A comunicação interna é um processo essencial em qualquer organização, mas na área da Saúde, sua atuação é ainda mais precisa. A qualidade do atendimento médico depende da colaboração e comunicação eficaz entre a organização, profissionais e equipes multidisciplinares.

Além  disso, a comunicação interna estratégica promove a integração, aperfeiçoa a imagem de marca empregadora, fortalece a cultura e favorece o clima organizacional.

Colaboradores bem-informados e engajadas resultam em pacientes mais satisfeitos.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é o conjunto de processos e ferramentas informativas que visam atingir todos os membros, colaboradores e departamentos de uma organização. Ela desempenha um papel crucial na gestão organizacional, pois contribui para a eficácia operacional, o alinhamento de objetivos, a motivação dos funcionários e a cultura da empresa.

Muito mais do que só informar, a comunicação interna é uma via de mão dupla, que deve ser feita de forma horizontal para que os colaboradores consigam participar dela ativamente, estreitando o relacionamento entre os públicos-alvo e a organização.

Os desafios da comunicação interna na Saúde

A comunicação interna no setor da Saúde enfrenta desafios específicos devido à complexidade e à natureza crítica do setor. A falta de uma comunicação eficaz pode resultar em consequências desastrosas em um ambiente onde o objetivo principal é salvar vidas.

Entre os principais desafios da comunicação interna no setor da Saúde é possível destacar alguns:

Dificuldade na entrega das mensagens

Podemos destacar, em primeiro lugar, o desafio de garantir a entrega e compreensão efetiva das mensagens chaves da empresa a todos os seus públicos de relacionamento, uma vez que o setor tem como característica as rotinas variadas e os diferentes profissionais, incluindo administradores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas e outros. Garantir uma boa comunicação e o alinhamento entre esses diferentes grupos é um super desafio, já que são grupos de profissionais com necessidades e vínculos específicos com as organizações nas quais trabalham.

Informações técnicas e complexas

Outro fator importante é a complexidade das informações a serem transmitidas.  A área da Saúde envolve informações altamente técnicas e complexas. O desafio está em transmitir essas informações de maneira objetiva, clara e compreensível.

Falta de habilidade de comunicação

Também vale ressaltar o fato de que habilidades em Comunicação Não Violenta (CNV), como empatia, acolhimento e escuta ativa por parte dos profissionais são requisitos desejáveis para quem trabalha no setor de Saúde.

É comum, ao longo de suas etapas de formação, esses profissionais receberem diversos treinamento focados em suas áreas técnicas, deixando de serem capacitados, por outro lado, em habilidades ligadas à inteligência emocional, comunicação e relacionamento. Isso afeta na cooperação entre os colegas e, principalmente, na qualidade do atendimento dos pacientes, pois cuidar corretamente exige muito mais do que procedimentos e diagnósticos. É preciso, também, uma comunicação empática com o objetivo de orientar e humanizar o tratamento.

BENEFÍCIOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA ABAIXO

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Benefícios da comunicação interna no setor da Saúde

A comunicação interna é um grande fator na formação da cultura de uma organização no setor de Saúde. Além da disseminação de informações, ela promove o diálogo sobre os principais temas relacionados à instituição, como eficácia operacional, cultura, propósito e resultados. Confira mais algumas razões pelas quais ela é benéfica e indispensável no negócio:

Segurança do paciente

Um sistema de comunicação interna eficaz possibilita que as informações pessoais sobre um paciente sejam compartilhadas de maneira ágil, precisa e segura entre a equipe de saúde, prevenindo e reduzindo o risco de erros e possíveis situações de crise. Além de garantir que todos estejam cientes e alinhados quanto ao plano de tratamento.

Engajamento dos colaboradores

Uma comunicação interna clara e transparente contribui para o engajamento dos colaboradores. Aqueles que se sentem informados sobre as decisões da empresa, ouvidos e, principalmente, valorizados tendem a ser mais engajados e comprometidos com seus empregos, o que, por sua vez, resulta no aumento da produtividade e na melhora da qualidade da assistência prestada. Além de serem mais propensos a permanecer na organização.

