Assim como centenas de profissões precisaram se reinventar devido à crise de saúde pública provocada pela pandemia, não foi diferente com a Assessoria de Imprensa .

A execução do trabalho de Relações Públicas  precisou se solidificar ainda mais em solo digital e, com isso, as Coletivas de Imprensa online ganharam força.

Novos desafios, novas soluções

Para driblar o distanciamento físico, a saída foi realizar coletivas de imprensa pelo computador, mesmo. Logo em julho de 2020, a Intelbras, nossa cliente do núcleo de #RP, realizou evento no formato online para apresentar aos jornalistas e ao público em geral suas novidades e lançamentos.

Naquele momento, foi o único formato possível para não deixar as novidades passarem despercebidas. Hoje, mais de dois anos depois, será que coletivas de imprensa ainda têm espaço? E será que o formato online ainda é válido?

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Híbridas ou 100% Online: as Coletivas ganharam criatividade e novos

É verdade que vieram para ficar muitas das soluções criativas geradas na pandemia. Exemplo disso é o formato das coletivas de imprensa, que ganhou novos ares.

Até então, uma coletiva de imprensa gerava custos elevados, pois cumulava deslocamento de dezenas de jornalistas e equipes, locação de espaço e equipamentos, reserva de hotel, contratação de buffet etc.

Se, por um lado, reunir convidados e porta-vozes no mesmo local poderia proporcionar maior interação, por outro lado há custos, desgaste e conflitos de agenda que podem colocar tudo a perder. Além do que, é claro, o final da pandemia ainda não foi decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pensando fora da caixa

Atualmente, as coletivas de imprensa híbridas têm sido escolha valiosa. Nesse formato, é possível aliar benefícios dos modelos presencial e online.

É o caso da Alares, provedora de serviços de internet, telefonia e TV a cabo que conta com mais de meio milhão de clientes em todo o País. Em novembro desse ano, a cliente do Grupo Trama Reputale em Relações Públicas realizou coletiva de imprensa em formato híbrido para anunciar sua mudança de marca.

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Coletiva de Imprensa Alares

 

Nesse lançamento, os executivos da Alares anunciaram as mudanças reunidos em um estúdio. Já os jornalistas convidados estiveram presentes de forma online.

Por aqui, a coletiva de imprensa foi organizada pelo time de atendimento da conta, sob direção de Leila Gasparindo, atendimentos de Flávia Salmázio e Luana Bárbara da Silva e gerência de Lizandra Cardelino , que explica melhor os bastidores dessa execução.

“Uma coletiva híbrida traz novos desafios. É preciso garantir que a imagem e o som que chegam aos jornalistas estejam perfeitos; precisamos ter certeza de que as perguntas dos jornalistas serão ouvidas pelos executivos e, também, projetar apresentação aos jornalistas de modo sincronizado com a fala dos executivos”, explica Lizandra.

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Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.

6 dicas para fazer uma Coletiva de Imprensa Híbrida

Para a realização de coletiva de imprensa híbrida é preciso muito planejamento prévio.

“Foi gratificante conduzir a coletiva da Alares porque todos se dedicaram muito, o que proporcionou um resultado incrível. Conseguimos nos comunicar bem com os jornalistas, passar a mensagem do rebranding do grupo e seus objetivos daqui para frente. Tudo com muita qualidade técnica, atendimento em tempo real aos jornalistas presentes na coletiva e apoio aos executivos que estavam ao vivo”, complementa a gerente.

A partir dessa experiência tão exitosa, decidimos compartilhar com vocês 6 dicas essenciais para uma coletiva de imprensa híbrida impecável. Confira!

1) Plataforma

Por qual ferramenta você irá realizar o evento? Há algumas famosas, como Zoom, Meet, YouTube e Teams. Vale a pena verificar o tempo de uso que cada uma permite se você não tiver assinatura, bem como verificar a lotação máxima de pessoas em cada plataforma.

2) Agenda

Para a coletiva de imprensa ter a presença, mesmo virtual, de jornalistas, é importante verificar se não há outros eventos de grande porte ou de segmento semelhante ao proposto que estejam agendados para o mesmo dia e horário.

Atualmente, as redações estão cada vez mais enxutas e a agenda dos jornalistas lota muito depressa. Então, eles analisam o conteúdo e as informações prévias para identificar se realmente vai valer a pena e render matéria.

3) Mailing qualificado

Crie um mailing qualificado e assertivo. Selecione contatos de jornalistas que cobrem o segmento em que você quer se destacar por meio da análise das editorias.

4) Inove

Já pensou em convidar influenciadores para sua coletiva? Além de se ter bom contato com a imprensa, é essencial manter relacionamento com influenciadores digitais, cada vez mais presentes nas redes sociais e produtores de conteúdo para milhares de brasileiros de todas as idades.

5) Converse com os jornalistas

No caso da comunicação para a coletiva de imprensa da Alares, nós conversamos com os jornalistas em quatro momentos:

  • primeiro, contamos que haveria uma novidade enviando um save the date aos jornalistas;
  • depois, enviamos um teaser do que seria a novidade;
  • em um terceiro momento, enviamos o convite da coletiva, propriamente;
  • por fim, entramos em contato com todos os que não haviam confirmado presença para verificar se poderiam comparecer.

6) Prepare seu porta-voz

É muito importante que o porta-voz esteja preparado para o dia da coletiva. Ao final de sua fala, será aberto espaço para perguntas. Nesse momento, é preciso estar focado e bem-preparado para qualquer tipo de pergunta, inclusive as que podem trazer saia justa e com tons polêmicos.

Para isso, produza um Q&A (questions and aswers) com simulação de perguntas e respostas que possam ser feitas. Além disso, é preciso que haja novidade na fala do executivo, que o conteúdo e a apresentação sejam atrativas.

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Por fim, as Coletivas de Imprensa ainda valem a pena?

A resposta é sim! As experiências do Grupo Trama Reputale refletem contínua busca da imprensa por informações importantes e inovadoras, sendo a coletiva de imprensa uma ótima oportunidade para apresentar esses dados.

Não se esqueça que o assunto da coletiva precisa ter grande impacto. Do contrário, é melhor realizar encontros de aproximação com jornalistas.

Vamos juntas e juntos realizar uma coletiva de imprensa para a sua marca? Se você tem algum assunto bacana que merece a atenção da mídia, nos procure para realizarmos esse desafio a quatro mãos.

Bora?