É nesse nicho que surgem os profissionais de media training, que, como o nome já diz, treinam o porta-voz de uma instituição para conhecer a imprensa e como lidar com ela. Tudo pensando em como aproveitar ao máximo o tempo em que estiver concedendo uma entrevista, a fim de passar os principais pontos estratégicos.
De acordo com uma matéria publicada recentemente no jornal Valor Econômico, as empresas estão, mais do que nunca, investindo nesse serviço com o intuito de ter uma comunicação mais eficaz.
Como melhorar o desempenho dos porta-vozes nas entrevistas
- Procure conhecer o veículo a quem você dará a entrevista, tais como qual sua linha editorial e o perfil do leitor;
- Peça informações e detalhes sobre o tema que será abordado para que você possa se preparar antes da entrevista. Tenha, em fácil acesso, informações ou pesquisas que dêem suporte à sua opinião;
- Fale pausadamente e com tranquilidade. Frases curtas e objetivas são mais indicadas, pois evitam que você se perca em uma linha de raciocínio;
- Procure contextualizar as informações, e se possível, faça comparativos para tornar o assunto mais claro;
- Ao usar termos específicos de alguma área em questão, explique-os ao jornalista ou aos telespectadores no caso de uma entrevista para TV;
- Dê apenas informações que podem ser divulgadas. Evite passar dados em off para o jornalista.