Um dos maiores desafios da Comunicação Interna é engajar os funcionários. Segundo uma pesquisa do Instituto ADP (Acompanhamento de Desenvolvimento Profissional), 84% dos colaboradores possuem alguma questão relacionada à motivação no trabalho.
Descobrir o que causa a falta de engajamento ou o distanciamento desses colaboradores não é uma tarefa fácil. Existem diversas situações que podem causar desconforto e desconectá-los da empresa.
Por isso, separamos 5 erros que, ao longo da nossa trajetória como agência, percebemos como recorrentes – e que afetam diretamente o engajamento dos colaboradores.
Vamos juntas e juntos entender cada um deles?
1) Falhas na Comunicação
Os colaboradores são os “porta-vozes” da empresa, por isso eles devem estar sempre bem informados. É preciso um bom planejamento e estudo do público. Só assim publicações e a própria comunicação estarão alinhadas com a linguagem e expectativa de todos, fazendo com que as informações sejam facilmente entendidas.
2) Não levar em consideração as opiniões dos colaboradores
É importante ouvir os funcionários sobre o que eles gostariam de ser informados, se gostam mais de textos, imagens ou vídeos. Além disso, é importante saber o que eles geralmente consomem na vida pessoal. Somente assim os comunicados e informações da empresa irão se tornar mais atraentes.
Não existe uma fórmula. Cada público é diferente: uns gostam mais de vídeos; outros consomem mais texto, e assim por diante. Por isso, o diagnóstico de comunicação interna é tão importante, pois nos permite conhecer o público e saber suas preferências.
3) Comunicação de Mão Dupla
Uma Comunicação Interna bem feita facilita a integração das equipes e melhora o desempenho das pessoas dentro da organização. Por isso, é preciso fornecer feedbacks constantes, comunicar com clareza, permitir trocas de ideias e ter diálogos abertos, além de estabelecer uma comunicação que converse verdadeiramente com os colaboradores, seja uma via de mão dupla para que os funcionários se sintam mais engajados, motivados e conectados à empresa.
4) Falta de trabalho em equipe
Empresas que não incentivam o trabalho em equipe entre seus colaboradores tendem a ter um baixo engajamento. Uma das maiores reclamações dos funcionários que não são engajados é o sentimento de trabalho solitário, sem o apoio da equipe – ou dos líderes.
O papel da Comunicação Interna, nesses casos, é trazer esses profissionais para perto, seja por meio de premiações para as equipes de trabalho ou gincanas que incentivem ações em conjunto.
5) Clima organizacional ruim
O clima organizacional é um dos indicadores mais importantes para a Comunicação Interna, pois retrata a saúde do ambiente de trabalho e é um norte para que as empresas saibam o que está acontecendo.
Ele funciona como um termômetro de percepções. Ao realizar uma análise, é possível entender questões e saber se os colaboradores estão de acordo com as decisões da empresa, se eles estão alinhados com os valores e objetivos da companhia ou até mesmo se estão desmotivados.
Muito bom conteúdo
Oi, Fabiana. Bacana saber que gostou do conteúdo! Você já se inscreveu na nossa News Diálogos? Toda 5a feira a gente compartilha uma série de artigos, cases e materiais produzidos pelo nosso time. Estamos esperando você por lá