A Comunicação Interna é uma grande aliada das empresas, contribuindo para aproximá-las de seus colaboradores, além de reforçar a cultura, a missão, a visão e os valores.

Quando bem aplicada, a comunicação promove um ambiente organizacional positivo, motiva os profissionais, aumenta a produtividade e, consequentemente, traz bons resultados financeiros. E ainda há ganhos para a imagem e reputação das corporações, que são bem avaliadas de dentro para fora.

Criação de Vínculos

A pergunta de milhões é: o que está por trás da comunicação efetiva? E a resposta é: a comunicação afetiva, aquela capaz de criar um forte vínculo de comprometimento – responsável por manter o colaborador na organização por vontade própria e por desejo de contribuir para o sucesso da companhia, ao entender que o êxito dela é o seu também.

E, para falarmos sobre comunicação efetiva e afetiva, convidamos Denise Pragana, gerente de atendimento do núcleo de Comunicação Interna do grupo, que fez desse tema sua tese de doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

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Denise Pragana, gerente de atendimento do núcleo de CI do Grupo Trama Reputale.

“Meu estudo mostrou como a comunicação colabora para o comprometimento do funcionário, ao conectá-lo com o propósito e os valores organizacionais, propiciando a geração de vínculo duradouro e sentimento de orgulho de pertencer à organização”, revela.

O que é Comunicação Afetiva?

A comunicação afetiva é formada por ações que promovem no colaborador a percepção de respeito pela sua contribuição aos negócios da empresa, identificação com os valores organizacionais e o orgulho de pertencer.

“Sendo o comprometimento um vínculo de natureza relacional, a comunicação afetiva vai além de focar apenas os aspectos ligados aos negócios da empresa”, explica Denise.

A comunicação afetiva inclui ações e conteúdos internos baseados em valores que passaram a guiar, principalmente, os ideais contemporâneos das novas gerações com cada vez mais intensidade: vida profissional e pessoal mais balanceada, reconhecimento, ambiente participativo, saúde física e mental, preocupação com stress e burnout.

“Além disso, é preciso que a comunicação aborde temas voltados para a diversidade e o meio ambiente, pois estes colaboram para gerar identificação entre os funcionários e a organização”, completa.

A gerente destaca ainda que é preciso haver coerência entre o que a comunicação aborda em seus conteúdos e nas campanhas e a forma como ela conduz suas atividades –  tanto dentro quanto fora da empresa. É o famoso “Walk the Talk” que, em português significa “andar em sintonia com o que você fala”.

Comunicação que aproxima (ou afasta) as pessoas!

Quem acredita que diálogos “duros” entre líder e liderados é bom porque a intimidação move os colaboradores por meio do medo, está completamente enganado.

Isso porque esse tipo de comunicação só produz medo e raiva – sentimentos negativos que não contribuem em nada para uma relação de confiança, duradoura e saudável. Afinal, tendemos a nos afastar de tudo aquilo que nos faz sentir mal e sofrer. É por isso que a comunicação afetiva ganha cada vez mais espaço, pois aproxima os gestores da sua equipe.

“A comunicação do líder imediato tem um papel importantíssimo para a criação do vínculo afetivo. Ele tem um papel fundamental de traduzir para a realidade dos trabalhadores os rumos da empresa e demonstrar a importância de cada um nessa trajetória”, diz a gerente.

Tauane Alves, head de Recursos Humanos da Solenis para América Latina, cliente do Grupo Trama Reputale em Comunicação Interna, é um exemplo genuíno de liderança que utiliza (com muita habilidade!) a comunicação afetiva.

“Sempre acreditei em um jeito único de se relacionar com todos. Não há diferença entre o modo como me relaciono com meus amigos, família, trabalho”, conta. “Enxergo, antes do cargo, da posição que ocupa, a pessoa, o ser humano que está interagindo comigo. Acho que isso me ajuda a conquistar a confiança das pessoas, a trabalhar com maior transparência e cooperação.”

Com seu jeito aberto, empático e atencioso, a head de Recursos Humanos sempre teve relacionamentos muito próximos com as pessoas do seu time. “Busco olhar para as necessidades, respeitando o estilo/perfil de cada uma – que são muito diferentes entre si”, explica.

E complementa: “Acredito que isso cria um ambiente de trabalho agradável e um clima de cuidado e confiança que faz com que as pessoas trabalhem mais felizes, com maior engajamento e entrega, porque se sentem conectadas. Amar as pessoas é uma habilidade importante para um líder.”

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Tauanne Alves, head de RH da Solenis para a América Latina.

Assim como Tauane, a Solenis emprega uma comunicação inclusiva e respeitosa com seus colaboradores. Dessa forma, todos só têm a ganhar. “Quando as pessoas se sentem respeitadas e conectadas com seu ambiente de trabalho o retorno é o alto nível de engajamento”, afirma. A líder lembra que profissionais mais engajados se dedicam mais e entregam resultados superiores.

“Não existe fonte de energia criativa e produtiva mais poderosa no mundo do que um ser humano inspirado, que se sente incluído e respeitado.” E a consequência disso é o crescimento dos números financeiros. “Na América Latina, nossa operação tem entregado resultados acima do plano, ano após ano. É um ciclo virtuoso!”, finaliza.

Como potencializar uma comunicação afetiva e efetiva?

O Grupo Trama Reputale apoia seus clientes a promoverem uma comunicação afetiva e efetiva. Desenvolvemos iniciativas estratégicas que têm como objetivo fazer sentido para os colaboradores, despertando neles a vontade e a disposição de caminhar junto com a organização.

Confira, a partir da nossa experiência – construída a 4 mãos com nossos clientes – cinco dicas para tornar a comunicação mais afetiva:

Adote práticas dialógicas

Ações de relacionamento entre equipes, comunicação do líder imediato que promova diálogo, respeito e confiança.

Desenvolva uma comunicação que promova conexão de propósitos

Atenção aos aspectos humanos da relação organização-trabalhador e à divulgação de ações em prol do meio ambiente e sociedade.

Aplique práticas que valorizem o capital social e intelectual do colaborador

Conteúdos que demonstrem o papel social da organização, além de uma comunicação transparente e respeitosa.

Crie iniciativas de reconhecimento

Conteúdos e eventos em reconhecimento à dedicação do funcionário.

Dê feedback

Constantes sobre a performance do colaborador.