Oferecer um ambiente de trabalho saudável, no qual as relações de respeito são genuinamente praticadas, é o que todas as empresas deveriam oferecer a seus colaboradores. Entretanto, apesar de ser um requisito básico, nem sempre é cumprido.

Há muitos casos de funcionários assediados tanto moral quanto sexualmente. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, só em 2022 quase 12 milhões de mulheres foram vítimas de abuso no emprego.

Um estudo da Mindsight com 11.263 pessoas mostrou que 34% dos participantes sofreram assédio moral e 10,5% assédio sexual no trabalho. Poucos denunciaram com medo de retaliação ou demissão: 6,5% e 2,1%, respectivamente.

Mulheres são mais assediadas moralmente do que homens, é o que aponta outra pesquisa realizada pela médica Margarida Barreto da PUC-SP: 65% das entrevistadas relataram violência psicológica repetida, contra 29% dos entrevistados.

Assédio no Trabalho

Para combater esse tipo de crime, entrou em vigor uma portaria do Ministério do Trabalho que obriga as organizações a relatarem todas as ocorrências dessa natureza para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Diante dessa nova realidade, as companhias precisam ter uma comunicação muito clara para abordar o tema, que é bastante sensível. Por incrível que pareça, às vezes, as pessoas que sofrem esse tipo de agressão não sabem que tal comportamento é inadmissível e precisa ser reprimido – ou melhor, banido.

Acontece também de elas não denunciarem o agressor por medo de retaliação, sobretudo, se estiverem em uma relação hierárquica em que o abuso vem do seu superior.

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Para explicar o que é assédio, como identificá-lo, a quem e as quais canais recorrer nesses casos, a Comunicação Interna entra em cena. Por meio dessa grande aliada, informações cruciais chegam aos colaboradores para muni-los de conhecimento que vão lhes proteger se passarem por situações antiéticas dentro do ambiente organizacional.

O trabalho de educação e sensibilização sobre as consequências negativas que o assédio traz é um caminho para mitigar o assédio dentro das empresas. Quando damos luz ao assunto, levamos todos a uma reflexão de que somos responsáveis por nossas atitudes e que não temos direito de causar danos psicológicos nos outros – ainda que de forma inconsciente ou velada.

Portanto, é importante que as empresas estruturem e divulguem sua política de combate ao assédio, por meio da qual sejam esclarecidas as ações a serem tomadas, bem como as punições para quem pratica esse tipo de agressão.

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Prevenir é o melhor remédio

No Grupo Trama Reputale, existe uma área especializada em Comunicação Corporativa, que além de ajudar seus clientes a pensarem de forma estratégica para coibir assédios moral e sexual, também atua de forma preventiva.

Isso porque a empresa tem toda expertise no desenvolvimento de campanhas e treinamentos que visam capacitar lideranças e colaboradores para que construam um diálogo aberto, respeitoso, efetivo e afetivo.

Entre as capacitações oferecidas pela agência que permeiam o tema do assédio moral, destaca-se a de Comunicação Não Violenta, aplicada para todos os níveis hierárquicos, mas que tem um apelo ainda maior quando se trata da liderança.

A ideia desse treinamento é explicar sobre o gatilho que desperta nas pessoas uma fala mais agressiva e como combatê-la, além de mostrar como evitá-la – tanto na teoria como na prática – e, assim, ganhar mais confiança e proximidade com o interlocutor.

 

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A Comunicação de mãos dadas com o Compliance

Você já ouviu falar de Compliance? É um termo em inglês que em ambientes corporativos se traduz como que significa “estar em acordo com as leis, padrões éticos e regulamentos internos e externos”.  Devido à sua importância, muitas organizações, sobretudo as multinacionais – entre elas, clientes do Grupo Trama  Reputale–, têm uma área homônima que atua exclusivamente para detectar, prevenir e corrigir condutas irregulares, como todos os tipos de assédio.

Por isso, mesmo as empresas que já possuem programas estabelecidos de Compliance devem revisitá-los com o intuito de garantir que não haja brechas em suas iniciativas de combate a esse tipo de crime.

Para seus clientes, a Trama desenvolve campanhas que mostram a importância do Compliance para os colaboradores e contribuem para a divulgação e o cumprimento de programas de integridades.

Os serviços da agência ajudam também a destacar a transparência da Comunicação e o respeito por normas e leis, promovendo no público interno sentimentos de orgulho por trabalharem em uma empresa ética e com valores tão sólidos. Tudo isso reflete no bom clima organizacional e na reputação positiva das companhias.

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Como lidar com o assédio

Para combater qualquer tipo de assédio, a Comunicação de mão dupla é imprescindível. Isso porque é preciso falar e informar sobre o tema, mas também é necessário ouvir, dar voz àqueles que se sentiram violados moral ou sexualmente.

Uma opção é criar um canal de denúncias externo, seguro e que garanta o anonimato do denunciante.

Para acolher as pessoas que passam por essas situações de vulnerabilidade, o melhor é estabelecer uma conexão de confiança por meio de um diálogo afetuoso e empático, reforçando que elas têm lugar de fala e estão em um ambiente protegido. Também é preciso ouvir o denunciado para apurar os fatos e dar seguimento aos procedimentos – sejam eles administrativos ou jurídicos.

Independentemente da forma de violência que o colaborador sofra no ambiente de trabalho, a dica é não se calar. Abafar o caso, guardando sentimentos negativos como raiva, tristeza e angústia só vai fazer mal e não vai resolver o problema, uma vez que o assediador tende a repetir a agressão sistematicamente.

São atribuições da CIPA

Com a entrada da nova portaria do Ministério do Trabalho, as empresas terão não apenas que combater os casos de assédio, mas evitá-las.

Ações firmes dos Recursos Humanos e da CIPA, junto com uma comunicação alinhada e bem estruturada, que mostre a tolerância zero com relação a esse tema, se traduzem em um caminho certeiro para vencer esse desafio.

Como evitar assédio

O Grupo Trama Reputale oferece treinamentos especializados para membros das CIPAs, a fim de promover uma cultura de respeito e igualdade nas empresas.

Ao se capacitar, é possível compreender a complexidade do assédio e desenvolver habilidades de comunicação não violenta para lidar com esses casos no ambiente de trabalho e evitar sua ocorrência.

Nossos treinamentos são elaborados por profissionais altamente qualificados e visam fornecer uma formação abrangente e de qualidade para a sua equipe.

Vamos juntos e juntas combater o assédio no trabalho? Fale conosco!

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