Covid-19: Crises em Hospitais e Saúde - Trama

A pandemia do novo coronavírus está longe do fim para a área da saúde.

E toda essa situação desgasta cada vez mais hospitais, clínicas, laboratórios e instituições perante a opinião pública, obrigando-as a se manterem atualizadas e em movimento constante para superar cada etapa dessa crise.

Pacientes com Covid-19, dados de contaminação e mortes, sistema de saúde em risco, médicos e enfermeiros expostos e na linha de frente do atendimento, ações do Governo Federal, Ministério da Saúde, dos Estados e Municípios, deliberações da OMS impactam diretamente no dia a dia do seu trabalho.

A EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA

Diante da extrema exposição deste contexto na imprensa e redes sociais, você pode estar sendo foco de atenção e críticas nesse momento.
Para controlar essa situação a seu favor, as organização da área da saúde precisam estar estar preparadas e devem se posicionar por meio de uma Gestão de Riscos e Crises clara, objetiva e transparente. Senão, serão incluídas no rol das instituições críticas e despreparadas.
Esse controle só é possível, a partir de um processo de gestão de riscos e crises, com um plano de comunicação planejado e organizado, ágil e objetivo. Ações assertivas nesse momento mitigam os efeitos da crise e reduzem sensivelmente os impactos negativos decorrentes da pandemia. A sua instituição está preparada para atuar dessa forma?

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O GRUPO ESTRATÉGICO DE INTELIGÊNCIA EM CRISES (GESTIC)

Somos uma agência de Comunicação Empresarial especializada na Gestão e Prevenção de Crises Corporativas, e que já atuou em mais de 200 crises em diversos segmentos da economia.
Você pode contar com todo esse know-how por meio do Grupo Estratégico de Inteligência em Crises (GESTIC), composto por profissionais altamente qualificados para:

Prevenção de Crises

  • Utilizar metodologia exclusiva de identificação e mapeamento de riscos;
  • Produzir manuais de crises com procedimentos e planos de ação;
  • Elaborar programas de antecipação e prevenção de crises;
  • Realizar a administração preventiva de crises anunciadas.

Gerenciamento de Crises

  • Prover inteligência estratégica diante de cenários de crise, avaliando seus impactos, mitigando ou eliminando seus efeitos;
  • Gerenciar crises com visão “multistakeholder”, com abordagem dirigida;
  • Fazer a gestão estratégica de informações no contexto midiático e redes sociais;
  • Realizar pronto-atendimento de crises e emergências, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Cuidados com o Público Interno

Todo cuidado deve ser tomado com relação aos colaboradores, seja administrativo ou da área médica, informando corretamente, orientando para procedimentos adequados de prevenção, segurança e atendimento, de forma a estimular confiança e atitudes assertivas.
É fundamental fazer a Comunicação Interna estar alinhada com as principais decisões estratégicas da instituição, de evolução do processo e resultados. Isso vai criar o envolvimento e o engajamento de todos no processo e juntos vão ajudar a instituição a superar essa fase critica.

MITIGAÇÃO DOS EFEITOS

Relacionamento com os Públicos Externos

Desenvolver um programa de relacionamento com os públicos envolvidos é estratégico e extremamente eficiente nesse momento, que ajudam a instituição a mitigar os efeitos negativos externos.

Envolver a Sociedade

Durante toda a pandemia do coronavírus, os hospitais e instituições da área da saúde podem e devem envolver a sociedade em ações de solidariedade e, com isso, mitigar os efeitos da crise. Estar presente na vida e no cotidiano das pessoas demonstrando atenção e compreensão sobre os problemas e dificuldades que estão vivendo. Isso vai mudar completamente a percepção das pessoas em relação a sua organização.

Pesquisa de Imagem

Passado o ápice dos efeitos da crise da pandemia, é recomendável realizar uma auditoria de imagem para aferir os impactos de imagem e reputação traçar o real perfil do hospital ou instituição de saúde em relação aos seus públicos estratégicos.

Fique por dentro!

Confira neste e-book, um guia prático para ajudar Hospitais e Organizações da Área da Saúde a se destacarem na crise da Covid-19.

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O GESTIC e o Centro de Controle e Comando das Ações

A equipe do Gestic orienta a atuação dos Comitês de Crises, que devem ser o Centro de Controle e Comando das Ações, e para onde todas as informações devem fluir depois de identificada uma crise. A atuação do Gestic envolve:

  • Apuração dos fatos e noticiário;
  • Monitoramento de Mídia (on e offline);
  • Clipping analítico com análise dos acontecimentos e informações;
  • Avaliação das implicações e impactos no dia a dia da empresa, em sua imagem e reputação;
  • Elaboração de posicionamento oficial e estratégias de mitigação;
  • Preparação de porta-vozes;
  • Atendimento à imprensa – TV, rádio e jornais e portais;
  • Acompanhamento de entrevistas;
  • Preparação de comunicados (statements) para diferentes públicos;
  • Alinhamento com lideranças e CEO;
  • Orientações para comunicação interna;
  • Ações coordenadas com outras áreas;
  • Elaboração de relatórios analíticos diários.

Processo de Gestão e Gerenciamento de Crises do GESTIC

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