Em fevereiro deste ano, o Facebook anunciou que a nova timeline também está disponível para páginas empresariais. Muito parecida com o formato dos perfis pessoais, a nova plataforma possui um desing limpo e organizado, permitindo que as marcas possam trabalhar de forma mais interativa e com maior liberdade para criação.
A foto da capa é essencialmente poderosa devido a suas dimensões maiores, oportunidade perfeita para destacar logotipos, produtos ou personalidades da marca.
A linha do tempo apresenta a história da fanpage num formato evolutivo, permitindo que se desenvolvam os fatos históricos da empresa, destacando sua filosofia. Isso torna a experiência do usuário ainda mais pessoal.
Também será possível manter contato com os fãs via mensagens privadas, facilitando o diálogo. Atualmente, a nova fanpage está disponível para que as empresas façam seus testes e moldem a página da forma que desejarem, sem a prévia visibilidade de seus fãs. Quando o perfil estiver pronto, totalmente otimizado, é só publicá-lo.
Contudo, no dia 30 de março, todas as páginas de empresas no Facebook devem mudar automaticamente para o novo formato. Então, fique atento a algumas dicas que a Trama, especializada também em comunicação nas mídias sociais, tem a lhe oferecer. Contate-nos para uma proposta ou mesmo para bater um papo a respeito do tema!
A Fanpage
1 – Pano de Fundo/Capas: espaço para inserção de fotos exclusivas que serão exibidas no topo da página. Oportunidade para a empresa colocar uma imagem de destaque que reflita a filosofia da organização;
2 – Avatar padronizado: imagem que ficará exposta nos feeds de noticias;
3 – Destaque no topo: os links para fotos, aplicativos e curtições da empresa terão destaque logo acima. As imagens são exibidas na primeira área e é possível alterar a ordem de todos os itens para que o usuário veja apenas o que interessa;
4- Linha do tempo mais funcional: com esse novo formato, a timeline é facilmente editada com opção para deixar o post em destaque, deixando a publicação maior. É possível retirar e dar destaque em qualquer momento.
O cartão de visitas da nova plataforma da fanpage será a capa de fundo. É preciso investir em uma arte criativa com alta qualidade. Abaixo, apresentamos dados técnicos para a equipe de criação montar o banner da capa e do avatar no tamanho exato.
Como exemplo destacamos a Kangoo Jumps, fabricante de equipamentos esportivos e cliente da Trama desde 2011 nas áreas de assessoria de imprensa e mídias sociais, que valorizou os adeptos da modalidade esportiva em sua capa.
Muito bacana essa nova tendência das fanpages, nem tão nova assim, na verdade. Creio que trata-se de mais uma ferramenta para as empresas promoverem a construção de suas marcas na web, inclusive realizando pesquisas junto a seus públicos de interesse.