A preocupação com o meio ambiente nunca foi tão comentada, prova disso foi a COP 27, que aconteceu no fim do ano passado, com o objetivo de discutir a pauta ambiental a nível global.
Debates como esse, reforçam a urgência e necessidade de falarmos sobre o assunto, que é cada vez mais evidenciado nas empresas quando falamos sobre governança ambiental, social e corporativa (ESG).
Trazer a discussão para o ambiente digital é uma das maneiras de ampliarmos o alcance, conhecimento e educação a respeito da pauta ambiental. Somos oito bilhões de pessoas no planeta, dessas, 4,6 bilhões são usuárias ativos nas mídias sociais. Mais da metade da população mundial está presente na internet, exposta aos mais diversos conteúdos que são produzidos e sendo influenciada por eles.
Mais do que nunca, fica evidente a relevância de um posicionamento claro e estratégico nas mídias sociais para gerar resultados positivos, inclusive para a reputação digital.
Em 2022, 69% das companhias da América Latina iniciaram ou aceleraram as práticas de ESG. Em 2021, este número era de 46%. O aumento da adoção destas práticas e o crescimento dos usuários presentes nas redes sociais apontam que as causas ambientais podem, e devem, ser tratadas em ações de comunicação digital, não somente para o posicionamento, mas também para conscientização a respeito do tema.
Causas Ambientais: a importância do Planejamento de Comunicação Digital
Cada vez mais, empresas e países estão entendendo a necessidade de investir nas questões ambientais, que representam o futuro do planeta. Comunicar e engajar a respeito dessas causas é essencial, uma vez que atende às demandas cada vez mais crescentes de conteúdo informativo e envolve instituições e empresas por um objetivo em comum.
Segundo estudo feito pela Economist Intelligence Unit para o WWF, o engajamento com as causas ambientais aumentou 16% nos últimos 5 anos. Além disso, o estudo também mostra que o volume de notícias sobre o tema cresceu 60% e destaca papel que as redes sociais têm no aumento do interesse pelo assunto.
Fazer comunicação de causas ambientais pressupõe uma necessidade de mudança na sociedade, seja de pensamento ou atitudes. É algo mais profundo, que requer atenção e cuidado, levando em consideração o que se fala, para quem se fala e porque se fala. A comunicação digital tem um papel importante neste caminho para comunicar de maneira clara, objetiva e sensível.
Tendo estas necessidades em mente, é necessário um planejamento sobre como assuntos ambientais devem ser tratados em ações para mídias sociais, visando alcançar e impactar o público-alvo. Com o aumento do engajamento da sociedade e sua mobilização em torno das principais causas, é importante trabalhar a comunicação como instrumento para possibilitar a divulgação de boas práticas e iniciativas.
Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram figuram como redes importantes e amplamente utilizadas em 2022, onde são abordados assuntos variados nos mais diversos formatos. O ambiente digital, oferecendo esta pluralidade de formatos e temas, se apresenta como uma oportunidade na comunicação de causas relacionadas ao meio ambiente para mobilização e engajamento de comunidades, especialistas e líderes de opinião.
Propósito e Valores: a Temática Socioambiental como Centro
O primeiro passo para a comunicação de temas socioambientais vai além dos canais e plataformas. Em realidade, ela começa no seio das empresas: em seu propósito e valores.
A construção dessa narrativa precisa estar alinhada à essência da empresa, isto é, pensar em ações efetivas que sejam parte das estratégias, táticas e operações do negócio, para que assim ela cause um impacto verdadeiramente positivo em seus públicos, comunidades e ambiente.
Aqui no Grupo Trama Reputale, trabalhamos o digital com foco em reputação de marcas e acreditamos que isso deve ser feito sob uma narrativa forte, alinhada ao propósito da marca e, a partir disso, pensar em ações que comuniquem as práticas socioambientais com lastro e prática.
