No episódio desta semana do Podcast Diálogos, Eri Yoshiy, gerente de atendimento do núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale, conversa com Ana Cristina Limongi-França, consultora de empresas e professora de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, da FEA-USP.
O que a Comunicação Interna tem a ver com o sucesso dos negócios de uma empresa? Tudo!
Isso porque quando investimos em Comunicação Interna, investimos também em pessoas, em ambientes de trabalho mais engajadores e inspiracionais, em transparência, integridade e, acima de tudo, em produtividade.
Segundo a pesquisa Communication Barriers in the Modern Workplace (Barreiras de Comunicação no Ambiente de Trabalho Moderno), realizada pela revista britânica The Economist, falhas na Comunicação causam problemas para a produtividade e para a saúde dos colaboradores.
O estudo envolveu 403 executivos dos Estados Unidos:
- 44% dos entrevistados relataram que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos;
- 18% afirmaram que as falhas levaram à redução das vendas;
- 52% dos participantes da pesquisa apontaram que problemas de comunicação contribuíram para o aparecimento do stress;
- e para 31%, provocaram desânimo entre os profissionais da organização.
Para entender melhor todo esse cenário, gravamos um podcast com a Ana Cristina Limongi-França. Ela é consultora de empresas e professora de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (USP).
Para ouvir o Podcast Diálogos, só clicar aqui.