No ambiente empresarial, a comunicação possui um papel fundamental e de importância no dia a dia, pois corresponde ao processo de troca de informações entre diretores, gestores e empregados.

Mas como potencializar esse “processo de comunicar” para se tornar, em alguma medida, uma ferramenta de desenvolvimento de líderes? A resposta está na forma como a comunicação é aplicada em todo o processo de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) e na mensuração de sua efetividade e atratividade.

“Os profissionais possuem um conjunto de competências comportamentais e técnicas que precisam ser aprimoradas para otimizar a performance. O papel da comunicação interna é facilitar esse processo levando a informação, por meio de diversos canais, para instigar o acesso aos conteúdos disponibilizados e estimular o conhecimento”, comenta Michel Baptista, coordenador do núcleo de Conteúdo do Grupo Trama Reputale.

michel-baptista-blog-trama

Michel Baptista, coordenador de conteúdo do Grupo Trama Reputale.

Como a comunicação pode ser aplicada para despertar novos líderes

Produção e controle

A comunicação ajuda a instruir os funcionários em relação à realização profissional, mostrando as rotinas dos cargos de liderança, qual o resultado esperado desse profissional, quais são as capacidades necessárias para a posição e quais são as responsabilidades e deveres de um líder.

Visão inovadora

Também cabe à comunicação mostrar como os cargos de liderança podem e devem ser precursores na busca e desenvolvimento de projetos inovadores, mudanças de procedimentos e ideias que vão mudar o negócio.

Manutenção e socialização

A comunicação traz para o dia a dia a humanização do líder e a quebra do medo que muitos têm de liderar. Ela será responsável por informar como o trabalho deve ser executado e como é a relação do líder junto aos seus liderados. Para Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento do Grupo Trama Reputale, para ser efetiva no processo de desenvolvimento de novos líderes, a comunicação deve ser embasada no diálogo e ser empática.

“É necessário saber ouvir o colaborador e ser próximo para que o processo de evolução, dentro do plano de cargos, funcione.  A confiança do líder deve ser a base da relação para que o gestor saiba que liderar não é apenas comandar em alguém, e sim todo um processo de construção conjunta, seguindo avaliações necessárias e o cumprimento de metas determinadas para o desenvolvimento”, explica.

lizandra-blog-trama

Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.

Lizandra diz ainda que o processo de comunicação não deve promover o receio: “Um líder tem que ser respeitado e admirado, mas haverá momentos de discordância e isso faz parte da rotina, pois o líder é o porta voz da empresa”.

Para ela o feedback, positivo ou negativo, no processo de comunicar e de formar novos líderes é necessário para que o plano de desenvolvimento flua, mostrando que liderar não é um ato solitário. Um gestor precisa do suporte de sua equipe e dos demais setores da empresa para gerar bons resultados.

Ambiente digital é aliado

Adotar um plano de desenvolvimento de líderes significa promover um conjunto de ações que visam trabalhar e desenvolver competências nos trabalhadores de maneira contínua, não oferecendo apenas treinamentos, mas buscando uma melhora na performance para que haja um avanço dentro do processo de crescimento e conquista de novas posições/cargos a partir do esforço e resultado pessoal.

Case CHS

Buscando melhorar a performance de seus colaboradores, o time de T&D da CHS, cliente do núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale, mudou a forma de disponibilizar seus conteúdos.

Eles lançaram o GROW, um ambiente digital de aprendizagem que busca o desenvolvimento por meio da experiência de aprendizagem abrangente, holística e personalizada. Hoje, com essa mudança, é possível disseminar o conhecimento de forma rápida e assertiva, mensurar preferências e otimizar resultados internos em tempo real.

grow-chs

Post sobre o Grow, no LinkedIn da CHS.

Propósito é fundamental

Um plano de desenvolvimento de líderes tem como principal característica desenvolver colaboradores com potencial para liderar, então ele deve ser pensado de forma macro com todas as fases bem definidas, visto que é um projeto de longo prazo.

Mas para que o desenvolvimento funcione, não basta apenas a comunicação e suas ações, é necessário que todas as práticas adotadas estejam seguindo o propósito do negócio e em especial as necessidades dos talentos internos.

Assim, é possível levar a empresa a melhores resultados.