Medir a eficácia da comunicação interna é fundamental para o sucesso organizacional.
Com indicadores de desempenho bem definidos, sua empresa pode ajustar estratégias, otimizar canais e garantir que os objetivos de comunicação sejam alcançados.
Neste guia, vamos explorar o que são métricas de comunicação interna, os indicadores mais utilizados, além de sugerir um plano de ação prático para estruturar a medição com eficácia.
O que são métricas de CI e por que elas são indispensáveis?
As métricas de Comunicação Interna ajudam a avaliar o impacto das ações. Elas permitem que a área de comunicação compreenda melhor o engajamento dos colaboradores, alinhe as ações com os objetivos estratégicos da empresa e – algo que os comunicadores sabem muito bem como é difícil – justifique os investimentos.
“Hoje, praticamente tudo pode ser mensurado e, na era dos dados, não há outro caminho para uma comunicação verdadeiramente estratégica sem eles. Somente com métricas confiáveis é que conseguimos medir a efetividade, eficácia e impacto do que é feito pela comunicação interna em uma empresa”, comenta Kalil Blanco, diretor de Transformação Digital do Grupo Trama Reputale.
De acordo com a pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação” divulgada pela Aberje em outubro de 2024, 52% das empresas participantes se enquadram em nível intermediário em relação à cultura de dados; 32% estão em nível básico, apenas 11% em nível avançado e 4% estão ainda começando a mensurar os dados.
Indicadores essenciais para medir a Comunicação Interna
Para que a Comunicação Interna seja efetiva, é fundamental acompanhar indicadores que mostrem o desempenho e impacto das ações. Confira os principais indicadores, com exemplos práticos de aplicação:
- Engajamento: esse indicador mede a interação dos colaboradores com os conteúdos internos, demonstrando o nível de envolvimento em cada ação, veículo, evento ou campanha.
Exemplo: avaliar a Taxa de Interação nas redes sociais corporativas, verificando o número de curtidas, comentários e compartilhamentos. Se uma publicação de boas-vindas a novos colaboradores gera muitas interações, isso mostra engajamento com a cultura organizacional. - Alcance: avalia quantos colaboradores estão sendo impactados pelas comunicações. É uma métrica relevante para uma empresa que enfrenta o desafio de garantir que as informações e campanhas tenham a maior audiência possível.
Exemplo: medir o Número de Acessos à intranet, comunicados ou a uma publicação específica no portal interno. Se um comunicado importante sobre mudanças na política de benefícios teve baixo acesso, pode ser preciso rever os canais de distribuição.
“Tudo depende do que é considerado sucesso para a empresa, ou, como chamamos no atual léxico corporativo, quais são seus indicadores-chave de performance (KPI’s) ou os objetivos e resultados-chave (OKRs), uma vez que esses devem definir quais são as métricas prioritárias para desenvolvimento e observação”, complementa Kalil.
- Satisfação: indica o Nível de Satisfação dos colaboradores com os conteúdos, eventos e canais de comunicação interna.
Exemplo: Realizar Pesquisas de Feedback após eventos internos ou campanhas de endomarketing. Se uma pesquisa de clima pós-campanha indica que a maioria dos colaboradores se sentiu bem-informada e motivada, isso confirma que a comunicação está cumprindo seu papel. - ROI (Retorno sobre Investimento): Mede o Retorno Financeiro das ações de comunicação. É um indicador mais “nebuloso”, por sua dependência direta dos objetivos definidos.
Exemplo: Comparar os custos de uma campanha de conscientização sobre saúde e segurança com a redução de acidentes de trabalho registrada no período seguinte. Esse impacto positivo reflete o retorno da comunicação sobre o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Case Boehringer Ingelheim: mensuração aplicada na prática!
A área de Comunicação Interna da farmacêutica Boehringer Ingelheim , cliente do Grupo Trama Reputale em CI, vem, ano a ano, aprimorando a mensuração de seus dados. Com o apoio do time da agência, a partir de relatórios mensais, as decisões são tomadas de forma estratégica, com base na análise dos dados.
“Para nós é muito importante ter os dados de resultados, tanto dos nossos canais, quanto dos eventos, para direcionar nossa estratégia e para que sejamos cada vez mais efetivos com nosso colaborador. Trabalhamos com a mensuração dentro da nossa newsletter, como taxa de abertura e de cliques, e também nos nossos e-mails. E isso nos ajuda a direcionar nossas pautas e entender o que é de maior interesse, aliando isso ao que precisamos também divulgar enquanto empresa”, explica Lais Tricta Haruno, Coordenadora de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da Boehringer.
