Tenha em mente que tudo pode e deve ser mensurado, tangível ou intangível. Saber como mensurar a comunicação interna é fundamental para você ter a certeza da eficácia das ações. Separamos, nesse artigo, alguns pontos importantes que vão ajudar você a criar os seus indicadores para atingir os resultados que deseja alcançar.
“O que não é medido não é gerenciado”
Então, o primeiro grande passo que temos que tomar é encarar a comunicação interna como uma área que, como qualquer outra dentro da empresa, precisa comprovar o retorno que gera a partir de certos indicadores.
Mensurar os resultados da comunicação interna é essencial para garantir que as ações continuem sendo uma arma importante para um posicionamento estratégico. Ter indicadores de desempenho desta comunicação significa garantir o retorno do investimento e facilitar o nosso entendimento se as ações traçadas estão cumprindo com os objetivos almejados.
Indicadores naturais
Os indicadores de comunicação interna são importantes para que haja controle e manutenção do planejamento de comunicação da sua empresa. Mas como ter o controle desses indicadores?
De forma natural, é claro.
Estabelecer esses indicadores deve ser um processo natural, que surja do relacionamento com a equipe, do diálogo constante e do gerenciamento dos processos produtivos.
Além disso, para estabelecer indicadores eficientes é preciso identificar o contexto da empresa, ou seja, quais serão as métricas e como elas serão utilizadas.
Mensurar a efetividade da comunicação interna é um desafio em praticamente todas as empresas e isso dificulta com que a área seja vista com potencial estratégico para o negócio. Por isso, elencamos alguns KPIs essenciais para medir a efetividade do seu plano de comunicação e, com isso, planejar, ajustar e comprovar a efetividade das campanhas internas. Vamos a eles?
1 – Quais são os principais objetivos da comunicação interna de minha empresa?
Exemplos:
- estabelecer canais oficiais de comunicação;
- aumentar a produtividade dos colaboradores;
- reduzir o turnover (demissões) da empresa;
- aumentar (ou melhorar) a comunicação das lideranças;
- reduzir o número de acidentes de trabalho;
- comunicar dados de gestão.
2 – Estruturação e Organização dos Canais
A estrutura e a eficiência dos canais de comunicação são importantes indicadores de comunicação interna. Esteja atento ao desempenho deles:
- penetração;
- volume;
- periodicidade;
- distribuição;
- pertinência e até mesmo aparência.
Se esses aspectos estiverem em alta, eles podem ser apresentados como excelentes indícios de uma comunicação interna de qualidade.
3 – Campanhas de Endomarketing
Campanhas cujo público-alvo é o colaborador também são um excelente indicador para mensurar a efetividade da comunicação. Se os colaboradores demonstram satisfação com ações pequenas e pontuais é sinal de que o fluxo de comunicação conseguiu ser ágil e objetivo.
4 – A Gestão
Se a adequação dos colaboradores aos processos de gestão da sua empresa está positiva, significa que há maior retenção e entendimento das mensagens, coerência, simetria, agilidade e transparência. Os resultados desta avaliação também ajudam a mensurar:
- o grau de impacto exercido pela comunicação;
- evidências de como os colaboradores entendem as práticas de gestão da empresa, percepção essa que pode ser manifestada no clima organizacional;
- entendimento de práticas de segurança;
- absorção de processos de qualidade;
- prática dos valorese outros elementos da cultura organizacional.
5 – Lideranças
O desempenho das lideranças e seu relacionamento com os colaboradores também são poderosos indicadores de comunicação interna.
Se os líderes estão bem informados e conseguem transmitir as exigências e valores da organização, significa que a comunicação horizontal está transparente.
As lideranças também são responsáveis por estimular o engajamento dos colaboradores no trabalho para que eles “vistam a camisa”. Se você enxerga isso na sua empresa, com certeza há algum valor da comunicação interna nesse resultado que precisa ser medido.
6 – Indicadores Digitais
Se o seu foco é mapear os canais de comunicação com natureza digital, olha só quantos indicadores ainda podem ser utilizados:
Intranet ou Blog Corporativo
- Número de visualizações de cada página do site/ blog/ portal;
- Tempo de permanência no canal (médio);
- Comentários e feedbacks nas páginas;
- Taxa de cliques em outros links sugeridos;
- Taxa de rejeição (quando o usuário sai do site pela mesma página que entrou, sem navegar mais);
- Posts mais acessados.
E-mail Corporativo
- Taxa de abertura dos e-mails;
- Taxa de cliques nos links colocados nos e-mails;
- Analítico por usuário (quais são os que mais abrem/ clicam).
TV Corporativa
- Número de visualizações (por sensores de presença);
- Resultados de CTAs (pedidos para determinada ação) veiculados nas telas;
- Quantidade de veiculações de cada mensagem;
- Aumento da percepção interna sobre a marca (branding);
7 – Retorno Sobre Investimento (ROI)
Esse cálculo, relativamente simples, busca definir qual o retorno financeiro obtido em um determinado investimento. A comunicação interna é um investimento, então, é possível calcular se tem trazido resultados positivos à organização.
ROI = Retorno Obtido – Investimento realizado / investimento realizado X 100
Veja um exemplo. Imagine que investiu R$ 10 mil em um sistema de TV corporativa para uma rede de lojas. Após isso, percebeu que suas vendas subiram cerca de 30 mil reais. Então, fórmula é a seguinte:
ROI = 30.000 – 10.000 / 10.000 X 100
Nesse caso você obteve um retorno de 200%. Um ótimo investimento para qualquer empresa.
Concluindo…
É ampla a variedade de indicadores de comunicação interna que podem ser implantados na sua empresa! No entanto, é essencial que os profissionais de comunicação entendam quais fatores exigem maior necessidade de mensuração para que os indicadores sejam os mais adequados à realidade do seu negócio.