Ambas são importantíssimas, e em sintonia fazem com que a comunicação da sua empresa seja mais efetiva.
A Comunicação Interna e a Assessoria de Imprensa podem e devem andar juntas nas empresas, sejam elas públicas ou privadas. Um exemplo, um comunicado utilizado pela equipe de comunicação interna, pode virar um release para ser divulgado para a imprensa pela assessoria, aumentando assim a exposição positiva da empresa na mídia.
E o contrário também: um artigo de um executivo que foi publicado em um veículo de imprensa especializado pode se transformar em um post na intranet.
Mas, para falarmos mais destes dois temas e a importância de eles ‘andarem juntos’ nas organizações, acredito que é necessário explicar o que é cada um e qual a sua importância para a empresa.
O que é comunicação interna?
É o gerenciamento estratégico da circulação de informações dentro de uma organização que objetiva sensibilizar, integrar e engajar os públicos internos (lideranças, colaboradores, prestadores de serviços terceirizados, funcionários autônomos, trainees, estagiários, familiares etc.) aos objetivos da empresa e aos valores de sua cultura.
Muito mais do que só informar os funcionários, a comunicação interna é uma via de mão dupla com todos os colaboradores. Deve ser feita de forma horizontal para que eles consigam participar dela ativamente.
“A Comunicação Externa deve andar sempre de mãos dadas com a Interna para que a empresa tenha uma única voz. E, para tanto, é preciso que as mensagens chaves estejam sempre alinhadas, reforçando a narrativa que se quer construir tanto para dentro quando para fora, de forma transparente, verdadeira e consistente. Da integração das duas Comunicações, nasce a coerência corporativa, que é crucial para a construção de um relacionamento de confiança entre a organização e seus diversos públicos e também para consolidar a boa imagem e a reputação da companhia”, explica Eri Yoshiy, gerente de Comunicação Interna da Trama.
Podem ser utilizadas várias ferramentas para conversar com os colaboradores de uma empresa, como:
- Jornal Mural;
- Jornal e Revista internos;
- Newsletters;
- TV Corporativa;
- Intranet;
- E-mails Marketing;
- Aplicativos;
- Podcasts;
- Redes sociais corporativas;
- Campanhas de endomarketing.
Abaixo listamos alguns benefícios de uma boa comunicação interna:
1) Facilita a integração com novos funcionários
A chegada de um novo colaborador na empresa requer um período de adaptação, e com as ferramentas utilizadas pela comunicação interna, isso fica mais fácil, pois faz com que a pessoa entenda qual é o lema da empresa, seus objetivos, quem trabalha na sua área, fazendo com que tenha um conhecimento rápido e informações precisas, sem ter que esperar que seu chefe tenha um tempo vago para realizarem uma reunião inicial.
2) Melhora o clima organizacional e a produtividade
O local de trabalho é o espaço onde seus colaboradores passam grande parte do dia, e é muito importante deixá-los bem-informados e se sentindo importante para a empresa, pois assim ficam mais estimulados a interagir, fazendo com que alcance os resultados planejados.
Além disso, uma boa comunicação interna ajuda a fortalecer a cultura, tornando o ambiente mais agradável, com cada um compreendendo melhor a sua função, porém, com a consciência de que cada passo impacta e gera bons resultados para todos.
3) Notícias chegam com maior rapidez
Como vimos, existem diversas formas da comunicação interna ser utilizada, como intranet, e-mail, reuniões de equipe, entre outros. Com um espaço de destaque em uma intranet, por exemplo, faz com que todas as notícias importantes sejam vistas pelos colaboradores, criando uma interação entre todos, podendo parabenizar alguém por uma promoção, ou por um trabalho destacado. Isso ajuda a empresa a ter funcionários unidos, que buscam sempre elogiar o colega.
Agora que sabemos os benefícios que uma boa comunicação interna traz para a empresa, vamos entender para que serve e os benefícios de uma boa assessoria de imprensa.
Assessoria de imprensa, para que serve e seus benefícios
A Assessoria de Imprensa é uma das atividades de Relações Públicas/Comunicação Corporativa, responsável pela gestão de relacionamentos entre organizações e a imprensa, visando a construção de uma imagem positiva e de reputação perante a opinião pública.
O trabalho é baseado na obtenção de mídia espontânea para marcas, pessoas ou organizações em veículos de credibilidade como jornais, TV, rádio, Internet e redes sociais.
Esta conquista é feita por meio da identificação e disseminação de informações, fatos e histórias relevantes, com apelo noticioso. O objetivo é gerar menções positivas para a organização e suas marcas em espaços editoriais, sem que ela pague por ele.
“A assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Essencialmente ela busca atender às demandas por informação relacionadas a uma organização ou fonte em particular, e artigos técnicos e de opinião são uma ferramenta superimportante para atingir esse objetivo, além de contribuir positivamente para a reputação das organizações e dos executivos”, afirma Fábio Saulo Costa, gerente do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.
1) Orientação dos porta-vozes da empresa
Os grandes veículos estão sempre buscando um porta-voz importante da empresa para falar sobre um assunto em pauta, podendo ser algo que foi divulgado pela assessoria, ou uma entrevista sobre um assunto que esteja em alta e tenha relação com a empresa. Por isso é importante que o assessor de imprensa guie e oriente este para que as atitudes e discursos da companhia estejam sempre alinhados e coerentes.
Essa orientação pode acontecer por meio de um treinamento chamado media training, onde os assessores se reúnem com os porta-vozes, e se colocam como entrevistadores, para que o executivo sinta como se estivesse em uma entrevista real, e assim consiga adequar o seu discurso e o que pode ou não ser falado.
2) Fortalecer a marca
A empresa cria personalidade e uma só voz, passando a ter credibilidade e relevância com seus clientes, acionistas, parceiros e investidores, mesmo em meio a uma possível gestão de riscos ou crise, em períodos de maior turbulência econômica.
3) Gerenciar uma crise
De vez em quando pode acontecer uma repercussão negativa sobre algo da empresa, nesse momento difícil, é o profissional da assessoria que poderá traçar a melhor estratégia de comunicação para que uma falha ou ruído possam ser revertidos, sem grandes danos para a imagem do assessorado.
Não se contente com apenas um deles, utilize ambos
Após essa explicação sobre assessoria de imprensa, e comunicação interna, podemos concluir que apesar das diferenças, elas andam juntas e podem fazer com que a sua empresa tenha diversos benefícios.
Não pense apenas na comunicação dentro da sua empresa, com os seus colaboradores, pense também em como as pessoas de fora estão vendo o seu propósito, se a imagem que sua empresa passa para o público, é algo positivo.
“Tanto a comunicação interna, quanto o relacionamento com a imprensa têm como objetivo principal gerenciar a comunicação de uma organização, o que as difere são os públicos e canais. Apesar disso, são complementares e devem trabalhar juntas para garantir uma comunicação integrada e consistente. Quando todas as formas de comunicação da empresa estão alinhadas, ela é capaz de construir uma imagem coerente, isso ajuda a aumentar a confiança do público e a construir uma reputação sólida. Por meio de uma comunicação integrada, a empresa é capaz de planejar suas mensagens de forma mais eficaz, levando a uma melhor compreensão das suas mensagens e propósito”, finaliza Sandra Bonani, diretora dos núcleos de RP e comunicação interna do Grupo Trama.
Empresas como o Grupo Trama Reputale, com forte expertise em assessoria de imprensa e comunicação interna podem trazer uma contribuição importante para as empresas que buscam evoluir nesse sentido, já que os desafios de um processo como este são grandes. Vamos juntos?