é capaz de criar uma forte sintonia entre a companhia e suas pessoas, além de mover todos em uma mesma direção – o que gera engajamento genuíno, sentimento de pertencimento e, consequentemente, fortalecimento da cultura organizacional” comenta Eri Yoshiy, gerente de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale.
Conheça 6 estratégias para reforçar e facilitar a compreensão da Cultura Organizacional na sua empresa
Para fortalecer uma Cultura Organizacional positiva na sua empresa, siga esses passos:
- Comece sempre preparando a liderança! Ela precisa ser coesa, transparente e um exemplo;
- Promova treinamentos para alinhar e motivar a equipe dentro dos objetivos organizacionais;
- Preocupe-se mais com os colaboradores engajados: valorize-os;
- Invista na inclusão e na diversidade;
- Incentive e dê voz para que os colaboradores sejam protagonistas em ações da empresa;
- Tenha uma comunicação interna clara, mas entenda que ela é apenas parte do processo. Uma cultura forte depende do trabalho de todas as áreas.
Quer começar a fortalecer e gerir de maneira sustentável a Cultura e o Clima da sua empresa? Conte com a equipe e os serviços do Grupo Trama Reputale!