Já entramos no segundo semestre do ano e você já sabe o que vem pela frente: o planejamento das ações de comunicação da sua empresa, não é mesmo? E para ajudar você nessa tarefa, apresentamos aqui um diagnóstico exclusivo sobre os principais desafios da comunicação interna para 2019.
Passada a euforia com a Copa do Mundo e com as eleições presidenciais se aproximando, muitos executivos e gestores já começam a planejar o próximo ano fiscal de suas organizações.
É bem verdade que alguns setores da indústria, como o de bens duráveis, ainda sofrem para se recuperar diante do atual cenário econômico, marcado por incertezas. Apenas para se ter uma ideia, segundo o IBGE, a produção da indústria de bens duráveis recuou 27,4% em maio/18, ante o mês anterior, a maior queda na série histórica do segmento, iniciada em fevereiro de 2002. Peças para veículos automotores, reboques e carrocerias, itens da linha marrom, da linha branca e o setor moveleiro são os que mais sofreram.
Diante desse contexto, o planejamento precisa ser antecipado e se mostrar cada vez mais eficaz, com as estratégias de negócios devidamente alinhadas e muito bem comunicadas para os times. Não dá para agir no escuro ou no embalo das oscilações de mercado. E isso também se reflete na Comunicação Interna, cujo anseio se traduz em uma única palavrinha: engajamento.
Os desafios que se apresentam na Comunicação Interna
Entre dezembro/17 e fevereiro/18, realizamos uma pesquisa com supervisores, coordenadores, gerentes, diretores e CEOs de empresas dos mais variados portes e regiões do País, que foram convidados a responder espontaneamente um questionário acerca das suas estratégias comunicacionais previstas para 2019.
Sessenta e seis líderes das áreas de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos nos deram um horizonte sobre suas demandas e desafios e em que tipos de projetos comunicacionais pretendem aportar recursos, mesmo diante de equipes internas ainda reduzidas e com budgets bem menos volumosos do que há quatro ou cinco anos.
Principais Temas que nortearão o mindset dos gestores de Comunicação Interna:
- cultura e valores organizacionais (68,18%);
- objetivos e estratégias de negócios (59,09%);
- engajamento (54,54%); e
- inovação (48,48%).
Vale lembrar que temas como compliance, sustentabilidade e diversidade também foram mencionados como importantes, embora em menores proporções de interesse.
O papel das lideranças na Comunicação Interna
Quando questionados sobre a comunicação praticada por gestores em suas empresas e sobre o interesse de investimento nesse aspecto em 2019, a esmagadora maioria afirmou pretender investir em treinamentos que aperfeiçoem tal competência, sobretudo no que tange à clareza de informações que estes devem repassar às equipes.
Outros indicadores que nos chamaram a atenção foram:
- campanhas e treinamentos para gestores aprenderem a dar feedback (46,96%);
- treinamentos para uso de mensagens-chave com vistas a fortalecer os valores organizacionais junto às equipes (40,9%).
Canais, ações e projetos – os queridinhos da Comunicação Interna para 2019
Em relação aos canais, ações e projetos de comunicação, figuram como líderes do ranking:
- Canais digitais (51,51%);
- Planejamento de comunicação interna (42,42%);
- Vídeos e outros recursos similares para compartilhamento via programas de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, por exemplo (37,87%).
Destaque ainda para a comunicação “face-to-face”, intranet e programas de formação da rede de multiplicadores, já bastante utilizadas pelos entrevistados das empresas diagnosticadas, que afirmaram terem o real interesse em ampliar tais plataformas, até como meio de democratizar ainda mais a organização, trocando mais conhecimento com a base e estimulando o protagonismo autoral junto a colaboradores que jamais pensaram em atuar também dentro desse prisma comunicacional.
Canais, ações e projetos – o que estará em baixa na Comunicação Interna
Na contramão dos investimentos, muitos entrevistados pretendem excluir ou reduzir a comunicação por meio de:
- revistas corporativas (42,42%);
- envio de SMS (33,33%)
- pop-ups nos desktops (30,30%).
O “X” da mensuração
Outro apontamento diz respeito à importância da mensuração:
- 86% dos entrevistados a consideram muito importante;
- Porém, quase 67% deles afirmam que suas áreas nem sempre conseguem apresentar os resultados gerados com as ações de comunicação interna para o negócio como um todo (ROI);
- 68,18% lançam mão de pesquisas de clima, qualidade e segurança como métrica de comunicação e engajamento;
- Outros 54,54% disseram que costumam realizar diagnósticos específicos de comunicação com tal finalidade;
- taxas de abertura, visualizações e cliques de e-mails (37,87%);
- indicadores de acesso na intranet (33,33%).
E você: como sua organização tem investido em comunicação interna nos últimos tempos? Os meses de setembro e outubro costumam ser o período de planejamento para o próximo ano (2019).
E a Trama Comunicação pode te ajudar nisso, compartilhando nossas experiências e cases, auxiliando sua empresa a criar uma narrativa única, alinhada ao negócio e inspiradora.
Venha bater um papo com a gente!
Não conhecia voces, mas agora sim.
Gostei muito e quero conhecer mais
parabens!!!
Que bacana ter você em nossa rede de relacionamentos, Heronildo 🙂
Olá Marco, tudo bem? Que bom que você curtiu nosso estudo e análises. também temos grande sinergia com a área de eventos, organizando ações dessa natureza para nossos clientes, principalmente no que tange a treinamentos de cultura organizacional, convenções de vendas etc. Se quiser nos enviar uma apresentação sobre sua empresa eis aqui nosso contato: adriano@tramaweb.com.br. Quem sabe não formatamos novas parcerias? Abraços.
Excelente diagnóstico das tendências para 2019. Trabalho com planejamento e organização de eventos há muitos anos e percebo que há incertezas e equívicos nos clientes que iniciam no planejamento de comunicação.
Não conhecia a Trama até ver este post. Me interesso muito pela comunicação interna das empresas, pois é o plano de investimentos na minha área de atuação: eventos e incentivos que visam engajamento.
Vou acompanhá-los !