Associado as campanhas de endomarketing e ações de relacionamento com funcionários, funciona como uma força motriz que continuamente informa e motiva os colaboradores, aumentando seu grau de engajamento com a organização e seus resultados.
A comunicação interna estratégica melhora a imagem de marca empregadora, fortalece a cultura organizacional e favorece o clima interno. Além disso, promove a integração, tornando mais clara a direção para qual todos devem remar.
Empresas com uma cultura forte são mais perseverantes para atingir seus objetivos.
O que é comunicação interna e o relacionamento com funcionários?
A comunicação interna estabelece processos e canais internos informativos que visam atingir colaboradores, lideranças, terceirizados e outros públicos responsáveis pelo funcionamento da organização.
O relacionamento com funcionários é usado para motivar, estimular e inspirar por meio de campanhas internas ou de eventos que visam tornar comum as grandes mensagens ou os ideais institucionais.
Com o trabalho híbrido e/ou remoto entre os principais desafios enfrentados pelas empresas hoje estão justamente os comunicacionais: excesso de emails, pouca retenção da informação, falta de integração entre equipes, baixo engajamento dos colaboradores, etc.
A implantação ou revitalização do processo da comunicação interna garante melhoria de fluxo de informações internas, retenção maior das mensagens institucionais e diminuição de circulação de emails e comunicados.
Descubra o principal objetivo da Comunicação Interna abaixo↓
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Qual é o principal objetivo da comunicação interna?
Os principais objetivos são:
- Fortalecer a imagem da empresa como uma boa marca empregadora
- Promover o engajamento e o envolvimento da equipe nos resultados da empresa;
- Fortalecer a cultura organizacional e difundir os valores da empresa como comportamentos desejáveis para todos os colaboradores;
- Dar visibilidade para iniciativas de inovação e as boas práticas como forma de motivar a inovação;
- Divulgar iniciativas de inclusão social e responsabilidade socioambiental
- Mostar boas práticas de segurança e prevenção de acidentes
- Promover a saúde mental e cuidados com doenças físicas e mentais.
Qual a importância da comunicação interna?
A organização da informação propicia um ambiente mais favorável à produtividade e a realização profissional do colaborador e suas equipes. Além disso, todo o conteúdo é elaborado de forma que as grandes mensagens da empresa sejam mais bem compreendidas pelo colaborador, independentemente do seu cargo ou área de atuação.
Para que seja estratégica, o planejamento se inicia com um diagnóstico da imagem da empresa e dos seus colaboradores, avaliando como a empresa é percebida pelos colaboradores e quais são seus hábitos de consumo de informação e como eles avaliam os atuais canais existentes ou como eles consideram que eles deveriam ser. Nesse diagnóstico são levantados também os principais desafios das áreas que a comunicação pode apoiar na solução como absenteísmo, rotatividade de pessoal e baixa produtividade.
Os funcionários se sentem mais engajados com os resultados quando a empresa valoriza a comunicação e coloca o próprio colaborador no centro desse processo. Ou seja, quando sua opinião é ouvida. Seus líderes estão comprometidos em criar uma cultura de confiança e a organização adota canais de diálogo abertos com os colaboradores. A comunicação interna baseada nesses princípios é capaz de apoiar transformações culturais, contribuir para aumento da produtividade e para o incentivo à inovação.
O que é Endomarketing?
O endomarketing tem o papel de melhorar a imagem da empresa para os colaboradores e levar grandes mensagens institucionais para o público interno. Por meio de campanhas de endomarketing é possível sensibilizar o público para mudanças de comportamento e influenciar de maneira positiva no alcance de metas e resultados e nos problemas de absenteísmo, rotatividade de pessoal e baixa produtividade.
Quais os principais tipos de comunicação interna?
Existem diferentes formas de direcionamento de comunicação interna:
Comunicação analógica
Realizada por meio de quadros de avisos, placas informativas, jornal mural, revista. Geralmente é utilizada para o alinhamento dos acontecimentos da empresa para o público sem acesso à internet.