Lais Tricta Haruno, Coordenadora de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da Boehringer.
Ainda de acordo com Lais, a implantação do Adobe Campaign e a utilização cada vez maior do Viva Engage contribuíram para o aprimoramento da análise dos dados.
“O Adobe Campaign nos permitiu compreender melhor a taxa de abertura dos nossos e-mails, que hoje é maior do que outras do mercado. Foi com base nisso, por exemplo, que decidimos não trabalhar algumas pautas dentro da nossa news, porque o engajamento e o clique eram baixos. Ao invés disso, transferimos essas pautas para o Viva, empoderando e horizontalizando a comunicação interna”.
Hoje, ter uma base de dados sólida, não só permite avaliar a aderência das ações aos objetivos estratégicos, como também possibilita ajustar os rumos, caso necessário.
“Antes, tínhamos uma news semanal e, a partir da análise dos dados, passamos a divulgá-la quinzenalmente. Por isso é importante ter uma base de dados em CI. Se não temos dados, não temos como saber como a nossa audiência está recebendo as informações que estamos divulgando, nem o nível de engajamento das pessoas. Além disso, precisamos aliar essa necessidade às nossas prioridades, pensando na nossa marca empregadora e naquilo que é estratégico para divulgarmos internamente” – conclui Lais.
Ferramentas e recursos para facilitar o dia a dia!
Medir a comunicação interna de forma eficaz exige o uso de ferramentas que automatizem a coleta de dados e ofereçam uma visão clara dos resultados.
Abaixo estão algumas das ferramentas mais úteis para esse processo:
- Intranet: um canal centralizado onde é possível compartilhar conteúdo, avaliar o número de acessos e o engajamento com as publicações.
- Softwares de Engajamento: ferramentas que ajudam a monitorar as interações e o engajamento, oferecendo relatórios detalhados que facilitam o acompanhamento de indicadores.
- Automação de E-mails: permite monitorar o alcance e a taxa de abertura dos comunicados internos, ajudando a identificar quais tipos de conteúdo mais atraem o interesse dos colaboradores.
- Pesquisas PULSES e/ou Diagnósticos: possibilitam um entendimento mais aprofundado (qualitativo e quantitativo) dos canais, dos eventos e da cultura da empresa, fornecendo subsídios valiosos para a mensuração e o planejamento de novas ações.
No Grupo Trama-Reputale, possuímos uma metodologia exclusiva, a Radar Pulse, que, a partir de uma estrutura pré-definida e da análise cruzada das repostas às dez perguntas da pesquisa, permite avaliar o nível da percepção dos colaboradores acerca da qualidade das informações transmitidas, de assimilação e relevância dos temas tratados e da satisfação geral em relação à comunicação interna.
Esses níveis são traduzidos em um score objetivo, permitindo o acompanhamento contínuo e a comparação direta do desenvolvimento da comunicação interna entre cada edição da pesquisa, idealmente realizada trimestralmente ou a cada seis meses.
Que tal um passo a passo para implementar sua mensuração?
Para medir a comunicação interna de maneira estruturada, sugerimos o plano de ação abaixo:
1) Escolha das Métricas
Identifique quais KPIs (indicadores) estão alinhados com a estratégia da empresa e com os objetivos da área de comunicação. Ainda de acordo com a pesquisa da Aberje, 63% das empresas participantes adota KPIs específicos para avaliar as ações de suas áreas de Comunicação.
2) Definição de Benchmarks
Estabeleça benchmarks, comparando seus dados com padrões do setor ou resultados anteriores. Isso ajuda a identificar o posicionamento da empresa e as oportunidades de melhoria.
3) Pesquisa de Feedback Regular
Realize pesquisas de feedback para entender como os colaboradores avaliam a comunicação interna.
4) Análise e Ajustes
Com base nos dados coletados e nas percepções dos colaboradores, alimente mensalmente seu banco de dados e ajuste as estratégias, caso necessário.
“Para uma mensuração aprofundada e que entregue insights de impacto da comunicação interna, é preciso estabelecer avaliações periódicas e, como medida complementar, inserir “micro-avaliações” no dia a dia dos colaboradores”, finaliza Kalil.
Revisite as estratégias periodicamente e adapte-as às necessidades dos colaboradores e da organização, criando um ambiente comunicativo mais transparente e conectado.
Fale com nossos especialistas em CI. Eles estão prontos para te ajudar a dar o próximo passo no monitoramento da sua comunicação interna. Vamos juntas e juntos nessa?