Por isso, cocriamos campanhas em parceria com nossos clientes, a fim educar e conscientizar os usuários dentro do digital a respeito da pauta ambiental. Separamos alguns cases que servem de exemplo dessas boas práticas:
ICLT: da tragédia, nasce um agente de transformação
O Instituto Camila e Luiz Taliberti (ICLT), é uma iniciativa de familiares e amigos de Camila Taliberti e Luiz Taliberti, duas das 272 vidas perdidas na tragédia de Brumadinho, em janeiro de 2019. A instituição surgiu com o objetivo de continuar o legado dos irmãos, gerando educação, informação e fomentando o debate a respeito das causas defendidas por eles.
Em 2020, o ICLT desenvolveu uma websérie para o YouTube: a Série Taliba, sobre o meio ambiente. Neste caso, a comunicação sobre o tema foi desenvolvida no digital, com participação de convidados especiais e de destaque em suas áreas de atuação.
Com nomes como André Trigueiro, Cristina Serra, Sonia Guajajara e outros, a série de sete episódios trouxe um panorama sobre a situação do planeta e sua relação com a sociedade moderna. Nosso papel no desenvolvimento deste conteúdo foi cocriar a estratégia, viabilizando as ideias e auxiliando na produção e distribuição do conteúdo.
Em parceria com o ICLT, o Grupo Trama Repulale também vem desenvolvendo conteúdo digital para redes como o Instagram e o Facebook, com abordagem lúdica para trazer informações sobre o meio ambiente.
Os resultados aparecem de forma significativa, com taxas de engajamento acima dos 10% para a websérie e superior a 32% em conteúdos produzidos para redes sociais. Ao impactar os usuários, a mensagem das causas ambientais é difundida e passa a gerar reflexões e ações sobre o tema.
Amanco Wavin: construindo ambientes saudáveis e sustentáveis
A Amanco Wavin, líder de sistemas e soluções de tubos e conexões, tem seu propósito focado no meio ambiente e sustentabilidade. Um dos objetivos da comunicação da marca é destacar iniciativas que contribuam com o meio ambiente e o bem-estar das pessoas, buscando atuar para promover uma sociedade mais consciente e preocupada com nossa única casa: o planeta Terra.
Como uma destas iniciativas de comunicação, o grupo Trama Reputale produziu uma websérie para a empresa, divulgada no LinkedIn, intitulada “Construindo nosso propósito”. Com o objetivo de unir o lado pessoal e profissional, o conteúdo foi produzido com depoimentos de colaboradores da empresa, associando seu dia a dia ao propósito e ressaltando as ações que podem ser implementadas para sustentabilidade social e ambiental.
Como resultado tivemos um engajamento médio de 2,6% nos vídeos (acima da média global do LinkedIn), mais de 6 mil pessoas impactadas e 24 colaboradores envolvidos como personagens do conteúdo.
Engajamento e mobilização de usuários
Desde 2016, o Brasil se destaca como o país que arrecadou mais de 23 milhões de assinaturas em campanhas em prol da biodiversidade. Entender a importância e o impacto social que a comunicação de causas ambientais provoca é essencial para reconhecer a grande oportunidade neste mercado, além da responsabilidade enquanto sociedade civil em levantar debates e gerar conteúdo relevante e acionável.
Abordar causas ambientais nas redes é gerar possibilidades de interação e conscientização, usando plataformas que podem colocar este tema a um clique, like e comentário de distância.
O planejamento estratégico, a gestão de redes sociais, as práticas de inbound marketing e a produção de conteúdo viabilizam resultados excelentes e um posicionamento relevante para empresas que buscam não apenas conquistar visibilidade para o tema, mas demonstrar seu compromisso com as transformações que precisamos para a preservação e restauração do meio ambiente.
Quer explorar todo o potencial da comunicação de causas ambientais para a sua organização?
Vamos conversar sobre o seu projeto?
Conteúdo interessante, gostaria de saber se trabalham com organização fora do Brasil. Caso sim, quais passos deve ser seguido para avançar?
Olá, Irocy, que bacana saber que gostou do nosso material. Trabalhamos sim, te mandamos um email, podemos conversar por lá? 🙂