Você já ouviu falar de Compliance? Esse termo vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade. Garantir o cumprimento de atos, regimentos, normas e leis estabelecidos interna e externamente é tão crucial para os negócios sustentáveis que muitas empresas têm investido pesado em áreas e profissionais especializados para proporcionar segurança e minimizar riscos à organização.

Empresas investigadas pela Lava Jato, uma das maiores iniciativas de combate à corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil, além de gigantes multinacionais cujas operações ilícitas foram descobertas, tiveram prejuízos no bolso e de imagem.

E, quando se tem a reputação arranhada, é difícil as companhias atrair novos talentos e reter os que já são de casa. Afinal, ninguém quer trabalhar em um lugar onde os valores vão totalmente na contramão de suas crenças e princípios.

Compliance sem Juridiquês!

É por isso que quando uma companhia é ética, transparente e respeita normas e leis, é preciso divulgar isso a todos os colaboradores.

Um exemplo que podemos destacar é da Biogen, cliente do Grupo Trama Reputale do núcleo de CI, que nos propôs um grande desafio: criar uma campanha de comunicação interna de Compliance com linguagem simples, sem ‘juridiquês’, que gerasse aproximação e engajamento dos clientes internos.

“Os principais sentimentos que queríamos fomentar em nossos colaboradores com essa campanha eram de orgulho e pertencimento por trabalharem em uma empresa ética e com valores tão sólidos. Assim surgiu o IComply – Nossos Valores em Primeiro Lugar. E adivinhem? O objetivo foi alcançado com sucesso!, lembra Priscila Regonatti, Standards & Governance Manager da empresa.

Ouça o Podcast Diálogos

Preparamos um episódio super especial para falar sobre a importância do Compliance às empresas, sobre como a Comunicação Corporativa pode ajudar na divulgação e no cumprimento de programas de integridades e como isso reflete no clima organizacional e na reputação das companhias.

agatha-paraventi-blog-trama

Ágatha Paraventi, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Nossa convidada é Ágatha Paraventi, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ela é especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas e desenvolve pesquisas sobre Ética, Comunicação e Cultura de Integridade.

Clique aqui e confira esse bate-papo!