Você sabe como é a cultura da empresa que você trabalha? Sabe quais são os valores que ela possui? Conhece e se identifica com o propósito dela?
Se você conseguiu responder estas perguntas, tem a sorte de trabalhar em um lugar que possui uma ótima comunicação interna capaz de alicerçar a cultura, engajando pessoas e times aos jeito de ser, pensar e fazer as coisas.
Mas se você não encontrou as respostas para essas perguntas, calma! Ainda nesse texto quero te ajudar com isso.
Comunicação Interna Estratégica
Mais do que disseminar informações a respeito dos pilares de cultura, uma comunicação interna estratégica é aquela que oportuniza caminhos para que todos vivenciem seus elementos e se comprometam com a marca empregadora por enxergarem conexão entre suas crenças e valores pessoais com os daquela organização.
E mais: mostra como isso é essencial para o desenvolvimento de carreira e para o coletivo, o que esbarra em bons indicadores de negócios.
Benchmarking com Boehringer Ingelheim
Benchmarking é uma das maneiras mais utilizadas para “estudar” o seu concorrente. É uma análise das melhores práticas usadas pelas empresas e que podem, adaptadas à realidade do seu ambiente, ser replicadas no seu negócio.
E foi exatamente um benchmarketing que propus à Cíntia Rizzo, Gerente de Comunicação da Boehringer Ingelheim Brasil, cliente do núcleo de CI do Grupo Trama Reputale.
Batemos um papo super estratégico sobre a importância da comunicação interna para a BI e o quanto todas as ferramentas da área são utilizadas para que todos vivenciem os pilares de cultura e se comprometam com a empresa.
Confira a seguir 4 dicas que extraímos desta conversa (e anote tudo para aplicar na sua empresa, ok.?):
1- O que define a cultura de uma empresa?
Para mim é tudo aquilo que não é dito nas mensagens. É o comportamento, é a reunião dos valores compartilhados entre gestores, líderes e colaboradores. É o que determina as regras formais e informais que estabelecem o comportamento dos colaboradores no dia a dia, os processos, as celebrações, os símbolos.
2- Qual a relação entre a Comunicação Interna e a Cultura Organizacional?
Para mim é uma coisa só. Basicamente irmãs gêmeas, simbióticas, inseparáveis. Uma não existe sem a outra. A cultura organizacional deve embasar a comunicação interna que, por sua vez, deve reforçar os aspectos a serem mantidos e desestimular os que não condizem mais com o momento da empresa.
Comunicação Interna precisa existir para que uma cultura seja criada, fortalecida ou modificada. Ela é fator de grande influência para uma cultura ser percebida por positiva ou negativa. Uma organização ineficiente na CI gera fragilidade na cultura organizacional.
3- Tecnologia e comunicação interna: como somar estas forças a favor da cultura organizacional?
Na minha opinião, elas podem se somar para fortalecer, mas não é algo como receita de bolo que se aplica a tudo. A comunicação vai ter diferentes níveis de maturidade, evolução e implantação e a tecnologia será uma grande aliada se estiver adequada a esses níveis.
4- Para finalizar, quais estratégias você indica para reforçar a cultura organizacional?
A- Comece sempre pela liderança! A liderança de equipe precisa ser coesa e transparente;
B- Influencie na mudança de comportamento através do exemplo;
C- Se preocupe mais com quem veste a camisa do que com os haters;
D- Preste atenção na comunicação não-verbal, nas maneiras de expressão que não utilizam palavras ou que não recorrem a linguagem escrita;
E- Entenda que comunicação é parte essencial do processo, mas não é a dona do processo. Cultura é multiárea e só existe se tiver pessoas de diferentes níveis e com diferentes expertises cocriando constantemente.