Melhoria Contínua nos processos

Uma comunicação interna horizontal funciona de forma orgânica com fluxo de forma natural entre colegas de trabalho ou pode ser implantada por meio de uma rede de influenciadores, que repassam as informações e colhem sugestões de pautas. Essa via de mão dupla permite que os funcionários forneçam feedback, o que pode ser usado para aprimorar processos, produtos e serviços da empresa.

Alinhamento dos objetivos

Um grande benefício da comunicação interna é a garantir que os times compreendam os objetivos da empresa e estejam alinhados com eles. Isso evita a descoordenação e o desperdício de esforços. Ela também contribui para a eliminação de ruídos e boatos, popularmente conhecidos como a ”rádio peão”.

Inovação

Um ambiente seguro estimula a troca de ideias e a colaboração entre os funcionários, promovendo a inovação. Eles se sentem mais incentivados a contribuir com sugestões e soluções quando se sentem ouvidos.

Senso de pertencimento

Por meio de uma comunicação que demonstre a importância do papel de cada colaborador, colocando-o como figura central, independentemente de sua área para a companhia, e com a ajuda do storytelling, é possível compartilhar suas trajetórias dentro e fora de uma organização e, dessa forma, fortalecer o senso de pertencimento.

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Ferramentas para melhorar a comunicação interna no setor de Saúde

Agora que você já sabe o que é, os desafios e os principais benefícios de uma comunicação interna efetiva em empresas no setor da Saúde, chegou a hora de conhecer as ferramentas mais indicadas:

Intranet

Uma intranet é uma plataforma online privada que permite o compartilhamento de informações e recursos dentro da organização. É uma ferramenta importante que pode ser personalizada como um portal de notícias, divido por editorias para disponibilizar documentos, políticas, protocolos e notícias internas.

E-mails

Os e-mails são uma forma tradicional de comunicação com o público interno, mas ainda são amplamente utilizados para transmitir informações relevantes, como notícias, convites, anúncios, atualizações e comunicados.

Aplicativos de Mensagens

Aplicativos de mensagens seguros, como o Microsoft Teams, Slack ou WhatsApp, podem facilitar a comunicação instantânea entre os times.

Sistemas de Registros Eletrônicos

Os EHRs são usados para registrar e compartilhar informações médicas dos pacientes entre profissionais de saúde, garantindo o histórico e informações atualizadas no atendimento ao paciente.

Murais ou Televisões Corporativas

Pode ser utilizado para campanhas internas, comunicados e ações que visam educar para a segurança, bem-estar e saúde, para promover a interação e valorização dos colaboradores, trazendo notícias, histórias, ou a agenda de cursos, palestras e eventos, dentre outros conteúdos.

Reuniões e Wokshops

Reuniões regulares, presenciais ou por videoconferência, são essenciais para a discussão dos temas das áreas, revisões de equipe, atualizações de políticas e procedimentos.

Boletins Informativos

Boletim de notícias impresso ou digital, contém informações relevantes em formato jornalístico, traz dados e informações úteis. Traz também histórias reais de colaboradores, permitindo que eles se vejam nos canais de comunicação ora como fontes, ora como personagens.

Redes Sociais Internas

Algumas organizações de Saúde utilizam redes sociais internas como Yammer ou Workplace, que funcionam de maneira semelhante às redes sociais públicas, para promover a interação, a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os funcionários.

Plataforma de Treinamento e Educação

Plataformas de e-learning e treinamento online podem ser usadas para fornecer informações, treinamento e educação continuada com o objetivo de desenvolvimento profissional.

Por fim, é importante ressaltar que os conteúdos desses canais e ações devem ser personalizados e adaptados de forma estratégica, pensando sempre nos valores e objetivos da companhia. Assim a cultura é percebida por meio do time de comunicação e fica enraizada na cabeça dos colaboradores.

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Por isso, nós conseguimos pensar em estratégias de abordagem de multicanais capazes de atingir públicos diversos: pessoas que atuam nos escritórios, nas áreas corporativas, até colaboradores operacionais, alocados em fábricas, hospitais e laboratórios, entre outros.

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