Assim como centenas de profissões precisaram se reinventar devido à crise de saúde pública provocada pela pandemia, não foi diferente com a Assessoria de Imprensa .
A execução do trabalho de Relações Públicas precisou se solidificar ainda mais em solo digital e, com isso, as Coletivas de Imprensa online ganharam força.
Novos desafios, novas soluções
Para driblar o distanciamento físico, a saída foi realizar coletivas de imprensa pelo computador, mesmo. Logo em julho de 2020, a Intelbras, nossa cliente do núcleo de #RP, realizou evento no formato online para apresentar aos jornalistas e ao público em geral suas novidades e lançamentos.
Naquele momento, foi o único formato possível para não deixar as novidades passarem despercebidas. Hoje, mais de dois anos depois, será que coletivas de imprensa ainda têm espaço? E será que o formato online ainda é válido?
Híbridas ou 100% Online: as Coletivas ganharam criatividade e novos
É verdade que vieram para ficar muitas das soluções criativas geradas na pandemia. Exemplo disso é o formato das coletivas de imprensa, que ganhou novos ares.
Até então, uma coletiva de imprensa gerava custos elevados, pois cumulava deslocamento de dezenas de jornalistas e equipes, locação de espaço e equipamentos, reserva de hotel, contratação de buffet etc.
Se, por um lado, reunir convidados e porta-vozes no mesmo local poderia proporcionar maior interação, por outro lado há custos, desgaste e conflitos de agenda que podem colocar tudo a perder. Além do que, é claro, o final da pandemia ainda não foi decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pensando fora da caixa
Atualmente, as coletivas de imprensa híbridas têm sido escolha valiosa. Nesse formato, é possível aliar benefícios dos modelos presencial e online.
É o caso da Alares, provedora de serviços de internet, telefonia e TV a cabo que conta com mais de meio milhão de clientes em todo o País. Em novembro desse ano, a cliente do Grupo Trama Reputale em Relações Públicas realizou coletiva de imprensa em formato híbrido para anunciar sua mudança de marca.
Nesse lançamento, os executivos da Alares anunciaram as mudanças reunidos em um estúdio. Já os jornalistas convidados estiveram presentes de forma online.
Por aqui, a coletiva de imprensa foi organizada pelo time de atendimento da conta, sob direção de Leila Gasparindo, atendimentos de Flávia Salmázio e Luana Bárbara da Silva e gerência de Lizandra Cardelino , que explica melhor os bastidores dessa execução.
“Uma coletiva híbrida traz novos desafios. É preciso garantir que a imagem e o som que chegam aos jornalistas estejam perfeitos; precisamos ter certeza de que as perguntas dos jornalistas serão ouvidas pelos executivos e, também, projetar apresentação aos jornalistas de modo sincronizado com a fala dos executivos”, explica Lizandra.
6 dicas para fazer uma Coletiva de Imprensa Híbrida
Para a realização de coletiva de imprensa híbrida é preciso muito planejamento prévio.
“Foi gratificante conduzir a coletiva da Alares porque todos se dedicaram muito, o que proporcionou um resultado incrível. Conseguimos nos comunicar bem com os jornalistas, passar a mensagem do rebranding do grupo e seus objetivos daqui para frente. Tudo com muita qualidade técnica, atendimento em tempo real aos jornalistas presentes na coletiva e apoio aos executivos que estavam ao vivo”, complementa a gerente.
A partir dessa experiência tão exitosa, decidimos compartilhar com vocês 6 dicas essenciais para uma coletiva de imprensa híbrida impecável. Confira!
1) Plataforma
Por qual ferramenta você irá realizar o evento? Há algumas famosas, como Zoom, Meet, YouTube e Teams. Vale a pena verificar o tempo de uso que cada uma permite se você não tiver assinatura, bem como verificar a lotação máxima de pessoas em cada plataforma.
2) Agenda
Para a coletiva de imprensa ter a presença, mesmo virtual, de jornalistas, é importante verificar se não há outros eventos de grande porte ou de segmento semelhante ao proposto que estejam agendados para o mesmo dia e horário.
Atualmente, as redações estão cada vez mais enxutas e a agenda dos jornalistas lota muito depressa. Então, eles analisam o conteúdo e as informações prévias para identificar se realmente vai valer a pena e render matéria.
3) Mailing qualificado
Crie um mailing qualificado e assertivo. Selecione contatos de jornalistas que cobrem o segmento em que você quer se destacar por meio da análise das editorias.
4) Inove
Já pensou em convidar influenciadores para sua coletiva? Além de se ter bom contato com a imprensa, é essencial manter relacionamento com influenciadores digitais, cada vez mais presentes nas redes sociais e produtores de conteúdo para milhares de brasileiros de todas as idades.
5) Converse com os jornalistas
No caso da comunicação para a coletiva de imprensa da Alares, nós conversamos com os jornalistas em quatro momentos:
- primeiro, contamos que haveria uma novidade enviando um save the date aos jornalistas;
- depois, enviamos um teaser do que seria a novidade;
- em um terceiro momento, enviamos o convite da coletiva, propriamente;
- por fim, entramos em contato com todos os que não haviam confirmado presença para verificar se poderiam comparecer.
6) Prepare seu porta-voz
É muito importante que o porta-voz esteja preparado para o dia da coletiva. Ao final de sua fala, será aberto espaço para perguntas. Nesse momento, é preciso estar focado e bem-preparado para qualquer tipo de pergunta, inclusive as que podem trazer saia justa e com tons polêmicos.
Para isso, produza um Q&A (questions and aswers) com simulação de perguntas e respostas que possam ser feitas. Além disso, é preciso que haja novidade na fala do executivo, que o conteúdo e a apresentação sejam atrativas.
Por fim, as Coletivas de Imprensa ainda valem a pena?
A resposta é sim! As experiências do Grupo Trama Reputale refletem contínua busca da imprensa por informações importantes e inovadoras, sendo a coletiva de imprensa uma ótima oportunidade para apresentar esses dados.
Não se esqueça que o assunto da coletiva precisa ter grande impacto. Do contrário, é melhor realizar encontros de aproximação com jornalistas.
Vamos juntas e juntos realizar uma coletiva de imprensa para a sua marca? Se você tem algum assunto bacana que merece a atenção da mídia, nos procure para realizarmos esse desafio a quatro mãos.
Bora?