Quando falamos em comunicação sempre pensamos nos públicos externos da empresa, certo? Mas com esse pensamento, deixamos de lado um dos públicos mais importantes da instituição. Neste texto, quero falar com você sobre como é importante trabalhar a comunicação para o público interno da sua organização.

 

O que é Comunicação Interna

Comunicação Interna é o gerenciamento estratégico da circulação de informações dentro de uma organização que objetiva sensibilizar, integrar e engajar os públicos internos (lideranças, colaboradores, prestadores de serviços terceirizados, funcionários autônomos, trainees, estagiários, familiares etc.) aos objetivos da empresa e aos valores de sua cultura.

Muito mais do que só informar os funcionários, a comunicação interna é uma via de mão dupla com todos os colaboradores. Deve ser feita de forma horizontal para que os colaboradores consigam participar dela ativamente.

 

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Como fazer Comunicação Interna

Tudo começa por meio de um diagnóstico de comunicação, onde você deve descobrir os pontos a serem trabalhados pela comunicação interna.

O próximo passo é realizar pesquisas de satisfação com os colaboradores, visando mensurar se os objetivos e expectativas estão sendo alcançados.

É necessário, também, conhecer o funcionário e entender como ele pensa e quais são seus objetivos pessoais para que este se encaixe no perfil da empresa, ou seja, naquilo que a empresa espera dele em termos de atitudes e comportamentos. Esse alinhamento facilita e traz um bom clima para a organização e consequentemente melhores resultados.

Ser transparente em seus negócios é um valor que tem sido bastante cobrado – não só externamente, mas internamente também. Sendo assim, os funcionários vão saber o que se passa na empresa e poderão se posicionar a favor da instituição, até mesmo por meio das redes sociais, já que com elas todos têm voz e podem ser ouvidos e influenciar outras pessoas com suas opiniões.

Através desses pontos é possível fazer uma comunicação mais estratégica, direcionada e inovadora com direcionamentos ligados aos valores organizacionais.

 

Ferramentas da Comunicação Interna

Podem ser usadas várias ferramentas para conversar com os colaboradores de uma empresa, como:

– Jornal Mural;

– Jornal e Revista internos;

– Newsletters;

– TV Corporativa;

– Intranet;

– E-mails Marketing;

– Aplicativos;

– Podcasts;

– Redes sociais corporativas;

– Campanhas de endomarketing.

 

Os conteúdos desses canais e ações devem ser personalizados de forma estratégica, pensando sempre nos valores e objetivos de negócios da empresa.

É importante sempre ressaltar que os veículos devem ser abertos à participação de todos. Com uma comunicação integrada e com conjuntos de ações, é possível alcançar todos os objetivos da empresa, linkando sempre a sua missão, visão e valores, para que a cultura seja vista em seus comunicados e fique enraizada na cabeça dos colaboradores.

Isso amplia o senso de dono, o protagonismo e faz com que todos caminhem juntos.