A comunicação existe desde que o mundo é mundo. Saber comunicar-se de maneira correta e clara pode ser fator crucial para o sucesso do empreendedor.
A comunicação não é mais a responsável apenas pela distribuição da mensagem final sobre o produto ou serviço que a empresa vai apresentar ao mercado. A gestão da comunicação influencia no funcionamento de ponta a ponta que passa por desenvolvimento de produtos, marketing, vendas e, principalmente, o branding.
A Visão Integrada da Comunicação
Assim que uma marca ou empresa nasce, ela precisa ter estratégia, foco e sempre que possível rever o percurso periodicamente. É o que explica Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale:
“A área de comunicação é capacitada para realizar essa atividade, entretanto nas startups ou em negócios voltados para a inovação, por exemplo, a comunicação corporativa apoia a estratégia de branding, que precisa contar com uma visão 360 graus, envolvendo todas as ações desenvolvidas com um único objetivo: tornar essa marca forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece. Todo o esforço deve ser permanente e seus efeitos começam a dar resultados a médio e longo prazo”.
O olhar sistêmico da Comunicação
Muito antes da comunicação e do empreendedorismo caminharem juntos, havia um ponto importante que passou a ser olhado com mais atenção e passou por uma transição.
A questão de atravessar da era da informação (onde as pessoas só comunicavam) para a era da mediação (na qual a pessoa faz a gestão da comunicação) foi fundamental para determinar o papel transformador que a comunicação possui hoje.
Nos tempos atuais, a comunicação não só informa como também recebe o retorno da informação e faz a mediação dentro das empresas em ciclo – para fora e para dentro dela – inclusive para diferentes áreas da organização.
“Vivemos a era da comunicação sistêmica. A mudança precisa estar na consciência do empreendedor. A comunicação tem o poder de interferir nos processos de trabalho e, para isso, o comunicador passa a ter um papel estratégico, próximo a alta liderança”, diz Leila Gasparindo.
4 pilares para a Comunicação do seu empreendimento
Para que a comunicação da empresa seja a mais transparente possível e com resultados satisfatórias, existem quatro pilares fundamentais:
1- Branding
O branding é algo muito além do logotipo. Seu objetivo é alinhar o posicionamento proposto e valores da marca. “O branding é a forma como a marca desperta sensações e cria conexões emocionais conscientes e inconscientes com o cliente e os demais públicos. Quanto maior a coerência, entre a identidade da empresa e a forma como ela se apresenta, melhor será a percepção do consumidor”, explica a executiva.
2- Construção da Narrativa
O segundo pilar é a construção da narrativa, ou seja, qual será história contada pela empresa. Essa narrativa precisa se tornar conhecida do grande público e se posicionar junto com a imprensa e a sociedade.
É essencial desenvolver um programa de comunicação integrada e relações públicas posicionando-a como a mais inovadora em seu nicho de mercado. Por isso que o plano de comunicação deve colocar a empresa no centro das discussões relevantes para a sociedade, apresentando os grandes desafios e compromissos assumidos.
“Aqui na Trama desenvolvemos uma metodologia própria chamada Design da Narrativa, que apoia empresas inovadoras e até empresas consolidadas a estruturar essa narrativa e construir seu book de mensagens da marca. Essas mensagens são usadas em todos os pontos de contato da marca com seus públicos e utilizadas nas estratégicas de RP e Digital”, conta Leila.
3- estratégia de conteúdo e relacionamento com os públicos
A produção de conteúdo para as redes sociais entra no terceiro pilar, ou seja, a aplicação da estratégia de narrativa sendo usada na prática. Aqui também podemos destacar o pilar do relacionamento, que tem como foco criar e fortalecer narrativas para que a marca engaje a imprensa, formadores de opinião e outros públicos estratégicos, aumentando a autoridade, relevância, influência e, por fim, o reconhecimento público”.
4- Análise de Dados
A comunicação traz informações e feedbacks, ajudando a empresa a aprimorar o produto, serviço e/ou sua narrativa.
“Esse ciclo de 360 graus transforma completamente o processo de gestão de planejamento de comunicação de uma empresa, porém é preciso abrir outros canais da própria empresa para escuta, compreensão e análise dos comentários”, finaliza Leila.