Comunicação digital
Realizada por meio de e-mails, intranet e blogs internos, newsletters, tv corporativa, podcasts, videocast, vídeos. Geralmente é utilizada para o alinhamento dos acontecimentos da empresa para o público com acesso à internet.
Comunicação face to face
Esse tipo de comunicação acontece de forma direta entre líder e liderados quando há espaço para troca de feedbacks e a discussão de ideias são caminhos para aproximar o relacionamento entre os colaboradores.
Comunicação vertical
Direcionada aos líderes da organização, aborda assuntos restritos e mais estratégicos.
Comunicação horizontal
É orgânica e o fluxo acontece de forma natural entre colegas de trabalho ou pode implantada por meio de uma rede de multiplicadores que repassam as informações aos pares e colhem sugestões e ideias de pautas.
Comunicação diagonal
Essencial para envolvimento dos diferentes níveis hierárquicos da organização. É utilizada quando há necessidade de informar novidades de maior impacto.
Quais os instrumentos de comunicação interna?
Alguns dos canais mais usados na comunicação interna:
Intranet
Rede corporativa voltada aos funcionários que pode ser configurada como um portal de notícias, divido por editorias voltadas para diferentes públicos da organização.
Por meio dele são comunicadas novidades relevantes, assuntos administrativos ou usado para a comunicação entre membros de uma equipe. É usado para convocações, convites ou agendamento de reuniões.
Reuniões
Servem apara o alinhamento da equipe e planejamento de possíveis assuntos.
Mural
É posicionado em lugar estratégico e visível para todos. Deve ser claro, e chamar atenção do colaborador à distância. Geralmente atinge colaboradores sem acesso à internet. Com o advento da tecnologia, essa ferramenta vem sendo substituída por opções virtuais.
Newsletter
Boletim de notícias impresso ou digital, contém informações relevantes em formato jornalístico, traz dados e informações úteis. Traz também história reais de colaboradores, permitindo que eles se vejam nos canais de comunicação ora como fontes, ora como personagens.
TV corporativa
Um canal de TV exclusivo ou mural digital para os colaboradores. Pode ser utilizado para campanhas internas, comunicados e ações que visam educar para a segurança, bem-estar e saúde, para promover a interação dos funcionários, trazendo notícias, histórias de colaboradores ou a agenda de cursos, palestras e eventos, dentre outros conteúdos.
Redes sociais internas
Plataformas online que possibilitam compartilhamento ágil de informações, conversas rápidas, interações e servem para otimizar fluxos de trabalho e reuniões.
Manual do colaborador/onboarding
Funciona como um guia rápido para novos funcionários. Traz informações institucionais sobre a empresa (missão, visão e valores), benefícios, sistema de avaliação, competências e que se espera da postura do profissional. Nele, o colaborador é informado sobre normas e responsabilidades.
Quais os benefícios da comunicação interna?
Os benefícios são inúmeros conheça alguns deles:
- Mais rápida integração de novos colaboradores a cultura organizacional
- Fortalece a cultura organizacional e alinha discurso e atitudes;
- Melhora a comunicação institucional da empresa com todos os funcionários;
- Transmite informações rápidas e precisas, alinhando mais rapidamente a todos;
- Traz conhecimento da organização e sentimento de pertencimento às equipes;
- Contribui para um clima interno mais positivo;
- Ajuda a criar uma cultura de inovação;
- Possibilita e troca de conhecimento e colaboração entre equipes;
- Promoção de engajamento entre colaboradores;
- Aumento de produtividade, trazendo bons resultados;
- Integração de novos funcionários e menor perda de colaboradores;
- Alinhamento de funcionários aos valores da empresa.
O olhar para o público interno é prioridade para o Grupo Trama Reputale:
O Grupo Trama Reputale acredita no colaborador como o principal embaixador de uma marca por ser aquele que a conhece por dentro. Para tornar os funcionários da sua empresa em embaixadores oferecemos soluções especializadas para o diagnóstico da sua marca empregadora e para trabalhar a comunicação com o público interno.