Para Rafael Fernandes, Community Builder na ACE Cortex, co-fundador do Clímax Brasil e vice-presidente da Plant-for-the-Planet Brasil, o senso de pertencimento é algo que precisa ser construído e ser contínuo nas organizações, independente da forma de trabalho.

“O principal elemento é ter um propósito e uma cultura bem definidos, nas quais as pessoas possam se identificar, independente se estão no ambiente físico ou virtual”, explica.

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Rafael Fernandes, Community Builder na ACE Cortex, co-fundador do Clímax Brasil e vice presidente da Plant-for-the-Planet Brasil.

Outras estratégias também favorecem para criar proximidade e humanização nos diálogos, como a promoção da escuta por meio de rodas de conversa e a construção de processos claros e transparentes com a participação dos colaboradores, reforçando pilares de coconstrução e compartilhamento.

“Construir junto e compartilhar são outros pontos fundamentais para fortalecer as trocas e conexões entre as pessoas, reforçando o senso de pertencimento”, afirma Fernandes.

Inclusão como Ferramenta

O pertencer por meio dos grupos de afinidade, diversidade e inclusão ajudam na construção intercultural e promovem ambientes mais inclusivos, garantindo aos empregados segurança e acolhimento ao expressarem suas crenças, opiniões e orientações.

“Estamos habituados com uma maneira de pensar e, se não tivermos outras visões para nos inspirar, podemos entrar em um estado inerte, sem enxergar novas possibilidades. Por isso, a diversidade é tão importante para potencializar a inteligência coletiva”, argumenta o executivo.

Para ele, é preciso conviver com a diversidade para poder desenvolver pessoas mais empáticas, tolerantes, analíticas e sem medo de enfrentar novos desafios, trazendo benefícios individuais e coletivos.

Empresas que não refletem em sua visão a criação de comunidades e a cultura do pertencimento, terão empregados preenchendo espaços no quadro de efetivos e distantes do engajamento necessário para alcance dos objetivos estratégicos.

Para Rafael, “quando o trabalhador se sente parte, a organização pode ganhar fiéis promotores da marca, auxiliando não só em melhores resultados internos, mas também com resultados externos relevantes”.

E agora, na prática, como aplicar tudo isso?

Ações de integração para promoção do senso de pertencimento que podem ser realizadas no formato virtual ou com baixo investimento.

Confira algumas ideias que você pode, agora mesmo, incluir no seu planejamento de Comunicação Interna:

  • Happy Hours
  • Rodas de Conversa ou Empatia
  • Clube de leitura
  • Jogos online
  • Ginástica Laboral ou programas de Atividades Físicas
  • Pitches – diálogos internos para apresentação de projetos de áreas, como acontece em startups, com extrema valorização de quem empreende o assunto
  • Rituais de Celebração por Tempo de Casa
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Adriano Zanni, diretor de engajamento e comunicação com empregados do Grupo Trama Reputale.

“sempre lembrando que não basta fazer, é também preciso entender os reais objetivos, os resultados que se espera de cada ação e, por fim, a mensuração e apresentação das conclusões, gerando uma inteligência de dados bastante importante em projetos como esse.”