Promovemos a conscientização da sociedade sobre o extrativismo sustentável, reforçando o consumo consciente e as consequências positivas para o meio ambiente.
Líder no segmento de pães especiais e saudáveis, a Wickbold celebrou em 2021 seus 83 anos de atuação no Brasil. Atende de forma pioneira no país às demandas do consumidor por saudabilidade, tendo produtos reconhecidos pelo sabor e alta qualidade. O portfólio conta com cerca de 40 itens.
Prêmio Jatobá
Case Vencedor 2021 - Comunicação Integrada
Em um ano de desmatamento recorde na Amazônia, o extrativismo sustentável é uma forma de manter a floresta em pé.
Conservar a natureza e levar trabalho às famílias ribeirinhas e aos povos tradicionais, que dependem diretamente dessa preservação para garantir sustento, seja com a coleta de castanha-do-Pará, de Babaçu, de Cacau ou de outros insumos amazônicos.
A Wickbold apoia o extrativismo sustentável com a compra de castanhas-do-Pará e farinha de babaçu de povos da região amazônica, em parceria com a rede Origens Brasil.
Impacto Social
Sensibilizar a imprensa, os influenciadores e os demais stakeholders sobre o tema do impacto social positivo e como as empresas podem colaborar para a "Floresta em Pé".
ESG
Estabelecer os pilares do discurso da Wickbold focado em ESG, contribuindo para a construção de uma imagem pública consistente e autêntica.
Povos Tradicionais
Impactar os povos tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas) e pessoas focadas em consumo consciente sobre o compromisso da marca com a cadeia de valor na região amazônica.
O primeiro grande desafio deste projeto era o de sensibilizar os públicos de relacionamento da marca para o tema do extrativismo sustentável e como as empresas podem colaborar para manter a “floresta em pé”.
Nesse sentido, atuamos na construção de uma campanha de comunicação, com ações de imprensa, branded content, marketing de influência, filme publicitário, convenção com o público interno e ativação em digital.
Filme publicitário desenvolvido pela agência Execution.
Foi criado um posicionamento diferenciado e uma narrativa única, autêntica e interligada em todos os canais de comunicação e pontos de contato com seus stakeholders. Todo o discurso da empresa foi focado nos pilares do ESG para a construção de uma imagem pública positiva e forte.
Toda a cadeia positiva gerada pela Wickbold, por meio da parceria existente desde 2015 com a rede Origens Brasil®, foi apresentada durante a campanha. Foi ressaltado que a marca contribui para diminuição da desigualdade social e a geração de renda de comunidades da região Amazônica e do Nordeste, respeitando o meio ambiente e estimulando sua preservação.
Rede Origens Brasil
A rede Origens Brasil®, lançada em 2016, promove negócios sustentáveis na Amazônia, conectando povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio e empresas.
A atuação visa estimular o comércio ético para gerar valor econômico, ambiental e social para toda a cadeia de produção, garantindo relações comerciais diretas com rastreabilidade, ética e transparência.
Ao escolher produtos com a marca Origens Brasil®, consumidores e empresas contribuem para a causa da rede: produzir para conservar, gerando valor para a Floresta em Pé para os povos que vivem dela, os verdadeiros guardiões do nosso patrimônio socioambiental.
Lançamento de Produtos
Com a participação de influenciadores digitais, fizemos o lançamento da linha Grão Sabor Raízes do Brasil, uma combinação exclusiva de insumos do Norte e do Nordeste, que chegam até a Wickbold por meio da rede Origens Brasil® e da ONG Amigos do Bem.
Imagens do Press Kit enviado aos Influenciadores Digitais.
Além disso, na Web, foi veiculada a campanha digital “nutrir faz parte das nossas raízes”, para mostrar a cadeia de valor compartilhado por trás da nova linha Raízes do Brasil nas redes sociais.
Peças digitais desenvolvidas pela agência Frat.
Para diferentes canais, a mensagem principal foi reforçar o consumo consciente e a cadeia positiva no impacto socioambiental.
Depoimento de uma seguidora das redes sociais da marca.
Narrativa Única e Diferenciada: o ESG
Para estabelecer os pilares do discurso da Wickbold focado em ESG, trabalhamos para tornar Pedro Wickbold, diretor geral da companhia, em um porta-voz referência no assunto, já que a empresa tem mudado a realidade de centenas de pessoas ao construir uma cadeia de valor com o uso de insumos da região Amazônica e do Nordeste em seus produtos, proporcionando geração de renda para dezenas de famílias.
Alguns resultados de imprensa.
resultados
100matérias publicadas
48 Mvalor em reais
que a marca pagaria pelos espaços editoriais
5 Maudiência gerada pela mídia
3 Mpúblico atingido pelas ações de digital
59 %taxa de engajamento dos influencers
34press kits enviados
286 %crescimento das buscas
por “Wickbold” no Google
12 .5 Mde hectares
de Floresta em pé protegidos pelo projeto
34 Tde castanhas-do-Pará e farinha de babaçu
compradas pela Wickbold
9 tde castanhas de caju
compradas pela Wickbold
1 Mvalor comercializado pela Wickbold
nos parceiros do projeto (Origens Brasil® e Amigos do Bem)
1 .000indígenas, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas